Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

Jean-Christophe Bott / EPA

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica.

Nas últimas 24 horas, morreram mais 684 pessoas no Reino Unido devido ao novo coronavírus. Agora, o total de mortos é 3.605, um número superior ao da China, que regista 3.322 vítimas.

Na quinta-feira, o aumento de mortos tinha sido de 569 pessoas. Atualmente, o país tem 38.168 casos confirmados de pessoas infetadas com covid-19, o oitavo país do mundo com mais ocorrências.

Destes, incluem-se o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o herdeiro do trono, o príncipe Carlos, que são casos confirmados de Covid-19.

Boris Johnson utilizou o Instagram para avisar a população do Reino Unido para ficar em casa. No vídeo, o político diz que “ainda tem febre”, mas “já cumpriu os sete dias de isolamento”. No entando, continua a trabalhar.

No Twitter, a casa real do país revelou que a rainha Isabel II falará ao país no próximo domingo às 20h.

Esta será a quarta vez no seu trajeto que a rainha Isabel II partilha uma mensagem à população. Antes, só o fez durante a Guerra do Golfo (1991), depois do funeral da Princesa Diana (1997) e para agradecer aos britânicos o carinho depois da morte da rainha mãe (2002).

Itália ainda não conseguiu inverter curva

Nas últimas 24 horas, morreram 766 pessoas por covid-19 em Itália e registaram-se 4.585 novos casos de infeção. Os números totais em Itália, país europeu que se tornou no centro global da pandemia depois do pico na China, sobem para 119.827 casos confirmados, 14.681 mortes e 19.758 doentes recuperados.

Itália chegou a ter perto de mil mortes e seis mil casos novos num dia, altura em que se acredita que o país tenha atingido o pico do número de novas infeções.

Embora o pico já possa ter sido ultrapassado, Itália ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica e começar a reduzir o número de casos ativos a precisar de cuidados de saúde.

França com 588 mortes e Espanha com 809

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus nos hospitais franceses subiu para 5.091, mais 588.

No total, 6.507 pessoas morreram de Covid-19 desde que a pandemia entrou em França. Além das 5.091 baixas registadas nos hospitais, 1.416 pessoas morreram em lares e casas de repouso.

Nas últimas 24 horas, os hospitais franceses contabilizaram mais 5.333 casos confirmados, elevando o número total para 64.338.

Jérôme Salomon avisou ainda que o país está longe de chegar ao pico da curva desenhada pela pandemia.

Em busca de respostas sobre que terapêuticas devem ser usadas nestes pacientes, França anunciou o início de ensaios clínicos com mais de 600 doentes.

Enquanto isso, Espanha registou mais 809 mortos nas últimas 24 horas. O total de óbitos é de 11.744. Há mais 5.537 novos casos, subindo o total para 124.736 infetados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …