Falha técnica no registo de 16 mil casos causa alarme no Reino Unido

number10gov / Flickr

O ministro da Saúde do Reino Unido,Matt Hancock

O governo britânico abriu uma investigação para perceber como quase 16 mil novas infeções pelo novo coronavírus não foram registadas devido a uma falha técnica, anunciou o secretário da Saúde, Matt Hancock.

 

Matt Hancock, que esta segunda-feira compareceu perante a Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico, explicou que o problema está relacionado com a “transferência automatizada de ficheiros” e ligado às limitações de tamanho dos ficheiros nas folhas de cálculo Excel utilizadas no programa de teste e rastreio.

Este é um problema sério que está a ser investigado exaustivamente. Agora é fundamental que trabalhemos em conjunto para o corrigir e garantir que não volta a acontecer”, disse Hancock.

A presença de Hancock na Câmara dos Comuns ocorreu após a revelação, no fim de semana, de que 15.841 casos de infeção pelo novo coronavírus não foram registados entre 25 de setembro e 2 de outubro.

Apesar de os testes terem sido positivos, os contactos – potencialmente cerca de 50 mil pessoas – não foram rastreados, uma falha que poderá ter permitido que o vírus se propagasse.

Jonathan Ashworth, do Partido Trabalhista (oposição), disse que a falha mostrou como “o plano do Governo conservador para combater a pandemia era ambíguo” e que, em última análise, o regime de testes do país está a “colocar vidas em risco”.

Legisladores de todos os partidos criticaram o Governo do primeiro-ministro Boris Johnson pela falta de capacidade de testagem e pelos atrasos na notificação dos resultados.

Para que o programa de teste e rastreio funcione bem, os contactos devem ser notificados o mais cedo possível, de preferência dentro de horas.

Assim, a falha das autoridades em informar as pessoas potencialmente expostas ao vírus poderá levar a muitos mais casos positivos e à subsequente necessidade de o Governo impor mais restrições.

Ashworth criticou o Executivo pela falha “num dos pontos mais cruciais da pandemia”.

Os casos não comunicados foram adicionados ao total diário de novas infeções do governo durante o fim de semana, aumentando o número de casos de sábado para 12.872 e o de domingo para 22.961.

Isto em comparação com uma média de 7.000 novos casos por dia nos quatro dias anteriores. O número de novos casos comunicados esta segunda-feira caiu para 12.594, mas dado os ajustamentos relacionados com os casos em falta, não é possível identificar uma tendência.

Tal como outros países da Europa, o Reino Unido tem assistido, nas últimas semanas, ao aumento das infeções pelo novo coronavírus, o que levou o governo a anunciar uma série de restrições, tanto a nível nacional como local.

As novas regras limitam o número de pessoas autorizadas a reunir-se e instituem recolher obrigatório nos bares.

O Reino Unido tem o maior número de mortes relacionadas com o vírus da Europa, cerca de 42.400.

Os principais conselheiros científicos do governo avisaram há duas semanas que se não fossem adotadas mais restrições, o país poderia acabar com 50.000 novos casos por dia em meados de outubro, levando a centenas de mortes diárias um mês mais tarde.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …