República Checa supera Espanha na taxa de casos. Reino Unido impõe novas restrições

A República Checa divulgou esta quarta-feira 4.457 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo recorde que eleva a taxa acumulada nas últimas duas semanas para 327 por cem mil habitantes, superando os números de Espanha (302 casos por cem mil habitantes).

Esta taxa de casos positivos acumulados dos checos é a mais alta da União Europeia (UE).

O país está em estado de emergência desde a segunda-feira, uma vez que as novas restrições decretadas em setembro para conter o novo coronavírus tiveram pouco impacto, incluindo antecipar o encerramento de bares e restaurantes ou impor a máscara em todos os espaços públicos interiores e nos meios de transporte.

De acordo com o Ministério da Saúde checo, um total de 90.022 casos positivos foram registados desde o início da pandemia no país; entre estes, 48 788 pessoas já foram consideradas curadas e 794 acabaram por morrer.

Atualmente, o país regista 1.397 pacientes com covid-19 hospitalizados, 3,8% das infeções ativas, situação que põe em risco a capacidade de resposta dos centros hospitalares.

Por isso, o ministro da Saúde checo, Roman Prymula, avisou que anunciará na sexta-feira um novo pacote de medidas severas para conter a pandemia no país.

Reino Unido impõe novas restrições

De acordo com a BBC, a República Checa não é a única impor novas restrições. O Reino Unido vai aplicar novas medidas devido ao o número crescente de infeções no país. Em causa poderá estar o encerramento de bares e discotecas em algumas regiões do país. Além disso, pode haver uma proibição de pernoitas fora de casa em algumas áreas.

O Governo britânico deverá introduzir um sistema de três níveis para confinamentos locais

As novas restrições ainda não estão completamente definidas e o anúncio oficial não deve acontecer até segunda-feira.

Em declarações à BBC, o secretário de Comunidades, Robert Jenrick, disse que o governo está atualmente a considerar “quais medidas tomar” e as medidas específicas para cada região serão anunciadas “nos próximos dias”. Porém, não descartou a possibilidade de encerramento de bares, mas disse que as medidas seriam “proporcionais e localizadas”.

Na quarta-feira, o Reino Unido registou 14.162 novos casos e 70 mortes.

A Escócia também vai introduzir medidas mais rigorosas para travar o avanço da pandemia. A partir de sexta-feira, todos os pubs e restaurantes no centro da Escócia, incluindo Glasgow e Edimburgo, devem fechar, enquanto no resto da Escócia os locais de socialização devem encerrar às 18h e as bebidas alcoólicas só podem ser servidas ao ar livre.

Os médicos já alertaram que o sistema de saúde britânico (NHS) está em risco de ficar sobrecarregado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …