/

Reino Unido sobe nível de alerta para terrorismo

Andy Rain / EPA

O nível de alerta para o terrorismo no Reino Unido subiu, esta terça-feira, de “substancial” para “grave”, o segundo mais alto numa escala de cinco, sugerindo que um ataque é “altamente provável”.

A decisão foi tomada pelo Centro de Análise Conjunto para o Terrorismo [Joint Terrorism Analysis Center], que analisa informação sobre terrorismo a nível nacional e internacional.

O nível de alerta tinha descido, em novembro do ano passado, por indicação do mesmo organismo, que junta diferentes entidades, incluindo a polícia, Governo e agências de informação, e é liderado pelo MI5.

A ministra do Interior, Priti Patel, disse através da sua conta no Twitter que esta é uma “medida de precaução” e garantiu que “não foi baseada em nenhuma ameaça específica”, tendo acrescentado, no entanto, que o “público deve continuar vigilante e relatar qualquer atividade suspeita à polícia”.

A decisão acontece depois de um alegado terrorista islâmico ter disparado em Viena contra várias pessoas junto de uma sinagoga, resultando em pelo menos cinco mortos e 22 feridos. Entre os feridos deste ataque está um jovem luso-luxemburguês, que ainda se encontra hospitalizado.

Entretanto, foram detidos dois homens suíços, de 18 e 24 anos, em Winterthur, perto de Zurique, na Suíça, por suspeitas de ligação ao ataque.

Esta terça-feira, o ministro do Interior austríaco, Karl Nehammer, também revelou que não há indícios de um segundo atacante.

Na semana passada, em França, três pessoas morreram num ataque com uma faca em Nice e, no mês passado, um professor foi assassinado em Paris.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.