/

“Ressabiamento” estrangeiro. Jornal chinês desvaloriza críticas à festa na piscina em Wuhan

O jornal estatal chinês Global Times desvalorizou as críticas à festa na piscina em Wuhan, onde não havia nem máscaras nem distanciamento social, classificando-as de “ressabiamento”.

O Global Times, meio de comunicação controlado pelo regime chinês, devolveu as críticas dos jornais do Ocidente, sobre as imagens da festa na piscina que juntou milhares de pessoas em Wuhan, cidade onde foi identificado o novo coronavírus pela primeira vez. “A reação de alguns internautas estrangeiros demonstra o ressabiamento que existe lá fora”, escreveu o jornal.

Segundo o órgão de comunicação chinês, Wuhan está “a receber um grande fluxo de turistas, a economia está a reavivar-se e os residentes locais veem [na festa] um sinal do regresso à normalidade na cidade, além de demonstrar aos países que estão a gerir o vírus que aplicar medidas rígidas de prevenção dá frutos”.

O artigo recorda que os cidadãos de Wuhan foram colocados em confinamento rígido durante 76 dias e cita um utilizador do Twitter que terá comentado: “Eles sofreram duramente, agora que superaram têm direito a celebrar o seu sucesso no esmagamento do surto”.

Wuhan juntou milhares de pessoas num parque aquático ao ar livre para um festival de música eletrónica. O Wuhan Maya Beach Water Park estava cheio de pessoas em fatos de banho amontoados ombro a ombro, acenando com a batida da música enquanto se refrescavam na água até a cintura. Enquanto esta cena é impensável em muitas partes do mundo atualmente, em Wuhan, a vida voltou ao normal.

O novo coronavírus foi detetado pela primeira vez em Wuhan em dezembro do ano passado. Como epicentro original do surto, as infeções na cidade representam quase 60% do total de mais de 84 mil casos confirmados em toda a China.

Em 23 de janeiro, Wuhan foi isolada num bloqueio estatal sem precedentes para conter o vírus que se espalhava rapidamente. Todos os voos, comboios e autocarros foram cancelados e as entradas das rodovias bloqueadas. Os moradores foram proibidos de deixar as suas comunidades – até mesmo para fazer compras.

No entanto, o vírus ressurgiu brevemente em meados de maio, quando seis novos casos foram descobertos numa comunidade residencial da cidade. As autoridades municipais lançaram uma ambiciosa campanha de testes de ácido nucléico em toda a cidade, que viu mais de 6,5 milhões de testes realizados em apenas nove dias.

Desde então, não houve novos casos registados em Wuhan, que regressou à vida normal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.