A primeira-dama da Coreia do Norte está desaparecida há 7 meses

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

Os analistas sul-coreanos que acompanham a imprensa da Coreia do Norte estão a discutir as razões do desaparecimento da mulher de Kim Jong-un.

Segundo a agência Yonhap, a esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, apareceu em público com o marido pela última vez em março deste ano, altura em que visitaram um centro comercial e de lazer em Pyongyang.

Ri Sol-ju costumava comparecer em eventos públicos de dois em dois meses no ano passado, mas este ano, ela não é vista há sete meses. É extraordinário, diz um dos especialistas citado pela agência.

Alguns analistas sugeriram que a primeira dama se ausentou dos eventos por estar grávida. Outros não excluem a possibilidade de que o casal se tenha separado.

Ao mesmo tempo, há a ideia de que a ausência de Ri Sol-ju estará ligada à atenção que lhe é prestada pela irmã de Kim Jong-um, Kim Yo-jong, que em junho se tornou deputada.

Quase tudo sobre Ri Sol-ju, a primeira-dama da Coreia do Norte, é um mistério. Até mesmo a sua data de nascimento é alvo de especulação. Presume-se que tenha nascido entre 1985 e 1989.

Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano te-la-á conhecido durante uma actuação. Os seus pais são um professor e uma médica. Casaram-se em 2009, e, segundo o ex-jogador de basketball Dennis Rodman, que já visitou o ditador algumas vezes e o considera seu amigo, têm uma filha, Kim Ju-Ae.

As primeiras aparições públicas de Ri Sol-ju foram em 2012, acompanhando o marido nas suas habituais visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isso representou uma quebra de tradição, já que as esposas e concubinas do pai e avô de Kim Jong-Un nunca foram vistas em público.

Segundo alguns especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objectivo de impulsionar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo.

ZAP / Sputnik News, Wikipedia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente já foi enviada nalgum dos satélites que o ditador vai ensaiando uma vez que tem um grupo de várias meninas à escolha e vai renovando a frota consoante lhe apetece.

RESPONDER

Desvendada causa de doença que infetou centenas de pessoas na Índia (mas ainda há questões por responder)

No mês passado, centenas de pessoas adoeceram com uma doença misteriosa na cidade de Eluru, na Índia. A causa da doença inicialmente permaneceu desconhecida, levando a uma grande confusão e preocupação, mas, desde então, pesticidas …

Mulher é condenada a 43 anos de prisão após ter criticado a monarquia tailandesa

A ex-funcionária pública foi condenada foi partilhar ficheiros áudio nas redes sociais, que continham duras críticas à monarquia da Tailândia. A sentença, proferida na terça-feira por um tribunal criminal em Banguecoque, foi de mais de …

Messi suspenso por dois jogos por expulsão na Supertaça

O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, foi punido com dois jogos de suspensão, por ter sido expulso, no domingo, na final da Supertaça frente ao Athletic Bilbau, anunciou a Federação Espanhola de Futebol (RFEF). No …

PSD questiona Governo sobre procurador europeu. Costa diz não conhecer procuradores incómodos ou amigos do Governo

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira não conhecer “procuradores incómodos nem procuradores amigos do governo”, depois de ter sido novamente confrontado com alegadas contradições apontadas por PSD, a propósito da polémica na escolha do …

Fecho das escolas é "inevitável" (e todos o querem, menos o Governo, Marcelo e alguns pais)

O Governo insiste em manter as escolas abertas, apesar de especialistas, professores, sindicatos e os próprios alunos desejarem o encerramento devido ao agravar dos números da pandemia. Já entre os pais, há muita divisão... "Estamos a …

Costa admite que não tomaria as mesmas medidas no Natal. Temido pede a ajuda de todos

O primeiro-ministro admitiu esta terça-feira, no Parlamento, que se soubesse o que sabe agora, não teria mantido medidas menos restritivas na época do Natal, que permitiram, por exemplo, a circulação entre concelhos na noite de …

Bruxelas pede que Estados-membros vacinem 70% da população adulta até ao verão

A Comissão Europeia (CE) apelou esta terça-feira a que os Estados-membros vacinem 80% da população com mais de 80 anos até março e 70% da população adulta da União Europeia (UE) até ao verão. “O nosso …

"Estamos numa situação difícil". Federação de dadores de sangue alerta para reservas em níveis preocupantes

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) apelou para a dádiva de sangue, alertando que diversos grupos sanguíneos apresentam reservas nacionais inferiores a sete dias. “As reservas nacionais de sangue apresentam neste momento níveis …

Agravamento de medidas entra em vigor às 00:00 desta quarta-feira

O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o decreto com as novas medidas restritivas para o combate à covid-19, que foi aprovado pelo Governo na segunda-feira, vai entrar em vigor às 00:00 desta quarta-feira. "O senhor Presidente …

Supremo confirma sentença. Salgado terá de pagar 75 mil euros ao BdP

O Supremo Tribunal de Justiça julgou "totalmente improcedente" o recurso de Ricardo Salgado, confirmando "integralmente a sentença proferida pelo Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão que julgou improcedente a impugnação judicial interposta pelo arguido da …