Quase nenhuma das mulheres no Ashley Madison era real

AshleyMadison.com

-

A publicação de dados do site de encontros extra-conjugais Ashley Madison continua a dar que falar. Já não é novidade que eram falsos muitos dos perfis femininos registados no serviço, mas um artigo publicado esta quarta-feira no Gizmondo revelou que o caso é ainda mais surpreendente.

Uma análise mais profunda das informações divulgadas pelo grupo hacker Impact Team mostrou que pouquíssimas das pessoas identificadas como mulheres eram, de facto, utilizadoras reais do serviço.

Para chegar a esta conclusão, a editora-chefe do Gizmondo, Annalee Newitz, analisou dados como os e-mails registados no site e os endereços IP dos acesso.

Newitz descobriu em primeiro lugar que cerca de dez mil dos e-mails registados terminavam com o domínio “ashleymadison.com” – um claro indício de que os perfis seriam falsos.

Além isso, um grande número dos e-mails pareciam ter sido criados por robôs. Por exemplo, e-mails como 100@ashleymadison.com, 200@ashleymadison.com e 300@ashleymadison.com.

Segundo o artigo do Gizmodo, mais de nove mil destes endereços numéricos eram usados por perfis femininos, enquanto apenas mil eram de perfis masculinos.

Newitz analisou seguidamente os endereços IP dos utilizadores registados.

Cerca de 80 mil dos IPs eram de computadores utilizados no escritório da Avid Life Media, a proprietária di Ashley Madison. E destes, mais de 68 mil eram de perfis femininos.

Este perfil de acesso faz recordar o caso de Doriana Silva, uma imigrante brasileira que pediu à Avid Life Media 20 milhões de dólares de indemnização por ter magoado os pulsos a criar perfis falsos de mulheres sensuais no Ashley Madison.

A análise de outros campos dos dados divulgados permitiu ver se havia actividade genuína nos perfis registados.

Um destes campos, <mail_last_time>, indicava a última vez que um utilizador tinha consultado a sua caixa de mensagens.

Do total de inscritos, mais de 20 milhões de homens tinham verificado o correio pelo menos uma vez, mas apenas 1.400 mulheres abriram a inbox durante toda a história de vida do site.

O campo <chat_last_time> indicava se o utilizador tinha usado o sistema de chat.

Enquanto 11 milhões de homens já o tinham usado, apenas 2.400 mil mulheres o tinham feito.

Por fim, o campo <paid_delete> mostrava os utilizadores que tinham pago para apagar as suas contas e para que as informações pessoais fossem eliminadas dos servidores da empresa.

Enquanto 173 mil homens tinham pago cerca de 16€ para ser “esquecidos” pelo serviço, apenas 12 mil mulheres o fizeram.

E, pior que tudo, os dados registados nunca eram realmente apagados.

A enorme desproporção entre acções masculinas e femininas não chega nem perto de corresponder ao comportamento esperado de um público que, segundo o anunciado pelo próprio site, era composto por cerca de 85% de homens e 15% de mulheres.

Annalee Newitz conclui que menos de 1% dos perfis femininos era utilizado por pessoas reais – não descartando ainda a possibilidade de que vários desses 1% de perfis possam ter sido criados por homens a fazer-se passar por mulheres.

Em conclusão, a probabilidade de um homem conseguir um caso extra-conjugal real usando o Ashley Madison era ínfima.

Ou seja, sem saber, os utilizadores colocavam em causa as suas relações reais, pela fantasia de ter uma relação extraconjugal inalcançável – pelo menos, não no Ashley Madison.

Além disso, os “arrependidos” que pagavam para que os seus dados fossem apagados, ainda eram vítimas de fraude – o seu registo continuava a existir.

As autoridades mantêm a sua versão de que os maus da fita deste caso são os hackers.

Mas há quem não concorde.

ZAP / POP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. conclusão ,se for mulher tem muito por onde escolher e pouca concorrência real ,sem duvida um bom site de encontros para o publico feminino 😉

RESPONDER

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …

Ronaldo e outras 22 apostas de Fernando Santos para a Ligas da Nações

Fernando Santos já garantiu que Ronaldo vai fazer parte da lista dos 23 selecionados para a fase final da Liga das Nações de futebol. Além de Ronaldo, a presença de João Félix também parece garantida. O …

Faltas dos alunos que adiram à greve pelo clima serão injustificadas

As faltas dos alunos que participem na greve estudantil internacional em defesa do clima serão injustificadas, segundo os diretores escolares, que garantem que as escolas vão funcionar normalmente com a realização de aulas e testes. Na …