Ferrari revela protótipo de iate de corrida “voador” que funciona sem motor

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Hypersail

O Hypersail estará disponível em 2026 e é alimentado totalmente à base de energias renováveis.

A Ferrari acaba de anunciar um novo e arrojado desafio desportivo no mundo da vela, com a apresentação do Hypersail, um protótipo de iate de corrida oceânica. Desenvolvido em parceria com o arquiteto naval francês Guillaume Verdier, o projeto combina inovação tecnológica com a herança desportiva da marca italiana.

O novo monocasco voador, atualmente em construção em Itália, será lançado em 2026 e promete revolucionar a navegação com um conceito inédito: alta performance totalmente alimentada por energias renováveis.

O Hypersail será um veleiro de competição oceânica que se estabiliza em três pontos de contacto com a água, “voando” literalmente sobre as ondas. A embarcação não contará com qualquer motor de combustão a bordo — toda a energia necessária para operar os sistemas de controlo e movimento das foils (hidro-escoras), quilha, leme e a totalidade da eletrónica de navegação e computadores será gerada de forma autónoma, exclusivamente enquanto navega à vela.

Este sistema de energia 100% sustentável combina fontes solares, eólicas e cinéticas, tornando o Hypersail no primeiro iate do seu tamanho a ser totalmente autossuficiente em termos energéticos. A Ferrari sublinha que o objetivo é alcançar uma navegação sem paragens, sem abastecimentos e sem qualquer apoio externo, refletindo um novo patamar de resistência e autonomia nos desportos náuticos.

Segundo John Elkann, presidente da Ferrari, “o Hypersail é um desafio que nos leva a ultrapassar os nossos próprios limites e que está perfeitamente alinhado com a herança da marca. Tal como o nosso Hypercar, vencedor das 24 Horas de Le Mans, esta embarcação representa o auge da performance e da durabilidade.”

Giovanni Soldini, experiente velejador e figura central do projeto, destaca-se pela sua colaboração técnica no desenvolvimento do iate, cujo design também resultou no registo de nove patentes, com outras seis em preparação. O sistema de controlo de voo da embarcação foi desenvolvido com base no know-how da Ferrari no setor automóvel, aplicando processos avançados de cálculo aerodinâmico e estrutural para garantir desempenho e segurança.

“A colaboração com Giovanni Soldini é essencial, não apenas pela sua carreira como velejador, mas também pela sua vasta experiência no desenvolvimento de iates. O trabalho conjunto com Guillaume Verdier está a dar origem a uma embarcação única que cruzará os oceanos a voar”, refere Elkann.

ZAP //

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