Nova Deli registou 123 mil casos. Afinal, podem ser 6,6 milhões

Jagadeesh Nv / EPA

O Centro Nacional para o Controlo de Doenças da Índia revelou, esta terça-feira, que cerca de 23% da população do estado de Nova Deli já esteve infetada com covid-19.

De acordo com a Associated Press, foram testadas 21.387 pessoas, escolhidas de forma aleatória de entre os 29 milhões de habitantes do estado, onde fica Nova Deli, a capital da Índia.

Até ao momento, foram registados oficialmente 123.747 casos de infeção na região e 3.633 óbitos. A principal conclusão deste estudo, de acordo com Sujeet Kumar Singh, responsável pelo Centro Nacional para o Controlo de Doenças da Índia, é a de que os números reais na pandemia serão, afinal, muito mais elevados.

O estudo revelou que 23,48% das pessoas testadas tinham anticorpos para o novo coronavírus. A estimativa final do Centro Nacional para o Controlo de Doenças fixou-se nos 22,86%.

Assim, o estudo, que apenas se refere à capital indiana, que tem 29 milhões de habitantes, aponta para um valor muito mais elevado do que foi registado oficialmente: 6,6 milhões de casos de infeção, sendo que a maior parte deles não foram detetados nem identificados.

De acordo com Jayaprakash Muliyil, epidemiologista que faz parte da equipa de conselheiros do governo indiano para a gestão da pandemia, o estudo pode pecar por defeito. “É preciso olhar para os vários grupos diferentes”, alertou, explicando que os resultados representam uma média, pelo que a percentagem real de infeções deverá ser bastante mais elevada em algumas zonas, nomeadamente nos bairros de lata.

Especialistas suspeitam que muitas mortes, especialmente entre os idosos, não estão a ser registadas nos números oficiais. Os testes são ainda mais limitados fora da capital.

Os valores são superiores aos detetados no início do mês em Espanha, onde um estudo publicado na revista científica Lancet fixou nos 5,2 a percentagem da população com imunidade para a covid-19 e apontou para a possibilidade de os anticorpos desenvolvidos para lutar contra a doença desaparecerem ao fim de algumas semanas.

A Índia, que é o segundo país mais populoso do mundo, é o terceiro mais afetado pela covid-19, a seguir aos Estados Unidos e ao Brasil. O país tem mais de um milhão de casos de infeção (1.194.888) e 28.771 óbitos.

No início da pandemia, o vírus estava amplamente restrito às cidades do país, onde as populações tendem a ser mais jovens e onde há mais hospitais. Porém, surtos preocupantes foram detetados em áreas rurais com sistemas de saúde mais frágeis e em estados com populações mais velhas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cada qual conta consoante lhe convêm, um país destes o segundo mais habitado do planeta com condições de vida miseráveis, que pensar de tudo isto?

RESPONDER

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …