Cavaco entrou em choque com Rio. Reforma das Forças Armadas vai a debate (e deve passar)

(dr) Exército Português

Esta terça-feira, chega à Assembleia da República a reforma das Forças Armadas, que será debatida em plenário e tem, à partida, aprovação garantida.

No domingo, Aníbal Cavaco Silva veio a público dizer que seria “chocante” ver o PSD, o seu partido, aprovar a reforma das Forças Armadas, quase como apelando à insurreição dos deputados.

Rui Rio não se deixou ficar e respondeu ao antigo Presidente da República, afirmando que seria uma contradição votar contra esta reforma porque é aquilo que defende há 20 anos.

Cavaco junta-se assim a Ramalho Eanes que, entretanto, se tinha associado aos ex-chefes militares que contestam a reforma.

Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, já disse que este é um processo em curso que, agora, vai conhecer o seu momento parlamentar. E chegou o dia.

A reforma das Forças Armadas, que chega hoje ao Parlamento, enfrenta a oposição da esquerda, mas conta com o apoio do PSD, CDS-PP e PS. Segundo a Renascença, tal garante, à partida, os dois terços de votos necessários à sua aprovação.

O PCP opõe-se por considerar que esta reforma consagra uma governamentalização das Forças Armadas, tendo já anunciado que vai votar contra as propostas do Governo.

Os comunistas têm dois projetos de lei que também vão levar a debate. No projeto relativo à reforma das FA, propõem maior autonomia dos ramos, designadamente no processo de escolha e nomeação dos militares para a respetiva estrutura superior.

O partido também leva a debate um projeto de alteração à lei de defesa nacional que pretende alargar o poder do Presidente como Comandante Supremo das Forças Armadas no que respeita à autorização de missões no estrangeiro, assim como aumentar a liberdade de expressão dos militares em funções.

Já o Bloco de Esquerda acusa o Executivo de submissão à NATO. No sábado, em declarações aos jornalistas, Catarina Martins considerou a proposta “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”.

“A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, é uma proposta de absoluta submissão à NATO e uma lógica belicista e o Bloco de Esquerda opõe-se ao que está a ser preparado”, disse a líder bloquista, quando questionada sobre a posição do partido no debate desta terça-feira.

À direita, é o Chega que se opõe, tendo entregado no Parlamento um projeto de resolução no qual pede um debate alargado sobre esta reforma.

A LOBOFA – Lei orgânica de Bases da organização das Forças Armadas altera o topo do comando e reforça os poderes do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMGFA).

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “O PCP opõe-se por considerar que esta reforma consagra uma governamentalização das Forças Armadas, tendo já anunciado que vai votar contra as propostas do Governo.”

    Cada vez me encontro mais a concordar com o CDS e menos com a direita central.
    Querem ver que estou a virar comunista !!!

  2. É assim o nosso Portugal!
    Sempre que algum Governo quer fazer reformas os interesses instalados opõem-se.
    É assim com a Justiça, a Saúde, a Educação, SEF, etc, etc, etc.
    E agora com as Forças Armadas.
    Não sei se a reforma é boa ou má. Sei é que mexe com interesses instalados que não querem ver tocados os seus privilégios.
    Li algures que Portugal tem, de longe, mais oficiais generais, em proporção da população, do que a maioria dos países europeus!
    E nos juizes a métrica dá o mesmo resultado.
    Mas para o resto do maralhal sobram migalhas.
    Será que faz algum sentido, nos tempos que correm, ter p.e. 3 Academias Militares ( Exército, Marinha e Força Aérea)?
    Porque não criar uma Academia Militar que assumisse a formação superior dos militares dos 3 ramos?
    Já se fez isso na vida civil quando foi feita a fusão da Universidade de Lisboa ( Clássica) com a Técnica.
    Depois diz-se que o Estado está ” gordo”!
    Claro! Só pode estar!!!

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …