República Checa supera Espanha na taxa de casos. Reino Unido impõe novas restrições

A República Checa divulgou esta quarta-feira 4.457 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo recorde que eleva a taxa acumulada nas últimas duas semanas para 327 por cem mil habitantes, superando os números de Espanha (302 casos por cem mil habitantes).

Esta taxa de casos positivos acumulados dos checos é a mais alta da União Europeia (UE).

O país está em estado de emergência desde a segunda-feira, uma vez que as novas restrições decretadas em setembro para conter o novo coronavírus tiveram pouco impacto, incluindo antecipar o encerramento de bares e restaurantes ou impor a máscara em todos os espaços públicos interiores e nos meios de transporte.

De acordo com o Ministério da Saúde checo, um total de 90.022 casos positivos foram registados desde o início da pandemia no país; entre estes, 48 788 pessoas já foram consideradas curadas e 794 acabaram por morrer.

Atualmente, o país regista 1.397 pacientes com covid-19 hospitalizados, 3,8% das infeções ativas, situação que põe em risco a capacidade de resposta dos centros hospitalares.

Por isso, o ministro da Saúde checo, Roman Prymula, avisou que anunciará na sexta-feira um novo pacote de medidas severas para conter a pandemia no país.

Reino Unido impõe novas restrições

De acordo com a BBC, a República Checa não é a única impor novas restrições. O Reino Unido vai aplicar novas medidas devido ao o número crescente de infeções no país. Em causa poderá estar o encerramento de bares e discotecas em algumas regiões do país. Além disso, pode haver uma proibição de pernoitas fora de casa em algumas áreas.

O Governo britânico deverá introduzir um sistema de três níveis para confinamentos locais

As novas restrições ainda não estão completamente definidas e o anúncio oficial não deve acontecer até segunda-feira.

Em declarações à BBC, o secretário de Comunidades, Robert Jenrick, disse que o governo está atualmente a considerar “quais medidas tomar” e as medidas específicas para cada região serão anunciadas “nos próximos dias”. Porém, não descartou a possibilidade de encerramento de bares, mas disse que as medidas seriam “proporcionais e localizadas”.

Na quarta-feira, o Reino Unido registou 14.162 novos casos e 70 mortes.

A Escócia também vai introduzir medidas mais rigorosas para travar o avanço da pandemia. A partir de sexta-feira, todos os pubs e restaurantes no centro da Escócia, incluindo Glasgow e Edimburgo, devem fechar, enquanto no resto da Escócia os locais de socialização devem encerrar às 18h e as bebidas alcoólicas só podem ser servidas ao ar livre.

Os médicos já alertaram que o sistema de saúde britânico (NHS) está em risco de ficar sobrecarregado.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …