A primeira-dama da Coreia do Norte está desaparecida há 7 meses

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

Os analistas sul-coreanos que acompanham a imprensa da Coreia do Norte estão a discutir as razões do desaparecimento da mulher de Kim Jong-un.

Segundo a agência Yonhap, a esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, apareceu em público com o marido pela última vez em março deste ano, altura em que visitaram um centro comercial e de lazer em Pyongyang.

Ri Sol-ju costumava comparecer em eventos públicos de dois em dois meses no ano passado, mas este ano, ela não é vista há sete meses. É extraordinário, diz um dos especialistas citado pela agência.

Alguns analistas sugeriram que a primeira dama se ausentou dos eventos por estar grávida. Outros não excluem a possibilidade de que o casal se tenha separado.

Ao mesmo tempo, há a ideia de que a ausência de Ri Sol-ju estará ligada à atenção que lhe é prestada pela irmã de Kim Jong-um, Kim Yo-jong, que em junho se tornou deputada.

Quase tudo sobre Ri Sol-ju, a primeira-dama da Coreia do Norte, é um mistério. Até mesmo a sua data de nascimento é alvo de especulação. Presume-se que tenha nascido entre 1985 e 1989.

Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano te-la-á conhecido durante uma actuação. Os seus pais são um professor e uma médica. Casaram-se em 2009, e, segundo o ex-jogador de basketball Dennis Rodman, que já visitou o ditador algumas vezes e o considera seu amigo, têm uma filha, Kim Ju-Ae.

As primeiras aparições públicas de Ri Sol-ju foram em 2012, acompanhando o marido nas suas habituais visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isso representou uma quebra de tradição, já que as esposas e concubinas do pai e avô de Kim Jong-Un nunca foram vistas em público.

Segundo alguns especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objectivo de impulsionar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo.

ZAP / Sputnik News, Wikipedia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente já foi enviada nalgum dos satélites que o ditador vai ensaiando uma vez que tem um grupo de várias meninas à escolha e vai renovando a frota consoante lhe apetece.

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …