/

Líder norte-coreano festeja aniversário com jogo de basquetebol com Dennis Rodman

portalbogota2013 / Flickr

-

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinalou hoje os 31 anos de idade com um jogo de basquetebol entre o “amigo” Dennis Rodman e outras estrelas da NBA e os jogadores locais, noticiou o jornal NK News.

De acordo com o jornal desportivo, que cita um representante da agência de viagens oficial norte-coreana, a seleção da Coreia do Norte venceu os jogadores veteranos dos Estados Unidos, no jogo que decorreu por volta das 07:00 (16:00 em Pyongyang), na presença de Kim Jong-un.

O jogo foi o único acto relevante a marcar o dia de aniversário do líder norte-coreano que, tal como no ano passado, decorreu com discrição, já que nem sequer os meios de comunicação locais assinalaram a efeméride.

Desconhecem-se ainda as imagens do jogo de basquetebol em que participaram os norte-americanos Dennis Rodman, Vin Baker e Cliff Robinson que não foi anunciada pela televisão de Pyongyang que não alterou a programação para a transmissão da partida.

Apesar do secretismo que marca a celebração do dia de aniversário, o jornal Daily NK revelou que um grupo de 30 empresários e autoridades da China foram convidados a assistir ao evento desportivo em que participaram os jogadores norte-americanos.

A Coreia do Norte exerce o culto da personalidade dos dirigentes e costuma festejar de forma vigorosa os aniversários do ditador Kim Jong-il, pai do atual dirigente, e do fundador Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un.

Na verdade, não se sabe ao certo a idade do atual líder do país apesar da maioria dos especialistas coincidirem que cumpre hoje 31 anos de idade o que faz de Kim Jong-un um dos mais jovens chefes de Estado a nível mundial.

Este é o terceiro aniversário que o Presidente celebra como líder da Coreia do Norte desde que tomou posse em 2011, após a morte do pai.

Este ano, a celebração do aniversário decorre numa altura de mudanças políticas no país comunista já que no passado mês de dezembro, Jang Song-thaek, tio do Presidente e que era considerado número dois do regime, foi executado por ordem do próprio sobrinho.

Pyongyang anunciou a execução no dia 13 de dezembro acusando Jang de traição ao chefe de Estado e ao Partido dos Trabalhadores sendo que a purga do regime atingiu igualmente vários colaboradores do familiar do líder.

Por outro lado, e tal como se previa, a agência de notícias estatal KCNA anunciou hoje que as eleições para designar os novos deputados da Assembleia Popular Suprema vão realizar-se em março.

Os membros da Assembleia Popular Suprema, principal órgão legislativo da Coreia do Norte, são eleitos de cinco em cinco anos e segundo analistas da Coreia do Sul é possível que Kim Jong-un venha a colocar no poder os políticos mais fiéis à chefia do Estado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.