/

Recebeu sementes que não encomendou? Não as semeie nem deite no lixo, pede o Governo

18

O Ministério da Agricultura alertou esta terça-feira para o envio postal de pacotes de sementes de países asiáticos, que não foram solicitados, pedindo que estas não sejam semeadas ou deitadas no lixo.

“O Ministério da Agricultura alerta para o envio, por via postal, de pequenos pacotes de sementes, não solicitados, provenientes de países asiáticos. Esta situação está também a ser reportada em vários países da União Europeia e por países terceiros”, sublinhou o executivo, numa nota divulgada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Para além das sementes de várias espécies, as embalagens podem conter solo, larvas mortas ou estruturas de fungos.

Segundo o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes, as embalagens, cujo conteúdo não aparece especificado, também não são acompanhadas por um certificado fitossanitário que ateste as exigências do país, acarretando assim “sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras”.

Por isso, as sementes não devem ser semeadas ou colocadas no lixo, mas entregues num serviço regional da DGAV ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas.

“Caso não seja possível a entrega em mãos, agradece-se que estas sementes sejam enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a DGAV (Campo Grande 50 – 1700-093 Lisboa), devendo ser indicado um contacto tendo em conta a eventual necessidade de recolha de esclarecimentos adicionais”, ressalvou o Governo.

O alerta do Governo português surge depois de os Estados Unidos, Austrália, Canadá e Taiwan também fazerem comunicações às populações no mesmo sentido, alertando sobre pacotes não solicitados – que parecem ser oriundos da China.

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes em território norte-americano.

ZAP //

18 Comments

    • Não é raça é um partido comunista, como o nosso que vai fazer a festa do Avante, sim Avante porque eles vão mesmo faze-lo e ninguém os impede, lá está COMUNISMO. Não é o que eu procuro, abraço.

    • Lamentavelmente continua este tal de soares (é que faço questão que seja em letra pequena),
      em vez de chamar outros de malditos, somente porque sim e porque são diferentes. realmente és a estupidez refletida em écrâ, quem julgas que és???? Um ótario de extrema direita e com certeza daqueles que são mandados nem sequer os idiotas que mandam….. burrrrrrrooooooo, ve la se aprendes alguma coisa com o Francisco Ferreira e a eu mesma, já que aqui andas sempre nisto faz tanto tempo e es tão buuuuurrrrrrroooooooo…………

  1. Curioso, tenho uma encomenda dessas. Mas acho interessante, para eu fazer um estudo. Triste que nos States que já as receberam há muito tempo, ainda não têm uma explicação cientifica. Estes chineses são geniais. O Oeste está a ficar calão, telemóvel na mão, no sofá, a pedir à mamã para encomendar um hambúrguer e com a TV ligada. Aos 30 anos em casa sem se terem formado e sem trabalhar. Claro que há excepções, mas só quando têm pais rígidos e os metem a trabukir desde pequenos, correndo o risco de ir ao tribunal. Felizmente estou bem bem com 3 filhos a quem cultivei a cultura do trabalho chinesa e sou português do norte de várias famílias anteriores. Agora aguentem-se. Darwin manda, ou seja o meio ambiente.

    • Gostei Francisco António Ferreira Martins Ferreira, gostei!
      Que tramoias mais é que certa gentinha vai inventar, para pôr meio mundo contra a China?
      Talvez a ideia seja fazer-nos ver que para sobreviver é preciso semear, sementes e não guerras!
      Veja-se o poder de uma sementinha, o milagre que ela contem dento de si!

      • É por causa de pessoas com a sua ignorância que certas coisas acontecem. Não perceber a gravidade de uma situação destas é mau. Defender um povo sem escrúpulos, que está a tentar prejudicar a comida que chega a sua mesa, é ignorância de mais alto nível.

      • Conheces o povo???, se calhar és tu que não tens escrúpulos… porque o povo portugues na sua generalidade é bem formado e educado agora quanto a ti……… quem julgas ser para roturares assim um povo???? deixa me adivinhar amigo do raul soares a besta mais em cima???? so pode…..perfeitas almas gemeas rsrssrsrsr

  2. Primeiro é preciso corrigir a expressão do texto, sublinhada por estar incorrecta, provavelmente:”…houve quem plantasse as sementes…” As sementes semeiam-se, não se plantam!! Depois temos que concordar que isto é tudo muito estranho! Eu não acredito que sejam chineses a colarem-se a esta perigosa iniciativa! As consequências deste acto seriam péssimas para a sua economia. Há algum desses poderosos monopólios a tirar dividendos disto e a enviarem encomendas que possam beneficiá-los a eles para implicarem terceiros!!! Nos tempos que correm tudo é possível!!!!

  3. Eu mesma, concordo com o seu raciocínio mas as sementes podem estar envenenadas porque não sabemos quem as manipulou e quem as enviou da China!!! Para mim não foram os chineses!! Não podemos, Zé túlio chamar ignorantes a pessoas que pensam assim! Nem sequer sabemos qual é a intenção de quem se lembrou de fazer isto!!

    • Ora essa é que é essa res pública! Por mim também sou de opinião que as sementes não devem ser plantadas e se deve ter todo o cuidado entregando-as a um organismo competente ( Ministério da Agricultura)ou destruindo-as. Mas também não devemos permitir que nos “semeiem na cabeça” ideias rocambolescas, com as quais nos querem manipular, para atingir outros objetivos que nada têm a ver com as sementinhas.

  4. Tanto alarido desnecessário !………recebo algo que não encomendei, é simples…. se me for entregue de mão a mão, recuso-o, se for depositado na caixa de correio, queimo-o, ponto final !

  5. Se de fato houvesse interesse em esclarecer a situação o assunto já estaria mais que esclarecido. Mas o interesse é esticar, esticar o assunto para fomentar o ódio e servir os interesses de quem arquitetou tudo isto.
    A China que esteve sempre tão acomodada, agora de repente faz mal a todo o mundo?

    • Eu mesma: sabe está mais demorado pelo facto de ainda por cima de tudo isto vir de fato, possivelmente demora mais a despir e também não convirá pôr os chineses a nu já que tão bem foram apadrinhados por esta Europa fora, agora aguenta coração!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.