Líder norte-coreano festeja aniversário com jogo de basquetebol com Dennis Rodman

portalbogota2013 / Flickr

-

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinalou hoje os 31 anos de idade com um jogo de basquetebol entre o “amigo” Dennis Rodman e outras estrelas da NBA e os jogadores locais, noticiou o jornal NK News.

De acordo com o jornal desportivo, que cita um representante da agência de viagens oficial norte-coreana, a seleção da Coreia do Norte venceu os jogadores veteranos dos Estados Unidos, no jogo que decorreu por volta das 07:00 (16:00 em Pyongyang), na presença de Kim Jong-un.

O jogo foi o único acto relevante a marcar o dia de aniversário do líder norte-coreano que, tal como no ano passado, decorreu com discrição, já que nem sequer os meios de comunicação locais assinalaram a efeméride.

Desconhecem-se ainda as imagens do jogo de basquetebol em que participaram os norte-americanos Dennis Rodman, Vin Baker e Cliff Robinson que não foi anunciada pela televisão de Pyongyang que não alterou a programação para a transmissão da partida.

Apesar do secretismo que marca a celebração do dia de aniversário, o jornal Daily NK revelou que um grupo de 30 empresários e autoridades da China foram convidados a assistir ao evento desportivo em que participaram os jogadores norte-americanos.

A Coreia do Norte exerce o culto da personalidade dos dirigentes e costuma festejar de forma vigorosa os aniversários do ditador Kim Jong-il, pai do atual dirigente, e do fundador Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un.

Na verdade, não se sabe ao certo a idade do atual líder do país apesar da maioria dos especialistas coincidirem que cumpre hoje 31 anos de idade o que faz de Kim Jong-un um dos mais jovens chefes de Estado a nível mundial.

Este é o terceiro aniversário que o Presidente celebra como líder da Coreia do Norte desde que tomou posse em 2011, após a morte do pai.

Este ano, a celebração do aniversário decorre numa altura de mudanças políticas no país comunista já que no passado mês de dezembro, Jang Song-thaek, tio do Presidente e que era considerado número dois do regime, foi executado por ordem do próprio sobrinho.

Pyongyang anunciou a execução no dia 13 de dezembro acusando Jang de traição ao chefe de Estado e ao Partido dos Trabalhadores sendo que a purga do regime atingiu igualmente vários colaboradores do familiar do líder.

Por outro lado, e tal como se previa, a agência de notícias estatal KCNA anunciou hoje que as eleições para designar os novos deputados da Assembleia Popular Suprema vão realizar-se em março.

Os membros da Assembleia Popular Suprema, principal órgão legislativo da Coreia do Norte, são eleitos de cinco em cinco anos e segundo analistas da Coreia do Sul é possível que Kim Jong-un venha a colocar no poder os políticos mais fiéis à chefia do Estado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …