Reino Unido tem mais casos do que pensava. Uma folha de Excel foi a culpada

O SNS britânico usou uma folha de cálculo Excel para contabilizar os casos de covid-19 no país. Isso levou a um erro que deixou passar ao lado cerca de 16 mil infeções.

O governo britânico abriu uma investigação para perceber como quase 16 mil novas infeções pelo novo coronavírus não foram registadas devido a uma falha técnica, anunciou o secretário da Saúde, Matt Hancock.

Os números ausentes foram posteriormente adicionados aos totais diários, mas dada a importância desses números para monitorizar o surto e tomar decisões importantes, os resultados do erro são sérios.

Não só leva a subestimar a escala do coronavírus no Reino Unido, mas talvez mais importante seja o atraso subsequente em inserir os detalhes dos casos positivos no sistema NHS Test and Trace.

Embora todos aqueles com teste positivo tenham sido informados de seus resultados, outras pessoas em contacto próximo com eles e potencialmente em risco de exposição não foram acompanhados imediatamente. Este foi um erro grave. O que poderia ter causado isso?

Em causa esteve uma “falha técnica”. Para se ser mais específico, os resultados dos testes de laboratório estavam a ser transferidos para modelos de Excel. Os modelos atingiram um limite no número de linhas que podiam manipular e depois falharam em atualizar com mais casos adicionados. O problema foi resolvido com todos os novos casos adicionados aos totais relatados no fim de semana, dividindo os dados em folhas de cálculo menores.

Nos dias de hoje, temos fábricas e cidades inteligentes. Ainda assim, o SNS britânico, o Public Health England (PHE), usou o Microsoft Excel para gerir um grande volume de dados confidenciais. E aqui reside o problema.

Embora o Excel seja popular e comummente usado para análise, tem várias limitações que o tornam inadequado para grandes quantidades de dados e análises mais sofisticadas.

As empresas que analisaram os testes enviaram os seus resultados como arquivos de texto separados por vírgulas para o SNS britânico. Em seguida, eles foram inseridos em modelos do Excel para serem carregados num sistema central para serem disponibilizados para a equipa de teste e rastreamento e para o governo.

Embora as folhas de cálculo de Excel atuais possam lidar com 1.048.576 linhas e 16.384 colunas, os criadores do PHE usaram um formato de arquivo Excel mais antigo (XLS em vez de XLSX), resultando em cada modelo capaz de armazenar apenas cerca de 65.000 linhas de dados (ou cerca de 1.400 casos).

Quando o limite foi atingido, quaisquer outros casos foram deixados de fora do modelo e, portanto, casos positivos de coronavírus foram perdidos no boletim diário.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Planilha? A sério?

    pla·ni·lha
    (espanhol planilla)
    nome feminino
    1. [Brasil] [Tipografia] Cada uma das faces de um bilhete de identidade.

    2. [Brasil] Folha ou formulário para registar cálculos.

    3. [Brasil] [Informática] Programa informático que permite fazer cálculos matemáticos, contabilísticos, estatísticos, etc. (Equivalente no português de Portugal: folha de cálculo.)

    “planilha”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    E que tal usar Folha de cálculo?

RESPONDER

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …