Variante detetada na África do Sul desencadeia rastreio porta a porta em Londres

Daniel Pockett / EPA

As autoridades de Saúde britânicas desencadearam esta segunda-feira operações de rastreio porta a porta na região de Londres para tentar identificar eventuais infetados com a variante detetada na África do Sul do coronavírus que causa a covid-19.

A autarquia de Surrey, ao sul da capital britânica, anunciou em comunicado que residentes das áreas de Goldsworth Park e St. Johns em Woking “serão visitados, solicitando-se que façam o teste de PCR covid-19 com ou sem sintomas”.

A operação foi desencadeada após terem sido identificados pelo menos dois casos de infeção com a variante conhecida por VOC-202012/02, considerada muito infecciosa e potencialmente mais resistente às vacinas anti-covid.

Outras zonas diferentes do oeste, norte e sudeste de Londres, nomeadamente Ealing, Herfordshire e Kent, também deram conta de infeções com a variante do coronavírus identificada na África do Sul, iniciando as suas próprias operações de rastreamento.

Em Ealing, as autoridades locais estão a urgir residentes e pessoas que trabalham em certas áreas para marcarem testes num posto de testagem móvel, devendo uma operação porta a porta começar ainda esta semana.

A autarquia de Hertfordshire também pediu que todos os residentes da zona de Broxbourne com mais de 18 anos que façam um teste, “mesmo que não tenham sintomas”, até os contactos porta a porta começarem na quinta-feira.

As autoridades britânicas estão a enfatizar que não há provas de que a variante resulte em complicações piores da doença ou que as vacinas aprovadas no Reino Unido não ofereçam proteção.

Na quinta-feira, a direção geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England) deu conta de 105 casos em todo o Reino Unido, 91 dos quais em Inglaterra.

Há uma semana, o ministro da Saúde, Matt Hancock, disse à BBC que todos os casos identificados até então estavam ligados a viajantes do país sul-africano, mas os novos casos são preocupantes porque não estão relacionados com novas chegadas, sugerindo que a variante está a circular na comunidade.

Os contactos porta a porta e mobilização de postos de testagem local com testes rápidos pretendem fazer um rastreamento mais rápido para travar a transmissão.

O risco representado pela nova variante levou o Reino Unido a suspender voos diretos da África do Sul em dezembro e proibir a entrada de visitantes daquele país, restrições alargadas em janeiro a outros países africanos, como Angola e Moçambique.

O Reino Unido é um dos países mais afetados pela pandemia covid-19, durante a qual registou até domingo 106.158 mortes confirmadas, o maior número na Europa e o quinto a nível mundial, atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e México.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …