/

Maioria dos portugueses quer mexidas no Governo. Cabrita lidera lista de “ministros remodeláveis”

12

António Pedro Santos / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que mais de 50% dos portugueses concorda com uma remodelação do Governo. Eduardo Cabrita, Francisca Van Dunem e Tiago Brandão Rodrigues estão no pódio dos “ministros remodeláveis”.

De acordo com a sondagem para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, mais de metade dos inquiridos (56,4%) é favorável a uma remodelação do Governo – e perto de metade destes (42,4%) defende que esta seja consumada ainda antes do verão. Já 38% preferem que a remodelação surja só depois das eleições autárquicas e 15% defendem que haja uma recomposição no imediato.

Por sua vez, 30,7% dos portugueses consideram uma remodelação desnecessária.

Na lista de “ministros remodeláveis”, surge em primeiro lugar o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, com 35,2% dos inquiridos a quererem que saia do Governo após o caso do assassinato do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk no aeroporto de Lisboa, às mãos do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Este ministro é seguido por Francisca Van Dunem, titular da pasta da Justiça, que esteve debaixo de fogo após o caso em torno do procurador europeu português. A governante é apontada como alvo de remodelação por 28,8% dos inquiridos.

A fechar o pódio surge Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

Ainda acima dos 20% surgem a ministra da Cultura Graça Fonseca (21,9%) e a ministra da Saúde, Marta Temido (20,2%).

No polo oposto, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, é apontada apenas por 5,8% dos entrevistados para sair do Executivo.

O Jornal de Negócios recorda que se falava da possibilidade de António Costa promover mexidas no Governo no verão, sobretudo depois de 30 de junho, dia em que termina a presidência rotativa semestral do Conselho da União Europeia (UE). No entanto, a crise pandémica pode levar a uma mudança de planos.

O primeiro-ministro considera imprescindível assegurar estabilidade e dispor de ministros experientes para melhor enfrentar a pandemia e preparar a retoma económica.

Maria Campos, ZAP //

12 Comments

    • Se fosse só o Cabrita… Então e a da justiça que se prestou ao lindo papel que todos sabemos? E o da educação que nem falar sabe, para além de ser um grande mentiroso? E o que anda lá mesmo a fazer a da saúde?! Pessoalmente, acho que só um é que podia continuar em funções. O Augusto Santos Silva.

      • A notícia contém uma referência quase total ao pastor do Redil, ou Zé das Golas. Mas claro que existem muitos pobres que também deveriam ir para a rua, começando pelo Presidente (” “) da República, passando pela escória governativa e presidencial, e terminando na DGS.

  1. Não acredito, só ouviram gentes com a ganancia do TACHO, falar no Povo Português ou Portugueses a pretender mexidas no Governo, em Pandemia, só pode ser um sonho, um desejo, é de certeza um abuso de quem faz estas afirmações, que são apenas um desejo de quem as publica.

  2. As sondagens feitas por medida dão os resultados que já estão implicitos nas próprias perguntas. Neste momento a maioria dos portugueses pensa que o que tem de ser remodelado é o governo todo. Por isso é que o “Papagaio-mor” vem sempre falando em estabilidade.

  3. SIM, o Governo é que deveria ser demitido, ou os Portugueses o fazerem que se demitam.
    ACORDEM PORTUGUÊSES.
    Não foi para isso o 25 de Abril de 1974!
    Pois valia mais estar como antes de 25 de Abril de 1974, não havia corruptos e ladrões e havia educação, respeito e segurança.
    VIVA PORTUGAL, ACORDEM PORTUGUESES

  4. bravo Jaime é só oportunismo o 25 de abril nunca foi conduzido nas melhores condições
    o Salazar fez alguns erros mas morreu muito pobre mas deixou o pais rico e agora temos uma divida
    enorme com todos estes desgovernos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.