Dois ataques em França na mesma manhã. Três pessoas morreram, uma mulher foi decapitada

Ian Langsdon / EPA

Três pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência de notícias AFP. Na mesma manhã, um homem armado com uma faca ameaçou várias pessoas em Avignon.

Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas depois terem sido atacadas por um homem com uma faca na cidade francesa de Nice. A Renascença adianta que uma mulher foi decapitada.

O ataque ocorreu por volta das 9h locais, perto da igreja Notre-Dame, acrescentou a uma fonte policial à AFP. Testemunhas dizem que o atacante gritou “Allahu Akbar” (“Deus é grande”) durante o ataque.

O ministro do Interior, Gerald Darmanin, anunciou a realização de uma “reunião de crise” numa mensagem publicada na rede social Twitter. A reunião está marcada para as 10h30 (9h30 em Lisboa).

Segundo a agência de notícias EFE, o autarca da cidade de Nice, Christian Estrosi, descreveu o caso como um ataque terrorista, confirmando que o autor já foi detido.

“Tudo sugere um ataque terrorista dentro da Basílica de Notre-Dame”, disse Estrosi no Twitter, acrescentando que o autor do crime foi interrogado pela polícia. Entretanto, o Le Monde escreve que o autor do ataque está em estado grave e foi levado para o hospital.

O autarca de Nice pediu à população, através da rede social Twitter, que evite a zona, uma vez que está em curso uma operação policial. Num outro tweet, o autarca disse que falou com o presidente da República ao telefone e que Emmanuel Macron vai visitar Nice ainda esta quinta-feira.

A polícia da região dos Alpes-Marítimos informou que há uma operação em andamento naquela área da cidade, mas não deu mais detalhes.

O jornal francês Libération escreve que um homem armado com uma faca ameaçou várias pessoas em Avignon, também em França, por volta das 11h15 horas locais (10h15 em Lisboa). Segundo o jornal, o atacante terá sido abatido a tiro pela polícia e também terá gritado “Allahu Akbar”.

Também durante esta manhã, na Arábia Saudita, um guarda do consulado francês de Jidá foi atacado com uma “ferramenta afiada”, segundo a agência Reuters. O agressor foi detido e o guarda ficou ferido e foi transportado para o hospital, mas não corre risco de vida.

Os ataques acontecem poucos dias após o assassinato do professor francês Samuel Paty, que foi decapitado em Paris depois de usar caricaturas do profeta Maomé numa aula sobre liberdade de expressão.

O assassinato causou protestos em França e trouxe ecos do ataque islâmico em 2015 aos escritórios da revista satírica Charlie Hebdo. O presidente francês condenou o crime, defendeu a ação do professor e prometeu uma maior vigilância sobre grupos islamitas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

        • É um bocado verdade. Um bocado pelo menos… 😉
          Na verdade é evidente que sendo eu uma pessoa que se considera minimamente bem formada, acho trágico o que sucedeu. Trágico e criminoso. Mas sempre tive um sentido de humor tipo “pedra no charco” e isso hoje em dia é quase proibitivo.

      • A Satírica , é uma coisa, há quem tolere e quem condene !……..En relação a Si, condeno a Imbecilidade da qual faz prova !…se um Dia um Familiar seu for vitima de Assassinos Fanáticos, talvez se Ria menos !

        • Respondendo ao Abresc e ao atento:

          Evidentemente, quem não se sente, não é filho de boa gente. Eu condeno veementemente os actos terroristas sejam eles quais forem e lamento profundamente as vítimas deste atentado. Isso nem deveria estar em causa.

          A questão é que por outro lado, ao contrário dos perigosos ditadores do políticamente correcto, eu ainda sou daquelas pessoas que acredita que não há nada com que não se possa brincar. Tenho um irmão deficiente mental a meu cargo e nunca me importei com anedotas sobre deficientes. Sempre me importei mais quando políticos, com o ar mais sério e grave deste mundo, retiram a isenção de medicamentos a taxas moderadoras aos deficientes. O humor pode ser mais ou menos provocador e irreverente mas, desde que com alguma oportunidade, nada é à prova de humor.

          Agora reparem: o Carlos fez o pertinente reparo de que a notícia está escrita de uma forma que conta as vítimas mortais sem aparentemente incluir a mulher decapitada, o que é no mínimo estranho. Isso por si só já é caricato e eu peguei nessa situação para fazer uma piada. Não é o mesmo do que ler que a mulher foi decapitada e gozar directamente com isso.

          Eu devo é ter atingido algum ponto nevrálgico do feminismo metoo e isso é que deve ter irritado algumas pessoas, daquelas que acham que o aborto aos 8 meses e meio não tem problema, mas já o piropo… Deveria dar prisão perpétua. Lá está… Os déspotas do politicamente correcto.

      • Não sabia que animais com cérebro de galinha faziam piadas… Quando menos estiveres à espera também vais pró cepo!!

        • Os animais com cérebro de galinha fazem de facto piadas. Já os animais sem cérebro como os terroristas e “Tu Também”, ameaçam de morte quem faz piadas de que eles não gostam.

          Mas eu só se for para o cepo das feministas… Que deve consistir em fazer cunnilingus até à morte.

    • Não me parece que o MMQ tenha brincado com o facto de a senhora ter sido decapitada mas com o modo como a notícia está redigida. Aliás, em frases contíguas, a notícias afirma que morreram duas pessoas e que morreram três pessoas. As notícias originais (Reuters, Libération, Renascença) referem que uma mulher foi decapitada e mais duas pessoas foram mortas. É bastante diferente.

  1. Estou em frança e realmente não se brinca com coisas que neste momento são muito sérias. pode acontecer a qualquer um em qualquer lugar.
    Portanto antes de escrever coisas verdadeiramente estupidas respeitem o momento que é de luto e reflexão.

  2. O que é que a Europa está à espera de correr com toda esta raça para a musulmânia? Já vão tarde…

    • Isso equivale a deitar uma bomba atómica numa cidade, para matar uma infestação de ratos. É triste quando alguém acha que o justo pode pagar pelo pecador. Há muito mais muçulmanos pacíficos do que terroristas. Há uma Mesquita no Bairro Azul há uns 40 anos e nunca lá se matou ninguém.

      • Há muito mais muçulmanos pacíficos do que terroristas? E quantos são os turras? E quais?
        Pagar o justo pelo pecador? Quem são os justos? Vc sabe? Qualquer desses “justos” fanáticos se pode fazer explodir pela causa… não brinque comigo!!

        • Eu brincar consigo? Pelo contrário, se matarmos toda a humanidade, de certeza que morrem as maçãs podres todas. É melhor é começar por se matar a si próprio nesse nobre sacrifício, dando desse modo o exemplo.

          • Matar? quem é que falou em matar? Vc deve querer é conversa e eu não tenho tempo para conversa da treta, assim por mim isto termina aqui.

  3. E agora? Sim, depois de os sucessivos presidentes franceses terem infestado a França com islâmicos é caso para perguntar que futuro estará reservado aos franceses se eles dentro das suas fronteiras já têm milhões de árabes de nacionalidade francesa e que mesmo lá nascidos não abdicam da cultura islâmica. Nem uma extrema-direita musculada teria hoje força suficiente para devolver a França aos franceses! Tomam-se ações irresponsáveis por vezes olhando a interesses materiais que mais tarde se tornam num tormento irreparável. Ainda não há muito tempo um cidadão francês transmitiu-me o medo e a insegurança com que o cidadão francês anda na rua e sente no seu dia a dia cercados de árabes por tudo o que é sítio.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …