Marques Mendes diz que requisição civil para travar greve dos enfermeiros pode estar iminente

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

Este domingo, Luís Marques Mendes anunciou que o Governo já pediu um parecer sobre a requisição civil para travar greve dos enfermeiros e que este deverá ser positivo.

O Governo pode estar prestes a recorrer à figura legal da requisição civil para travar a greve dos enfermeiros, afirmou Luís Marques Mendes este domingo, no seu espaço habitual de comentário na SIC.

“Há novidades importantíssimas: ao que apurei, pode estar iminente a requisição civil. Pode ser amanhã, terça, quarta…”, garantiu. O antigo líder do PSD diz saber que o Executivo já pediu um parecer para esse efeito ao Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República. Há meses, o Governo pediu o mesmo parecer, mas na altura obteve uma resposta negativa.

“A informação que tenho é que pode vir a ser um parecer positivo, dada a natureza e a duração da greve”, disse o comentador, tendo em conta que os enfermeiros já admitem prolongar a paralisação até às eleições legislativas, em outubro.

Marques Mendes considera que as reivindicações começaram por ser “muito justas”, mas que a ação é agora “exagerada”. “Estão a perder a razão perante a opinião pública.”

Esta sexta-feira, também o primeiro-ministro criticou a greve dos enfermeiros. António Costa afirmou que as greves têm sido “selvagens” e que são “absolutamente ilegais”.

“A CGD hoje é diferente”

Marques Mendes comentou ainda o caso da auditoria à Caixa Geral de Depósitos, publicado na íntegra no site da Assembleia da República, ainda que por acidente. O comentador afirmou que a divulgação do relatório “é uma vitória da opinião pública e da opinião publicada, porque foi a pressão da opinião pública e publicada que levou a que a auditoria fosse de facto divulgada”.

Segundo o Observador, Marques Mendes disse ainda que, ao contrário da opinião pública e publicada, os gestores, os supervisores e sobretudo os devedores não queriam a divulgação do relatório.

Há esta pouca vergonha nacional de que vários devedores passeiam-se aí pelo país todo, governando-se à grande e à francesa devendo milhões à CGD”, afirmou.

Sobre os partidos, sublinhou que “no início aquilo era informação um pouco incómoda, embora agora no final, justiça seja feita, os partidos estiveram muito bem a corresponder ao anseio da opinião pública”.

“A Caixa de hoje já é diferente”, reiterou, atribuindo essa opinião ao facto de a supervisão ser não do Banco de Portugal, mas sim do Banco Central Europeu, e de haver “finalmente uma gestão competente“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O homenzinho, na imagem, responde a uma pergunta que lhe fizeram: quanto pensa que política, social ou adivinhador vale o senhor? A resposta foi dada simbolicamente, pelo homenzinho, pelos dedos da mão em forma de ZERO! Quanto ao resto, desconhecia que este homenzinho, pequenino em estatura e em carácter, fizesse parte das reuniões do actual governo da geringonça para adiantar esta afirmação de a requisição civil estar iminente…

  2. Pois, a gestão da Caixa está mesmo muito diferente…
    A ponto de anão comentador mafioso ser o presidente da mesa da CGD Angola – tal é a sua competência e experiência no setor bancário…

RESPONDER

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …