/

“Santo Graal dos naufrágios” vale 17 mil milhões de dólares e pode ser recuperado em breve

4

National Maritime Museum

Uma esquadra britânica ataca uma frota espanhola ao largo de Cartagena, 1708. O essencial do tesouro espanhol perde-se no naufrágio do San José, destruído pela explosão do seu paiol (óleo de Samuel Scott, 1770)

Nas profundezas do Mar das Caraíbas encontra-se um tesouro que tem cativado historiadores, governos e caçadores de tesouros: o galeão espanhol San José.

Apelidado de “Santo Graal dos naufrágios”, a história do San José é uma narrativa da guerra marítima do século XVIII, das disputas legais internacionais e da busca pela preservação histórica.

Descoberto pela marinha colombiana em 2015, a localização exata do naufrágio continua a ser um segredo de Estado bem guardado para proteger a sua inestimável carga, cujo valor é estimado em 17 mil milhões de dólares.

O afundamento do San José em 1708 pelos britânicos foi um acontecimento importante na guerra da secessão espanhola.

Carregado de ouro, prata e esmeraldas destinadas a financiar os esforços militares do império espanhol, a “morte” do galeão simbolizou não só a perda de uma vasta riqueza, mas também um momento crucial na história colonial.

A recuperação do navio poderá ter início em abril, de acordo com o The Guardian, e marca um ponto crucial numa saga que envolve Colômbia, Espanha, grupos indígenas bolivianos e uma empresa de resgate dos EUA, todos a reivindicar os tesouros do navio.

No entanto, o ênfase na recuperação do San José mudou da caça ao tesouro para a descoberta do significado histórico e arqueológico do naufrágio.

De acordo com Alhena Caicedo, diretora do Instituto Colombiano de Antropologia e História, o objetivo é aceder à “informação histórica e arqueológica do local”, ultrapassando a visão do galeão como um mero tesouro.

Os desafios técnicos para erguer o San José são inimagináveis. De importância semelhante à recuperação do Mary Rose, o navio almirante de Henrique VIII, o projeto do San José enfrenta obstáculos únicos devido à sua localização em águas quentes e tropicais e à sua profundidade de 600 metros abaixo do nível do mar.

Este ambiente apresenta riscos significativos para a preservação dos artefactos, que se podem deteriorar rapidamente com a exposição ao oxigénio. O desenvolvimento de robôs subaquáticos pelos militares colombianos para a exploração inicial é um testemunho das abordagens inovadoras que estão a ser utilizadas.

A história do San José é ainda mais complicada pelas batalhas legais sobre a sua propriedade. Enquanto a Colômbia reclama o naufrágio por ter sido encontrado nas suas águas, a Espanha afirma que o galeão faz parte da sua frota, tendo-se afundado quando regressava do seu império.

A empresa de resgate Sea Search Armada (SSA), sediada nos EUA, e grupos indígenas bolivianos também apresentam reivindicações baseadas em descobertas anteriores e na origem da carga do navio, respetivamente.

O empenho do governo colombiano em autofinanciar a exploração sem vender quaisquer artefactos demonstra uma dedicação à preservação da integridade histórica do galeão.

Como sugere Ann Coats, professora de património marítimo, o San José poderia responder a muitas perguntas sobre o nosso passado, desde que “o dinheiro não estivesse a comandar as coisas e houvesse uma enorme colaboração cultural para o estudar devidamente”.

ZAP //

4 Comments

  1. Ensinar o escriba do Zap:
    Secessão = acto de separar, dividir, cisão de um território.
    Sucessão = continuação, hereditariedade, série.
    A guerra a que se refere o artigo é de secessão e não sucessão.

  2. O melhor é todas as partes dividirem igualmente quer as despesas quer os lucros. Se precisarem de um intermediário, peçam ao Guterres.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.