Dois ataques em França na mesma manhã. Três pessoas morreram, uma mulher foi decapitada

Ian Langsdon / EPA

Três pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência de notícias AFP. Na mesma manhã, um homem armado com uma faca ameaçou várias pessoas em Avignon.

Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas depois terem sido atacadas por um homem com uma faca na cidade francesa de Nice. A Renascença adianta que uma mulher foi decapitada.

O ataque ocorreu por volta das 9h locais, perto da igreja Notre-Dame, acrescentou a uma fonte policial à AFP. Testemunhas dizem que o atacante gritou “Allahu Akbar” (“Deus é grande”) durante o ataque.

O ministro do Interior, Gerald Darmanin, anunciou a realização de uma “reunião de crise” numa mensagem publicada na rede social Twitter. A reunião está marcada para as 10h30 (9h30 em Lisboa).

Segundo a agência de notícias EFE, o autarca da cidade de Nice, Christian Estrosi, descreveu o caso como um ataque terrorista, confirmando que o autor já foi detido.

“Tudo sugere um ataque terrorista dentro da Basílica de Notre-Dame”, disse Estrosi no Twitter, acrescentando que o autor do crime foi interrogado pela polícia. Entretanto, o Le Monde escreve que o autor do ataque está em estado grave e foi levado para o hospital.

O autarca de Nice pediu à população, através da rede social Twitter, que evite a zona, uma vez que está em curso uma operação policial. Num outro tweet, o autarca disse que falou com o presidente da República ao telefone e que Emmanuel Macron vai visitar Nice ainda esta quinta-feira.

A polícia da região dos Alpes-Marítimos informou que há uma operação em andamento naquela área da cidade, mas não deu mais detalhes.

O jornal francês Libération escreve que um homem armado com uma faca ameaçou várias pessoas em Avignon, também em França, por volta das 11h15 horas locais (10h15 em Lisboa). Segundo o jornal, o atacante terá sido abatido a tiro pela polícia e também terá gritado “Allahu Akbar”.

Também durante esta manhã, na Arábia Saudita, um guarda do consulado francês de Jidá foi atacado com uma “ferramenta afiada”, segundo a agência Reuters. O agressor foi detido e o guarda ficou ferido e foi transportado para o hospital, mas não corre risco de vida.

Os ataques acontecem poucos dias após o assassinato do professor francês Samuel Paty, que foi decapitado em Paris depois de usar caricaturas do profeta Maomé numa aula sobre liberdade de expressão.

O assassinato causou protestos em França e trouxe ecos do ataque islâmico em 2015 aos escritórios da revista satírica Charlie Hebdo. O presidente francês condenou o crime, defendeu a ação do professor e prometeu uma maior vigilância sobre grupos islamitas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

        • É um bocado verdade. Um bocado pelo menos… 😉
          Na verdade é evidente que sendo eu uma pessoa que se considera minimamente bem formada, acho trágico o que sucedeu. Trágico e criminoso. Mas sempre tive um sentido de humor tipo “pedra no charco” e isso hoje em dia é quase proibitivo.

      • A Satírica , é uma coisa, há quem tolere e quem condene !……..En relação a Si, condeno a Imbecilidade da qual faz prova !…se um Dia um Familiar seu for vitima de Assassinos Fanáticos, talvez se Ria menos !

        • Respondendo ao Abresc e ao atento:

          Evidentemente, quem não se sente, não é filho de boa gente. Eu condeno veementemente os actos terroristas sejam eles quais forem e lamento profundamente as vítimas deste atentado. Isso nem deveria estar em causa.

          A questão é que por outro lado, ao contrário dos perigosos ditadores do políticamente correcto, eu ainda sou daquelas pessoas que acredita que não há nada com que não se possa brincar. Tenho um irmão deficiente mental a meu cargo e nunca me importei com anedotas sobre deficientes. Sempre me importei mais quando políticos, com o ar mais sério e grave deste mundo, retiram a isenção de medicamentos a taxas moderadoras aos deficientes. O humor pode ser mais ou menos provocador e irreverente mas, desde que com alguma oportunidade, nada é à prova de humor.

          Agora reparem: o Carlos fez o pertinente reparo de que a notícia está escrita de uma forma que conta as vítimas mortais sem aparentemente incluir a mulher decapitada, o que é no mínimo estranho. Isso por si só já é caricato e eu peguei nessa situação para fazer uma piada. Não é o mesmo do que ler que a mulher foi decapitada e gozar directamente com isso.

          Eu devo é ter atingido algum ponto nevrálgico do feminismo metoo e isso é que deve ter irritado algumas pessoas, daquelas que acham que o aborto aos 8 meses e meio não tem problema, mas já o piropo… Deveria dar prisão perpétua. Lá está… Os déspotas do politicamente correcto.

        • Os animais com cérebro de galinha fazem de facto piadas. Já os animais sem cérebro como os terroristas e “Tu Também”, ameaçam de morte quem faz piadas de que eles não gostam.

          Mas eu só se for para o cepo das feministas… Que deve consistir em fazer cunnilingus até à morte.

    • Não me parece que o MMQ tenha brincado com o facto de a senhora ter sido decapitada mas com o modo como a notícia está redigida. Aliás, em frases contíguas, a notícias afirma que morreram duas pessoas e que morreram três pessoas. As notícias originais (Reuters, Libération, Renascença) referem que uma mulher foi decapitada e mais duas pessoas foram mortas. É bastante diferente.

  1. Estou em frança e realmente não se brinca com coisas que neste momento são muito sérias. pode acontecer a qualquer um em qualquer lugar.
    Portanto antes de escrever coisas verdadeiramente estupidas respeitem o momento que é de luto e reflexão.

  2. O que é que a Europa está à espera de correr com toda esta raça para a musulmânia? Já vão tarde…

    • Isso equivale a deitar uma bomba atómica numa cidade, para matar uma infestação de ratos. É triste quando alguém acha que o justo pode pagar pelo pecador. Há muito mais muçulmanos pacíficos do que terroristas. Há uma Mesquita no Bairro Azul há uns 40 anos e nunca lá se matou ninguém.

      • Há muito mais muçulmanos pacíficos do que terroristas? E quantos são os turras? E quais?
        Pagar o justo pelo pecador? Quem são os justos? Vc sabe? Qualquer desses “justos” fanáticos se pode fazer explodir pela causa… não brinque comigo!!

        • Eu brincar consigo? Pelo contrário, se matarmos toda a humanidade, de certeza que morrem as maçãs podres todas. É melhor é começar por se matar a si próprio nesse nobre sacrifício, dando desse modo o exemplo.

          • Matar? quem é que falou em matar? Vc deve querer é conversa e eu não tenho tempo para conversa da treta, assim por mim isto termina aqui.

  3. E agora? Sim, depois de os sucessivos presidentes franceses terem infestado a França com islâmicos é caso para perguntar que futuro estará reservado aos franceses se eles dentro das suas fronteiras já têm milhões de árabes de nacionalidade francesa e que mesmo lá nascidos não abdicam da cultura islâmica. Nem uma extrema-direita musculada teria hoje força suficiente para devolver a França aos franceses! Tomam-se ações irresponsáveis por vezes olhando a interesses materiais que mais tarde se tornam num tormento irreparável. Ainda não há muito tempo um cidadão francês transmitiu-me o medo e a insegurança com que o cidadão francês anda na rua e sente no seu dia a dia cercados de árabes por tudo o que é sítio.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …