Líder norte-coreano festeja aniversário com jogo de basquetebol com Dennis Rodman

portalbogota2013 / Flickr

-

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinalou hoje os 31 anos de idade com um jogo de basquetebol entre o “amigo” Dennis Rodman e outras estrelas da NBA e os jogadores locais, noticiou o jornal NK News.

De acordo com o jornal desportivo, que cita um representante da agência de viagens oficial norte-coreana, a seleção da Coreia do Norte venceu os jogadores veteranos dos Estados Unidos, no jogo que decorreu por volta das 07:00 (16:00 em Pyongyang), na presença de Kim Jong-un.

O jogo foi o único acto relevante a marcar o dia de aniversário do líder norte-coreano que, tal como no ano passado, decorreu com discrição, já que nem sequer os meios de comunicação locais assinalaram a efeméride.

Desconhecem-se ainda as imagens do jogo de basquetebol em que participaram os norte-americanos Dennis Rodman, Vin Baker e Cliff Robinson que não foi anunciada pela televisão de Pyongyang que não alterou a programação para a transmissão da partida.

Apesar do secretismo que marca a celebração do dia de aniversário, o jornal Daily NK revelou que um grupo de 30 empresários e autoridades da China foram convidados a assistir ao evento desportivo em que participaram os jogadores norte-americanos.

A Coreia do Norte exerce o culto da personalidade dos dirigentes e costuma festejar de forma vigorosa os aniversários do ditador Kim Jong-il, pai do atual dirigente, e do fundador Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un.

Na verdade, não se sabe ao certo a idade do atual líder do país apesar da maioria dos especialistas coincidirem que cumpre hoje 31 anos de idade o que faz de Kim Jong-un um dos mais jovens chefes de Estado a nível mundial.

Este é o terceiro aniversário que o Presidente celebra como líder da Coreia do Norte desde que tomou posse em 2011, após a morte do pai.

Este ano, a celebração do aniversário decorre numa altura de mudanças políticas no país comunista já que no passado mês de dezembro, Jang Song-thaek, tio do Presidente e que era considerado número dois do regime, foi executado por ordem do próprio sobrinho.

Pyongyang anunciou a execução no dia 13 de dezembro acusando Jang de traição ao chefe de Estado e ao Partido dos Trabalhadores sendo que a purga do regime atingiu igualmente vários colaboradores do familiar do líder.

Por outro lado, e tal como se previa, a agência de notícias estatal KCNA anunciou hoje que as eleições para designar os novos deputados da Assembleia Popular Suprema vão realizar-se em março.

Os membros da Assembleia Popular Suprema, principal órgão legislativo da Coreia do Norte, são eleitos de cinco em cinco anos e segundo analistas da Coreia do Sul é possível que Kim Jong-un venha a colocar no poder os políticos mais fiéis à chefia do Estado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …