Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

Jean-Christophe Bott / EPA

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica.

Nas últimas 24 horas, morreram mais 684 pessoas no Reino Unido devido ao novo coronavírus. Agora, o total de mortos é 3.605, um número superior ao da China, que regista 3.322 vítimas.

Na quinta-feira, o aumento de mortos tinha sido de 569 pessoas. Atualmente, o país tem 38.168 casos confirmados de pessoas infetadas com covid-19, o oitavo país do mundo com mais ocorrências.

Destes, incluem-se o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o herdeiro do trono, o príncipe Carlos, que são casos confirmados de Covid-19.

Boris Johnson utilizou o Instagram para avisar a população do Reino Unido para ficar em casa. No vídeo, o político diz que “ainda tem febre”, mas “já cumpriu os sete dias de isolamento”. No entando, continua a trabalhar.

No Twitter, a casa real do país revelou que a rainha Isabel II falará ao país no próximo domingo às 20h.

Esta será a quarta vez no seu trajeto que a rainha Isabel II partilha uma mensagem à população. Antes, só o fez durante a Guerra do Golfo (1991), depois do funeral da Princesa Diana (1997) e para agradecer aos britânicos o carinho depois da morte da rainha mãe (2002).

Itália ainda não conseguiu inverter curva

Nas últimas 24 horas, morreram 766 pessoas por covid-19 em Itália e registaram-se 4.585 novos casos de infeção. Os números totais em Itália, país europeu que se tornou no centro global da pandemia depois do pico na China, sobem para 119.827 casos confirmados, 14.681 mortes e 19.758 doentes recuperados.

Itália chegou a ter perto de mil mortes e seis mil casos novos num dia, altura em que se acredita que o país tenha atingido o pico do número de novas infeções.

Embora o pico já possa ter sido ultrapassado, Itália ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica e começar a reduzir o número de casos ativos a precisar de cuidados de saúde.

França com 588 mortes e Espanha com 809

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus nos hospitais franceses subiu para 5.091, mais 588.

No total, 6.507 pessoas morreram de Covid-19 desde que a pandemia entrou em França. Além das 5.091 baixas registadas nos hospitais, 1.416 pessoas morreram em lares e casas de repouso.

Nas últimas 24 horas, os hospitais franceses contabilizaram mais 5.333 casos confirmados, elevando o número total para 64.338.

Jérôme Salomon avisou ainda que o país está longe de chegar ao pico da curva desenhada pela pandemia.

Em busca de respostas sobre que terapêuticas devem ser usadas nestes pacientes, França anunciou o início de ensaios clínicos com mais de 600 doentes.

Enquanto isso, Espanha registou mais 809 mortos nas últimas 24 horas. O total de óbitos é de 11.744. Há mais 5.537 novos casos, subindo o total para 124.736 infetados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …