Regresso de Passos Coelho à vista. Marques Mendes diz que não será imediato, mas “vai acontecer”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No habitual comentário de domingo, Luís Marques Mendes falou no eventual regresso de Pedro Passos Coelho à política. O comentador e antigo líder do PSD referiu ainda que vão chegar a Portugal mais 1,8 milhões de doses da vacina e que a imunização pode ser atingida em setembro.

Esta semana, numa das suas raras intervenções públicas desde que deixou a atividade política, o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho criticou a atuação do Governo e do Presidente da República no caso do cidadão estrangeiro morto nas instalações do SEF, e a reversão da privatização da TAP.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes referiu que o regresso de Passos Coelho à política não será imediato, mas que vai acontecer.

Mais ano, menos ano, vai fazer um regresso à vida política. Não sei se será para ser candidato a primeiro-ministro, ou para ser candidato a Presidente da República, mas acho que vai fazer isso. Não é no imediato”, disse.

Numa entrevista ao Expresso, André Ventura, líder do Chega, disse ter o desejo de integrar um Governo formado pelo antigo primeiro-ministro, mas Marques Mendes avisou que o eventual regresso de Passos “não é por causa de André Ventura”.

“Ventura fez um número político, dizendo que tem saudades, mas foi só para provocar o PSD e Rui Rio”, atirou o atual conselheiro de Estado, afirmando que se Passos regressasse como líder do partido, “o espaço de André Ventura diminuía, o potencial crescimento do Chega era menor”.

Sobre o Governo de António Costa, Marques Mendes criticou as medidas confirmadas para o Natal e disse que vão chegar mais 1,8 milhões de doses da vacina a Portugal.

“A Comissão Europeia terá comprado à farmacêutica Moderna mais 80 milhões de doses. Se se confirmar, Portugal pode ter mais 1,8 milhões de vacinas. É uma ótima notícia, porque a Moderna é uma daquelas que está para ser aprovada em janeiro”, explicou o comentador da SIC, citado pelo Expresso.

Se o processo correr bem, até setembro pode estar vacinada 70% a 80% da população. De acordo com as contas de Marques Mendes, vão chegar no primeiro trimestre do próximo ano 1 milhão e 200 mil doses, no segundo cerca de 7,5 milhões doses e no terceiro trimestre cerca de 8,5 milhões doses – mais de 17 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até outubro.

Remodelação pode ficar na gaveta

Sobre uma eventual remodelação ministerial, Luís Marques Mendes acredita que deverá ficar na gaveta até “depois da Presidência da União Europeia”.

Na sequência deste adiamento, Costa arrisca “uma desvantagem, que é o acentuar alguma degradação que já existe”, mas também uma vantagem: “se correr bem a vacinação, vai ter um ambiente mais favorável”.

Na semana passada, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural deixaram o Governo a pedido de António Costa.

Além de “sangue novo”, ou seja, novas caras e figuras, o Governo necessita, na ótima de Marques Mendes, de ter um vice-primeiro-ministro, “um verdadeiro número dois, com estatuto e peso político”.

“O primeiro-ministro sozinho não dá para as encomendas. E a situação vai agravar-se nos próximos seis meses com a Presidência Portuguesa da UE. Vai ser uma grande presidência lá fora. Mas corre o risco de correr mal cá dentro. O primeiro-ministro não pode ir a todas as situações e estar em todo o lado. E este, como se tem visto, é um Governo unipessoal. Ou há primeiro-ministro ou não há Governo“, declarou o comentador.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …