Cientistas descobriram o inesperado culpado dos “ataques sónicos” em Cuba

Rolando Pujol / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, analisaram uma gravação do ruído utilizado alegadamente para os “ataques acústicos” contra diplomatas norte-americanos em Cuba, e chegaram a uma conclusão completamente inesperada.

Há mais de dois anos que o ruído misterioso e possivelmente prejudicial, registado na embaixada dos Estados Unidos em Cuba, confunde as autoridades.

Depois de serem surpreendidos por um ruído agudo e persistente, vários diplomatas norte-americanos adoeceram, apresentando sintomas enigmáticos que incluíam dores de cabeça, dores de ouvidos, vertigens, náuseas e perda auditiva.

Na altura, os investigadores suspeitaram de que o chamado “ataque sónico” pudesse ter vindo de algum tipo de arma ultrassónica, que fazia explodir ondas sonoras ou microondas. No entanto, esta gravação bizarra pode, afinal, ter sido produzida por nada mais do que chilrear de grilos.

“Na comunidade médica há muitas controvérsias sobre que tipo de dano físico, se é que há algum, pode ter sido sofrido pelas pessoas afetadas. Tudo o que posso dizer é que o registo publicado pela agência A.P. é de um grilo, e achamos que sabemos a que espécie pertence”, assinalou um investigador.

Segundo Alexander Stubbs, da Universidade da Califórnia, e Fernando Montealegre-Z, da Universidade de Lincoln, os ruídos pertenciam ao grilo de cauda curta (Anurogryllus celerinictus), um inseto muito famoso pelos seus grunhidos durante o acasalamento. As conclusões dos cientistas foram apresentadas no decorrer de uma reunião anual da Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa (SICB).

Quando as tais gravações bizarras eram comparadas aos chilros habituais deste grilo, os dois sons combinavam “em detalhes com nuances” e partilhavam a mesma taxa de frequência.

As únicas discrepâncias observadas eram, porém, facilmente explicadas: enquanto os biólogos registam o som dos grilos na natureza, os diplomatas faziam as gravações dentro de uma casa.

Esta conclusão não significa que não houve qualquer ataque sónico, nem tampouco que os sintomas dos diplomatas eram inteiramente psicossomáticos. Os cientistas defendem que pode ter havido algum tipo de interferência catastrófica que causou todo o evento que afetou 26 diplomatas norte-americanos. No entanto, a gravação pouco ou nada teve a ver com isso.

Aliás, mesmo que os grilos possam ter causado distúrbio, emitindo um ruído contínuo e perturbador, estes animais não têm o poder de causar danos aos seres humanos.

LM, ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os grilos são f%&$#%
    Qualquer dia ainda vêm os de sempre… aqueles das teorias da conspiração… dizer que os grilos querem tomar conta desta merda toda.

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …