Regresso de Passos Coelho à vista. Marques Mendes diz que não será imediato, mas “vai acontecer”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No habitual comentário de domingo, Luís Marques Mendes falou no eventual regresso de Pedro Passos Coelho à política. O comentador e antigo líder do PSD referiu ainda que vão chegar a Portugal mais 1,8 milhões de doses da vacina e que a imunização pode ser atingida em setembro.

Esta semana, numa das suas raras intervenções públicas desde que deixou a atividade política, o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho criticou a atuação do Governo e do Presidente da República no caso do cidadão estrangeiro morto nas instalações do SEF, e a reversão da privatização da TAP.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes referiu que o regresso de Passos Coelho à política não será imediato, mas que vai acontecer.

Mais ano, menos ano, vai fazer um regresso à vida política. Não sei se será para ser candidato a primeiro-ministro, ou para ser candidato a Presidente da República, mas acho que vai fazer isso. Não é no imediato”, disse.

Numa entrevista ao Expresso, André Ventura, líder do Chega, disse ter o desejo de integrar um Governo formado pelo antigo primeiro-ministro, mas Marques Mendes avisou que o eventual regresso de Passos “não é por causa de André Ventura”.

“Ventura fez um número político, dizendo que tem saudades, mas foi só para provocar o PSD e Rui Rio”, atirou o atual conselheiro de Estado, afirmando que se Passos regressasse como líder do partido, “o espaço de André Ventura diminuía, o potencial crescimento do Chega era menor”.

Sobre o Governo de António Costa, Marques Mendes criticou as medidas confirmadas para o Natal e disse que vão chegar mais 1,8 milhões de doses da vacina a Portugal.

“A Comissão Europeia terá comprado à farmacêutica Moderna mais 80 milhões de doses. Se se confirmar, Portugal pode ter mais 1,8 milhões de vacinas. É uma ótima notícia, porque a Moderna é uma daquelas que está para ser aprovada em janeiro”, explicou o comentador da SIC, citado pelo Expresso.

Se o processo correr bem, até setembro pode estar vacinada 70% a 80% da população. De acordo com as contas de Marques Mendes, vão chegar no primeiro trimestre do próximo ano 1 milhão e 200 mil doses, no segundo cerca de 7,5 milhões doses e no terceiro trimestre cerca de 8,5 milhões doses – mais de 17 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até outubro.

Remodelação pode ficar na gaveta

Sobre uma eventual remodelação ministerial, Luís Marques Mendes acredita que deverá ficar na gaveta até “depois da Presidência da União Europeia”.

Na sequência deste adiamento, Costa arrisca “uma desvantagem, que é o acentuar alguma degradação que já existe”, mas também uma vantagem: “se correr bem a vacinação, vai ter um ambiente mais favorável”.

Na semana passada, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural deixaram o Governo a pedido de António Costa.

Além de “sangue novo”, ou seja, novas caras e figuras, o Governo necessita, na ótima de Marques Mendes, de ter um vice-primeiro-ministro, “um verdadeiro número dois, com estatuto e peso político”.

“O primeiro-ministro sozinho não dá para as encomendas. E a situação vai agravar-se nos próximos seis meses com a Presidência Portuguesa da UE. Vai ser uma grande presidência lá fora. Mas corre o risco de correr mal cá dentro. O primeiro-ministro não pode ir a todas as situações e estar em todo o lado. E este, como se tem visto, é um Governo unipessoal. Ou há primeiro-ministro ou não há Governo“, declarou o comentador.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Passos deve estar à espera que os Portugueses esqueçam, acho que não devia vir nas próximas décadas, a não ser que o PSD queira ficar abaixo do CDS…

  2. Não tenho nada contra nem a favor com o M Mendes nem o PSD, assim como também com a SIC alem de não gostar do desrespeito para com os telespectadores quer no que diz respeito a Programação e falta de jornalismo em vez de pivôs, mas gostava de saber, as autoridades não dizem, o que MM terá feito em beneficio da SIC para que a SIC esteja obrigada a manter o seu posto semanalmente á já largos anos, já o mesmo se passa na TVI com o Paulo Portas e outros do flanco extremo de direita da politica portuguesa, a TVI até parece ter um tipo casa do Artista para políticos de extrema direita desempregados ou reformados, já que as autoridades fazem que não veem.

RESPONDER

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …