Santo Graal dos naufrágios afundado em 1708 enfrenta uma nova “batalha” em terra

Em junho de 1708, durante a violenta Guerra da Sucessão Espanhola, o galeão espanhol San José afundou no oceano Atlântico depois de a pólvora da embarcação ter explodido, enterrando uma grande quantidade de tesouros. Agora, o Santo Graal dos naufrágios enfrenta uma nova “batalha” em terra.

O galeão espanhol San José esteve no fundo do mar há mais de 310 anos e foi encontrado em 2015 perto da costa colombiana graças a um submarino robótico subaquático. De acordo com o Express, o tesouro presente na embarcação foi estimado entre 8,7 e 17,5 milhões de euros.

Depois de ter sido encontrado, de acordo com a Sputnik, iniciou-se uma batalha legal entre a Colômbia e Espanha pelos direitos sobre a embarcação. Os espanhóis reivindicaram parte do tesouro, bem como a tribo indígena boliviana dos Qhara Qhara, que detém terras das quais foram extraídas as riquezas. A empresa Sea Search Armada (SSA) também está interessada: alega ter localizado o navio no início de 1980 e que tinha um acordo com o governo colombiano que prometia 50% do valor encontrado.

Em outubro de 2019, a emissora Noticias CM& noticiou que os dois países chegaram a um acordo para não comercializar o San José e, em vez disso, torná-lo um património histórico.

Porém, de acordo com o El Expediente, na quarta-feira passada, o tribunal colombiano terá negado uma ação para “proteger a propriedade do galeão de São José e o método de exploração e preservação do mesmo”, continuando sob controle de Bogotá, e permitindo que “uma PPP [parceria público-privada] seja executada por uma empresa inglesa”.

A história do San José

O galeão de San José deixou a cidade portuária de Portobelo em maio de 1708, carregado de ouro, prata e pedras preciosas extraídas do então Peru, controlado por Espanha, e destinado ao rei Felipe V da Espanha, para financiar a Guerra da Sucessão Espanhola.

Cartagena deveria ter sido uma paragem rápida para reparar o San José antes da sua longa viagem para Havana, Cuba, e depois para Espanha. No entanto, em 8 de junho, iniciou-se uma batalha pelo tesouro de San José com a Marinha Real britânica, que estava envolvida na guerra, com França do lado de Madrid.

Segundo uma teoria defendida por Gonzalo Zuñiga, curador do Museu Naval das Caraíbas em Cartagena, em declarações à emissora britânica BBC, em vez de entregar o San José e regressar à Espanha de mãos vazias, o capitão terá incendiado a pólvora no navio e explodido intencionalmente o galeão.

O navio espanhol afundou na batalha naval com a Marinha Real do Reino Unido em 1708, durante a Guerra da Sucessão Espanhola, tendo sido encontrado apenas em 2015. No navio, foram encontrados diversos artefactos, como chávenas de chá e jarras de cerâmica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …