O governo da Colômbia tornou públicas as primeiras fotos do lendário galeão San José, que se afundou há mais de 3 séculos ao largo de Cartagena com o que é considerado o maior tesouro afundado da história.
“A descoberta dos destroços do San José é um dos maiores achados de património submerso na história da humanidade”, anunciou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, durante uma conferência de imprensa em Cartagena.
“Na manhã da passada sexta-feira, dia da Virgem Milagrosa, o Instituto Colombiano de Antropologia e História, encontrou nas imediações da costa caribenha colombiana um achado arqueológico que corresponde ao navio almirante Galeão San José”, anunciou Juan Manuel Santos.
O presidente colombiano tinha anunciado este sábado terem sido localizados os restos do San José, o mítico barco que afundou perto da costa de Cartagena no século 18 quando transportava um grande tesouro em ouro, prata e esmeraldas para a Espanha.
O galeão San José, navio almirante da armada espanhola, afundou-se em 1708 ao largo de Cartagena, depois de um confronto com uma esquadra de piratas britânicos.
O lendário galeão, armado com 60 canhões, tinha zarpado de Cartagenaa 28 de maio de 1708, com destino a Espanha, e transportava uma enorme carga de ouro proveniente de Nova Granada, prata do Perú e pedras preciosas.
Acredita-se que a bordo se encontravam 11 milhões de moedas de ouro, além de outras riquezas. Em 1980, o Congresso da Colômbia avaliou a carga em cerca de 10 mil milhões de euros.
O tesouro afundado do San José foi o mais procurado do mundo durante décadas, e sua propriedade é agora disputada entre uma empresa que alega ter descoberto a sua localização e o governo da Colômbia.
Mas também o governo de Espanha reclama direitos de propriedade sobre o San José, alegando que o galeão fazia na realidade parte de uma frota militar espanhola.
ZAP
Eu penso que o governo português se encontra-se um achado destes, fazia de tudo para o gastar mal gasto num ano. Como é possível sermos donos de metade do mundo e agora reduzidos a quase pó!!?!? Ao longo dos séculos, devemos ser o único país do mundo que foi uma potência mundial e agora estamos reduzidos a isto!!?!? Agora somos lixo Europeu…
Fala por ti!…
Com lixo como tu é que, certamente, não vamos a lado nenhum!!
Se não fosses um frustrado e ignorante, saberias que todos os grandes impérios caíram e são agora uma sombra do que foram!
De qualquer modo, o Império Português, foi o primeiro e o mais longo império do mundo!!
E, se não tivéssemos tantos fracos como tu, estaríamos bem melhor…
Pedro, deixa lá isso… Temos a maior feijoada do mundo sobre uma ponte, o CR7 é o melhor do mundo…
Deixa lá isso …
Pois é Pedro somos pobretes mas alegretes-Ok.
Pedro. Não é “encontra-se” mas sim “encontrasse”. Apenas faço esta ressalva porque é uma confusão muito generalizada. Queira pf ver este apontamento de forma positiva.
A Grécia que já foi o país mais influente e importante do mundo neste momento está como está!
não adianta o que fomos se não nos adaptamos aos tempos modernos.
porque não existe uma marca de carros portuguesa?
quem diz carros diz outra coisa qualquer com relevância, e não rolhas ou vinho do porto, que até isso acaba por ser mais inglês que português
Mais um triste “distraído”!…
Marca de carros portuguesa?!
Hahahaa… vê-se logo que percebes muito do assunto!…
Quantos países tem marcas de carros de capital nacional próprio (e viáveis)?
Pois…
.
A rolhas são bem boas, até porque Portugal é o maior e o melhor produtor do mundo de cortiça!!
.
A maior empresa de cortiça do mundo é a Corticeira Amorim!!
.
Mas com gente como tu (triste, ignorante e parasita), é que Portugal vai fazer alguma coisa “com relevância”!…
Ou não…