/

120 mil portugueses infiéis em pânico com ataque informático ao AshleyMadison.com

2

AshleyMadison.com

O site de relacionamentos extra-conjugais AshleyMadison.com foi atacado por hackers que ameaçam divulgar os dados pessoais dos mais de 37 milhões de utilizadores da página. Entre esses utilizadores estão 120 mil portugueses infiéis.

Este grupo de piratas informáticos, auto-denominados The Impact Team, já divulgou online 40 megabytes de informação alusiva aos utilizadores do AshleyMadison.com e também do site Established Men, ambos pertencentes à empresa canadiana Avid Life Media Inc., adianta a CNBC. Entre esses dados estarão detalhes sobre cartões de crédito.

Os responsáveis da Avid Life Media Inc. anunciaram que já conseguiram retirar da Internet essa informação divulgada pelos hackers e garantem também que o site está seguro e que fecharam “os pontos de acesso não autorizados”. Acrescentam igualmente que estão a trabalhar com as autoridades que estão a investigar o caso para encontrar os culpados de um acto que consideram de “ciber-terrorismo”.

O AshleyMadison.com é considerado um dos maiores sites de encontros de adultério em todo o mundo, com mais de 37 milhões de utilizadores. Só em Portugal haverá 120 mil pessoas registadas, aponta o Correio da Manhã, salientando que Évora, Braga e Coimbra são as cidades mais representadas.

Os hackers têm na sua posse os nomes, endereços e informações sobre as preferências sexuais destes milhões de utilizadores, bem como as fotografias íntimas que publicaram e as mensagens que trocaram.

Os piratas informáticos deixaram no site um alerta, que entretanto foi apagado, onde ameaçavam divulgar os dados roubados, caso o AshleyMadison.com não seja eliminado.

“Vamos expor todos os registos de clientes, perfis com todas as fantasias sexuais, imagens de nudez e conversas e correspondentes transacções com cartões de crédito, nomes e endereços reais”, escreveram os hackers.

Este grupo de piratas justifica o ataque com o facto de o AshleyMadison.com ter posto em prática um serviço de eliminação de dados dos clientes, a um preço de 19 dólares (cerca de 17,50 euros), que definem como “uma completa mentira”, frisando que os dados de pagamento com o cartão de crédito “ficam guardados e não são apagados, como prometido”, e que “isso inclui nomes reais e moradas, algumas das informações que os utilizadores mais queriam ver apagadas”.

Este serviço terá garantido à empresa mais de 1,7 milhões de dólares em 2014.

A Avid Life Media Inc. garante que “a opção “Apagar-Pago” oferecida pelo AshleyMadison.com remove de facto toda a informação relacionada com o perfil de um membro e as suas actividades de comunicação”, incluindo as fotos publicadas e as mensagens enviadas a outros utilizadores.

E, como resposta ao ataque pirata, o site está agora a disponibilizar “a opção Apagar-Tudo grátis a qualquer membro”.

SV, ZAP

2 Comments

  1. Na presunção de que a maioria é do género ‘M’ significa que naquela maioria tende a persistir confusão no que toca à cabeça que devia pensar, à dos dedos ou à que por natureza nunca pensa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.