Quase nenhuma das mulheres no Ashley Madison era real

AshleyMadison.com

-

A publicação de dados do site de encontros extra-conjugais Ashley Madison continua a dar que falar. Já não é novidade que eram falsos muitos dos perfis femininos registados no serviço, mas um artigo publicado esta quarta-feira no Gizmondo revelou que o caso é ainda mais surpreendente.

Uma análise mais profunda das informações divulgadas pelo grupo hacker Impact Team mostrou que pouquíssimas das pessoas identificadas como mulheres eram, de facto, utilizadoras reais do serviço.

Para chegar a esta conclusão, a editora-chefe do Gizmondo, Annalee Newitz, analisou dados como os e-mails registados no site e os endereços IP dos acesso.

Newitz descobriu em primeiro lugar que cerca de dez mil dos e-mails registados terminavam com o domínio “ashleymadison.com” – um claro indício de que os perfis seriam falsos.

Além isso, um grande número dos e-mails pareciam ter sido criados por robôs. Por exemplo, e-mails como 100@ashleymadison.com, 200@ashleymadison.com e 300@ashleymadison.com.

Segundo o artigo do Gizmodo, mais de nove mil destes endereços numéricos eram usados por perfis femininos, enquanto apenas mil eram de perfis masculinos.

Newitz analisou seguidamente os endereços IP dos utilizadores registados.

Cerca de 80 mil dos IPs eram de computadores utilizados no escritório da Avid Life Media, a proprietária di Ashley Madison. E destes, mais de 68 mil eram de perfis femininos.

Este perfil de acesso faz recordar o caso de Doriana Silva, uma imigrante brasileira que pediu à Avid Life Media 20 milhões de dólares de indemnização por ter magoado os pulsos a criar perfis falsos de mulheres sensuais no Ashley Madison.

A análise de outros campos dos dados divulgados permitiu ver se havia actividade genuína nos perfis registados.

Um destes campos, <mail_last_time>, indicava a última vez que um utilizador tinha consultado a sua caixa de mensagens.

Do total de inscritos, mais de 20 milhões de homens tinham verificado o correio pelo menos uma vez, mas apenas 1.400 mulheres abriram a inbox durante toda a história de vida do site.

O campo <chat_last_time> indicava se o utilizador tinha usado o sistema de chat.

Enquanto 11 milhões de homens já o tinham usado, apenas 2.400 mil mulheres o tinham feito.

Por fim, o campo <paid_delete> mostrava os utilizadores que tinham pago para apagar as suas contas e para que as informações pessoais fossem eliminadas dos servidores da empresa.

Enquanto 173 mil homens tinham pago cerca de 16€ para ser “esquecidos” pelo serviço, apenas 12 mil mulheres o fizeram.

E, pior que tudo, os dados registados nunca eram realmente apagados.

A enorme desproporção entre acções masculinas e femininas não chega nem perto de corresponder ao comportamento esperado de um público que, segundo o anunciado pelo próprio site, era composto por cerca de 85% de homens e 15% de mulheres.

Annalee Newitz conclui que menos de 1% dos perfis femininos era utilizado por pessoas reais – não descartando ainda a possibilidade de que vários desses 1% de perfis possam ter sido criados por homens a fazer-se passar por mulheres.

Em conclusão, a probabilidade de um homem conseguir um caso extra-conjugal real usando o Ashley Madison era ínfima.

Ou seja, sem saber, os utilizadores colocavam em causa as suas relações reais, pela fantasia de ter uma relação extraconjugal inalcançável – pelo menos, não no Ashley Madison.

Além disso, os “arrependidos” que pagavam para que os seus dados fossem apagados, ainda eram vítimas de fraude – o seu registo continuava a existir.

As autoridades mantêm a sua versão de que os maus da fita deste caso são os hackers.

Mas há quem não concorde.

ZAP / POP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. conclusão ,se for mulher tem muito por onde escolher e pouca concorrência real ,sem duvida um bom site de encontros para o publico feminino 😉

RESPONDER

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …