Reino Unido tem mais casos do que pensava. Microsoft Excel foi o culpado

O SNS britânico usou o Microsoft Excel para contabilizar os casos de covid-19 no país. Isso levou a um erro que deixou passar ao lado cerca de 16 mil infeções.

O governo britânico abriu uma investigação para perceber como quase 16 mil novas infeções pelo novo coronavírus não foram registadas devido a uma falha técnica, anunciou o secretário da Saúde, Matt Hancock.

Os números ausentes foram posteriormente adicionados aos totais diários, mas dada a importância desses números para monitorizar o surto e tomar decisões importantes, os resultados do erro são sérios.

Não só leva a subestimar a escala do coronavírus no Reino Unido, mas talvez mais importante seja o atraso subsequente em inserir os detalhes dos casos positivos no sistema NHS Test and Trace.

Embora todos aqueles com teste positivo tenham sido informados de seus resultados, outras pessoas em contacto próximo com eles e potencialmente em risco de exposição não foram acompanhados imediatamente. Este foi um erro grave. O que poderia ter causado isso?

Em causa esteve uma “falha técnica”. Para se ser mais específico, os resultados dos testes de laboratório estavam a ser transferidos para modelos de Excel. Os modelos atingiram um limite no número de linhas que podiam manipular e depois falharam em atualizar com mais casos adicionados. O problema foi resolvido com todos os novos casos adicionados aos totais relatados no fim de semana, dividindo os dados em folhas de cálculo menores.

Nos dias de hoje, temos fábricas e cidades inteligentes. Ainda assim, o SNS britânico, o Public Health England (PHE), usou o Microsoft Excel como intermediário para gerir um grande volume de dados confidenciais. E aqui reside o problema.

Embora o Excel seja popular e comummente usado para análise, tem várias limitações que o tornam inadequado para grandes quantidades de dados e análises mais sofisticadas.

As empresas que analisaram os testes enviaram os seus resultados como arquivos de texto separados por vírgulas para o SNS britânico. Em seguida, eles foram inseridos em modelos do Excel para serem carregados num sistema central para serem disponibilizados para a equipa de teste e rastreamento e para o governo.

Embora as folhas de cálculo de Excel atuais possam lidar com 1.048.576 linhas e 16.384 colunas, os criadores do PHE usaram um formato de arquivo Excel mais antigo (XLS em vez de XLSX), resultando em cada modelo capaz de armazenar apenas cerca de 65.000 linhas de dados (ou cerca de 1.400 casos).

Quando o limite foi atingido, quaisquer outros casos foram deixados de fora do modelo e, portanto, casos positivos de coronavírus foram perdidos no boletim diário.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Planilha? A sério?

    pla·ni·lha
    (espanhol planilla)
    nome feminino
    1. [Brasil] [Tipografia] Cada uma das faces de um bilhete de identidade.

    2. [Brasil] Folha ou formulário para registar cálculos.

    3. [Brasil] [Informática] Programa informático que permite fazer cálculos matemáticos, contabilísticos, estatísticos, etc. (Equivalente no português de Portugal: folha de cálculo.)

    “planilha”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    E que tal usar Folha de cálculo?

RESPONDER

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …