Santo Graal dos naufrágios afundado em 1708 enfrenta uma nova “batalha” em terra

Em junho de 1708, durante a violenta Guerra da Sucessão Espanhola, o galeão espanhol San José afundou no oceano Atlântico depois de a pólvora da embarcação ter explodido, enterrando uma grande quantidade de tesouros. Agora, o Santo Graal dos naufrágios enfrenta uma nova “batalha” em terra.

O galeão espanhol San José esteve no fundo do mar há mais de 310 anos e foi encontrado em 2015 perto da costa colombiana graças a um submarino robótico subaquático. De acordo com o Express, o tesouro presente na embarcação foi estimado entre 8,7 e 17,5 milhões de euros.

Depois de ter sido encontrado, de acordo com a Sputnik, iniciou-se uma batalha legal entre a Colômbia e Espanha pelos direitos sobre a embarcação. Os espanhóis reivindicaram parte do tesouro, bem como a tribo indígena boliviana dos Qhara Qhara, que detém terras das quais foram extraídas as riquezas. A empresa Sea Search Armada (SSA) também está interessada: alega ter localizado o navio no início de 1980 e que tinha um acordo com o governo colombiano que prometia 50% do valor encontrado.

Em outubro de 2019, a emissora Noticias CM& noticiou que os dois países chegaram a um acordo para não comercializar o San José e, em vez disso, torná-lo um património histórico.

Porém, de acordo com o El Expediente, na quarta-feira passada, o tribunal colombiano terá negado uma ação para “proteger a propriedade do galeão de São José e o método de exploração e preservação do mesmo”, continuando sob controle de Bogotá, e permitindo que “uma PPP [parceria público-privada] seja executada por uma empresa inglesa”.

A história do San José

O galeão de San José deixou a cidade portuária de Portobelo em maio de 1708, carregado de ouro, prata e pedras preciosas extraídas do então Peru, controlado por Espanha, e destinado ao rei Felipe V da Espanha, para financiar a Guerra da Sucessão Espanhola.

Cartagena deveria ter sido uma paragem rápida para reparar o San José antes da sua longa viagem para Havana, Cuba, e depois para Espanha. No entanto, em 8 de junho, iniciou-se uma batalha pelo tesouro de San José com a Marinha Real britânica, que estava envolvida na guerra, com França do lado de Madrid.

Segundo uma teoria defendida por Gonzalo Zuñiga, curador do Museu Naval das Caraíbas em Cartagena, em declarações à emissora britânica BBC, em vez de entregar o San José e regressar à Espanha de mãos vazias, o capitão terá incendiado a pólvora no navio e explodido intencionalmente o galeão.

O navio espanhol afundou na batalha naval com a Marinha Real do Reino Unido em 1708, durante a Guerra da Sucessão Espanhola, tendo sido encontrado apenas em 2015. No navio, foram encontrados diversos artefactos, como chávenas de chá e jarras de cerâmica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …