Cientistas descobriram o inesperado culpado dos “ataques sónicos” em Cuba

Rolando Pujol / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, analisaram uma gravação do ruído utilizado alegadamente para os “ataques acústicos” contra diplomatas norte-americanos em Cuba, e chegaram a uma conclusão completamente inesperada.

Há mais de dois anos que o ruído misterioso e possivelmente prejudicial, registado na embaixada dos Estados Unidos em Cuba, confunde as autoridades.

Depois de serem surpreendidos por um ruído agudo e persistente, vários diplomatas norte-americanos adoeceram, apresentando sintomas enigmáticos que incluíam dores de cabeça, dores de ouvidos, vertigens, náuseas e perda auditiva.

Na altura, os investigadores suspeitaram de que o chamado “ataque sónico” pudesse ter vindo de algum tipo de arma ultrassónica, que fazia explodir ondas sonoras ou microondas. No entanto, esta gravação bizarra pode, afinal, ter sido produzida por nada mais do que chilrear de grilos.

“Na comunidade médica há muitas controvérsias sobre que tipo de dano físico, se é que há algum, pode ter sido sofrido pelas pessoas afetadas. Tudo o que posso dizer é que o registo publicado pela agência A.P. é de um grilo, e achamos que sabemos a que espécie pertence”, assinalou um investigador.

Segundo Alexander Stubbs, da Universidade da Califórnia, e Fernando Montealegre-Z, da Universidade de Lincoln, os ruídos pertenciam ao grilo de cauda curta (Anurogryllus celerinictus), um inseto muito famoso pelos seus grunhidos durante o acasalamento. As conclusões dos cientistas foram apresentadas no decorrer de uma reunião anual da Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa (SICB).

Quando as tais gravações bizarras eram comparadas aos chilros habituais deste grilo, os dois sons combinavam “em detalhes com nuances” e partilhavam a mesma taxa de frequência.

As únicas discrepâncias observadas eram, porém, facilmente explicadas: enquanto os biólogos registam o som dos grilos na natureza, os diplomatas faziam as gravações dentro de uma casa.

Esta conclusão não significa que não houve qualquer ataque sónico, nem tampouco que os sintomas dos diplomatas eram inteiramente psicossomáticos. Os cientistas defendem que pode ter havido algum tipo de interferência catastrófica que causou todo o evento que afetou 26 diplomatas norte-americanos. No entanto, a gravação pouco ou nada teve a ver com isso.

Aliás, mesmo que os grilos possam ter causado distúrbio, emitindo um ruído contínuo e perturbador, estes animais não têm o poder de causar danos aos seres humanos.

LM, ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os grilos são f%&$#%
    Qualquer dia ainda vêm os de sempre… aqueles das teorias da conspiração… dizer que os grilos querem tomar conta desta merda toda.

RESPONDER

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …

Novo laser ataca e mata células cancerígenas da corrente sanguínea em tempo real

Uma equipa de cientistas da Universidade de Arkansas testou com sucesso um laser que encontra e mata células cancerígenas - tudo do lado de fora da pele. A ideia é matar as células cancerígenas antes que …