Líder norte-coreano festeja aniversário com jogo de basquetebol com Dennis Rodman

portalbogota2013 / Flickr

-

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinalou hoje os 31 anos de idade com um jogo de basquetebol entre o “amigo” Dennis Rodman e outras estrelas da NBA e os jogadores locais, noticiou o jornal NK News.

De acordo com o jornal desportivo, que cita um representante da agência de viagens oficial norte-coreana, a seleção da Coreia do Norte venceu os jogadores veteranos dos Estados Unidos, no jogo que decorreu por volta das 07:00 (16:00 em Pyongyang), na presença de Kim Jong-un.

O jogo foi o único acto relevante a marcar o dia de aniversário do líder norte-coreano que, tal como no ano passado, decorreu com discrição, já que nem sequer os meios de comunicação locais assinalaram a efeméride.

Desconhecem-se ainda as imagens do jogo de basquetebol em que participaram os norte-americanos Dennis Rodman, Vin Baker e Cliff Robinson que não foi anunciada pela televisão de Pyongyang que não alterou a programação para a transmissão da partida.

Apesar do secretismo que marca a celebração do dia de aniversário, o jornal Daily NK revelou que um grupo de 30 empresários e autoridades da China foram convidados a assistir ao evento desportivo em que participaram os jogadores norte-americanos.

A Coreia do Norte exerce o culto da personalidade dos dirigentes e costuma festejar de forma vigorosa os aniversários do ditador Kim Jong-il, pai do atual dirigente, e do fundador Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un.

Na verdade, não se sabe ao certo a idade do atual líder do país apesar da maioria dos especialistas coincidirem que cumpre hoje 31 anos de idade o que faz de Kim Jong-un um dos mais jovens chefes de Estado a nível mundial.

Este é o terceiro aniversário que o Presidente celebra como líder da Coreia do Norte desde que tomou posse em 2011, após a morte do pai.

Este ano, a celebração do aniversário decorre numa altura de mudanças políticas no país comunista já que no passado mês de dezembro, Jang Song-thaek, tio do Presidente e que era considerado número dois do regime, foi executado por ordem do próprio sobrinho.

Pyongyang anunciou a execução no dia 13 de dezembro acusando Jang de traição ao chefe de Estado e ao Partido dos Trabalhadores sendo que a purga do regime atingiu igualmente vários colaboradores do familiar do líder.

Por outro lado, e tal como se previa, a agência de notícias estatal KCNA anunciou hoje que as eleições para designar os novos deputados da Assembleia Popular Suprema vão realizar-se em março.

Os membros da Assembleia Popular Suprema, principal órgão legislativo da Coreia do Norte, são eleitos de cinco em cinco anos e segundo analistas da Coreia do Sul é possível que Kim Jong-un venha a colocar no poder os políticos mais fiéis à chefia do Estado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …