Resgatados mais quatro sobreviventes em hotel soterrado por avalanche em Itália

Italian Fire Department / EPA

-

As equipas de socorro retiraram, durante a madrugada, mais quatro sobreviventes dos escombros do hotel devastado na quarta-feira por uma avalanche no centro de Itália, após terem resgatado na sexta-feira quatro crianças e uma mulher.

Os bombeiros anunciaram este sábado ter retirado, do que resta do hotel soterrado pela neve, duas mulheres e um homem por volta das 03:00 (02:00 em Lisboa) e, depois disso, anunciaram ter resgatado mais um homem cerca das 06:00 (05:00 em Lisboa).

Dois dos sobreviventes encontrados na sexta-feira pelas equipas de salvamento continuam, contudo, retidos no interior do hotel coberto por uma montanha de neve, dois dias depois da tragédia, os quais conseguem ver através de uma sonda telescópica.

As equipas de resgate procuram também incansavelmente 15 desaparecidos dos quais não vislumbraram ainda sinais de vida.

Contudo, no decorrer das buscas de hoje, as equipas de salvamento encontraram também duas mulheres e um homem sem vida, o que eleva o número oficial para cinco mortos, já que no primeiro dia de buscas foram encontrados dois outros corpos.

Na sexta-feira, os socorristas conseguiram retirar dos escombros com vida e de boa saúde uma mulher e quatro crianças, todos encaminhados para um hospital.

Um menino de sete anos e a mãe foram salvos ao fim da manhã de sexta-feira da amálgama de neve e escombros do hotel Rigopiano, situado na encosta de uma montanha da região dos Abruzos.

Foram as roupas de inverno e os fatos de ski que permitiram aos sobreviventes resistir sob os escombros e a neve, explicaram à imprensa os médicos do hospital de Pescara, na costa adriática, para onde foram transportados. As equipas de socorro referiram também o efeito “iglu”, que isolou da neve quem ficou retido no hotel.

Um primeiro grupo de seis sobreviventes foi localizado ao fim da manhã de sexta-feira numa bolsa de ar. Outras quatro pessoas foram em seguida encontradas, durante a tarde, noutro ponto.

“É um milagre”, exclamou perante a imprensa a tia de uma das crianças desaparecidas, ao saber que esta estava viva.

O avanço das operações de busca, ainda muito lento na sexta-feira, estava a ser difícil devido ao risco de a estrutura desabar e de uma suavização das temperaturas aumentar mais ainda o risco de nova avalanche sobre o hotel.

O risco é elevado em todo o centro de Itália, onde se registam desde há dez dias nevões históricos e que foi atingido na quarta-feira por quatro fortes sismos com magnitude entre 5,2 e 5,7.

Cerca de 7.000 pessoas mobilizaram-se para vir ajudar as vítimas do hotel soterrado, bem como as centenas de habitantes de aldeias isoladas e as dezenas de milhares de casas privadas de eletricidade, numa região que já estava com dificuldades em reerguer-se após os devastadores sismos de agosto e outubro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …

Falhas nas escolas: Falta de funcionários, alunos reprovados e Internet lenta condicionam resultados

Dois em cada três estudantes portugueses frequentam escolas onde os diretores apontam a falta de pessoal não docente como um dos fatores que condiciona a capacidade de ensinar. Chumbos ou Internet lenta também são condicionantes …

Há pontos de contacto e linhas vermelhas na relação amor-ódio que desenha o futuro do OE2021

O PCP foge por entre os dedos, o Bloco de Esquerda está cheio de dúvidas e o PSD é o terceiro interveniente à espera de intervir. A viabilização do Orçamento do Estado para 2021 é …