Quase nenhuma das mulheres no Ashley Madison era real

AshleyMadison.com

-

A publicação de dados do site de encontros extra-conjugais Ashley Madison continua a dar que falar. Já não é novidade que eram falsos muitos dos perfis femininos registados no serviço, mas um artigo publicado esta quarta-feira no Gizmondo revelou que o caso é ainda mais surpreendente.

Uma análise mais profunda das informações divulgadas pelo grupo hacker Impact Team mostrou que pouquíssimas das pessoas identificadas como mulheres eram, de facto, utilizadoras reais do serviço.

Para chegar a esta conclusão, a editora-chefe do Gizmondo, Annalee Newitz, analisou dados como os e-mails registados no site e os endereços IP dos acesso.

Newitz descobriu em primeiro lugar que cerca de dez mil dos e-mails registados terminavam com o domínio “ashleymadison.com” – um claro indício de que os perfis seriam falsos.

Além isso, um grande número dos e-mails pareciam ter sido criados por robôs. Por exemplo, e-mails como 100@ashleymadison.com, 200@ashleymadison.com e 300@ashleymadison.com.

Segundo o artigo do Gizmodo, mais de nove mil destes endereços numéricos eram usados por perfis femininos, enquanto apenas mil eram de perfis masculinos.

Newitz analisou seguidamente os endereços IP dos utilizadores registados.

Cerca de 80 mil dos IPs eram de computadores utilizados no escritório da Avid Life Media, a proprietária di Ashley Madison. E destes, mais de 68 mil eram de perfis femininos.

Este perfil de acesso faz recordar o caso de Doriana Silva, uma imigrante brasileira que pediu à Avid Life Media 20 milhões de dólares de indemnização por ter magoado os pulsos a criar perfis falsos de mulheres sensuais no Ashley Madison.

A análise de outros campos dos dados divulgados permitiu ver se havia actividade genuína nos perfis registados.

Um destes campos, <mail_last_time>, indicava a última vez que um utilizador tinha consultado a sua caixa de mensagens.

Do total de inscritos, mais de 20 milhões de homens tinham verificado o correio pelo menos uma vez, mas apenas 1.400 mulheres abriram a inbox durante toda a história de vida do site.

O campo <chat_last_time> indicava se o utilizador tinha usado o sistema de chat.

Enquanto 11 milhões de homens já o tinham usado, apenas 2.400 mil mulheres o tinham feito.

Por fim, o campo <paid_delete> mostrava os utilizadores que tinham pago para apagar as suas contas e para que as informações pessoais fossem eliminadas dos servidores da empresa.

Enquanto 173 mil homens tinham pago cerca de 16€ para ser “esquecidos” pelo serviço, apenas 12 mil mulheres o fizeram.

E, pior que tudo, os dados registados nunca eram realmente apagados.

A enorme desproporção entre acções masculinas e femininas não chega nem perto de corresponder ao comportamento esperado de um público que, segundo o anunciado pelo próprio site, era composto por cerca de 85% de homens e 15% de mulheres.

Annalee Newitz conclui que menos de 1% dos perfis femininos era utilizado por pessoas reais – não descartando ainda a possibilidade de que vários desses 1% de perfis possam ter sido criados por homens a fazer-se passar por mulheres.

Em conclusão, a probabilidade de um homem conseguir um caso extra-conjugal real usando o Ashley Madison era ínfima.

Ou seja, sem saber, os utilizadores colocavam em causa as suas relações reais, pela fantasia de ter uma relação extraconjugal inalcançável – pelo menos, não no Ashley Madison.

Além disso, os “arrependidos” que pagavam para que os seus dados fossem apagados, ainda eram vítimas de fraude – o seu registo continuava a existir.

As autoridades mantêm a sua versão de que os maus da fita deste caso são os hackers.

Mas há quem não concorde.

ZAP / POP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. conclusão ,se for mulher tem muito por onde escolher e pouca concorrência real ,sem duvida um bom site de encontros para o publico feminino 😉

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …