Sobe para 15 número de mortos em hotel soterrado por avalanche

Italian Fire Department / EPA

-

O número de vítimas mortais localizadas nos escombros de um hotel italiano atingido na quarta-feira por uma avalanche aumentou nas últimas horas para 15, depois de as equipas de buscas terem encontrado hoje o corpo de um homem.

Com a divulgação desta informação, o balanço provisório deste incidente é de 15 mortos e de 14 desaparecidos.

Esta nova vítima mortal junta-se a outras cinco, três mulheres e dois homens, que tinham sido encontradas nas últimas horas, segundo informaram fontes da Proteção Civil local.

Desde a passada sexta-feira, dia em que foram localizados nove sobreviventes (incluindo quatro crianças) nos escombros, não são registados sinais de vida humana debaixo das várias toneladas de neve que soterraram o hotel Rigopiano de Farindola, situado a 1.300 metros de altitude na cordilheira dos Apeninos, na região de Abruzzo (centro de Itália).

Na segunda-feira, as equipas de resgate retiraram três cachorros vivos dos escombros, uma indicação de que poderá haver pessoas vivas no interior.

https://twitter.com/AdeaSogni/status/823573838399209473

No total, onze pessoas, entre funcionários do hotel e hóspedes, sobreviveram ao acidente.

Dois dos sobreviventes estavam na zona exterior do hotel quando ocorreu a avalanche.

Os trabalhos de busca para encontrar possíveis sobreviventes continuam no terreno de forma ininterrupta. Estão mobilizados cerca de 150 efetivos, incluindo militares, bombeiros, polícias e membros da Cruz Vermelha ou dos serviços de socorro da região, que estão a trabalhar por turnos.

As equipas de buscas estão a tentar alcançar a zona central do hotel, onde estava localizado o bar da unidade hoteleira, na esperança de encontrar alguns dos hóspedes que ainda estão dados como desaparecidos.

Segundo as equipas de resgate, os quartos que se encontravam nos andares mais altos do hotel foram completamente arrasados pela avalanche de neve, possivelmente provocada por uma série de sismos de magnitude superior a 5 na escala de Richter registados na quarta-feira de manhã naquela região.

Entre os adultos sobreviventes, apenas um permanece hospitalizado após ter sido operado a um braço. Uma criança de sete anos é a única que ainda está hospitalizada.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …