Reforço do SNS para combater covid-19 é positivo. Mas chega “demasiado tarde”

Caroline Blumberg / EPA

Representantes de médicos e enfermeiros elogiaram as medidas de reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciadas pelo Governo para combater a covid-19, defendendo, contudo, que estas chegam demasiado tarde, quando o número de novos casos disparou.

Segundo noticiou no domingo o Público, o número de infetados diminuiu após três dias consecutivos em que foi superior a quatro mil por dia. Os internamentos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos dois mil (2122), registaram-se 37 mortes e 284 pacientes nos cuidados intensivos (UCI).

No sábado, o Governo anunciou a contratação de enfermeiros reformados para rastreio de contactos, avançando ainda que a linha SNS 24 passará a emitir diretamente as declarações para isolamento profilático.

“Esta é uma medida muito importante”, disse o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, frisando que os médicos de família estão “exaustos”.

Esta medida foi também aplaudida pelo presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, que defendeu, contudo, que é necessário garantir que os profissionais da linha SNS 24 tenham competência para a tarefa. Ambos defenderam que as medidas já deviam ter avançado há muito tempo.

Para reforçar as UCI, o Governo anunciou a contratação de 350 enfermeiros e um aumento as camas de cuidados intensivos. Sobre estas medidas, que considera positivas, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, apontou também que chegam “demasiado tarde”.

O anúncio de todas as medidas referidas, continuou o responsável, evidencia “o desespero do Governo” perante uma situação que “é caótica”.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, tem dúvidas sobre a viabilidade de contratação de um tão elevado número de profissionais para as UCI.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …