Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Oscar in the middle / Flickr

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei.

Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” a uma nova renovação do estado de emergência, ainda assim o Governo só apresenta as medidas que o enquadram no sábado.

Para já, o atual estado de emergência ainda vigora e, como tal, neste fim de semana “prolongado” há proibição de circulação entre concelhos a partir das 23h00 desta sexta-feira, 4 de dezembro, e as 23h59 de terça-feira, 8 de dezembro.

O primeiro-ministro anunciou, há cerca de duas semanas, as medidas que enquadram o atual estado de emergência proposto pelo Presidente da República, o qual vigora até 8 de dezembro.

António Costa definiu a proibição de circulação entre concelhos em todo o continente, “entre as 23h00 do dia 4 de dezembro e as 23h59 do dia 8 de dezembro, salvo por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa”, pode ler-se no decreto-lei publicado em Diário da República.

À semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior, que também foi sucedido por um feriado, as restrições de circulação entre concelhos estão de volta. Em circunstâncias normais, milhares de portugueses aproveitariam o feriado de 8 de dezembro, dia em que se assinala o Dia da Imaculada Conceição, para fazer “ponte”, o que faria aumentar as deslocações pelo país.

Contudo, neste ano atípico, o Executivo decidiu restringir a circulação para tentar travar a propagação do novo coronavírus, tal como tem feito em diversos feriados nacionais ou ocasiões em que se antecipam maior mobilidade dos cidadãos.

O Governo decidiu também suspender as aulas nas vésperas dos feriados de 1 e 8 de dezembro, bem como dar tolerância de ponto aos trabalhadores da Função pública nesses dias, recomendando ainda que os privados sigam o exemplo. Na próxima segunda-feira, 7 de dezembro, está previsto que o comércio, em geral, feche às 15h00.

Assim, as medidas aplicam-se a todos os cidadãos, exceto nos casos excecionais previstos na lei, como é o caso de profissionais de saúde, forças de segurança ou outros trabalhadores que estejam munidos de uma justificação da entidade empregadora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …

Polícia recupera cópia roubada de "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo

Uma cópia do século XVI do "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo, foi recuperada pela polícia depois de ter sido roubada de um museu em Nápoles, em Itália. A obra, …