120 mil portugueses infiéis em pânico com ataque informático ao AshleyMadison.com

AshleyMadison.com

O site de relacionamentos extra-conjugais AshleyMadison.com foi atacado por hackers que ameaçam divulgar os dados pessoais dos mais de 37 milhões de utilizadores da página. Entre esses utilizadores estão 120 mil portugueses infiéis.

Este grupo de piratas informáticos, auto-denominados The Impact Team, já divulgou online 40 megabytes de informação alusiva aos utilizadores do AshleyMadison.com e também do site Established Men, ambos pertencentes à empresa canadiana Avid Life Media Inc., adianta a CNBC. Entre esses dados estarão detalhes sobre cartões de crédito.

Os responsáveis da Avid Life Media Inc. anunciaram que já conseguiram retirar da Internet essa informação divulgada pelos hackers e garantem também que o site está seguro e que fecharam “os pontos de acesso não autorizados”. Acrescentam igualmente que estão a trabalhar com as autoridades que estão a investigar o caso para encontrar os culpados de um acto que consideram de “ciber-terrorismo”.

O AshleyMadison.com é considerado um dos maiores sites de encontros de adultério em todo o mundo, com mais de 37 milhões de utilizadores. Só em Portugal haverá 120 mil pessoas registadas, aponta o Correio da Manhã, salientando que Évora, Braga e Coimbra são as cidades mais representadas.

Os hackers têm na sua posse os nomes, endereços e informações sobre as preferências sexuais destes milhões de utilizadores, bem como as fotografias íntimas que publicaram e as mensagens que trocaram.

Os piratas informáticos deixaram no site um alerta, que entretanto foi apagado, onde ameaçavam divulgar os dados roubados, caso o AshleyMadison.com não seja eliminado.

“Vamos expor todos os registos de clientes, perfis com todas as fantasias sexuais, imagens de nudez e conversas e correspondentes transacções com cartões de crédito, nomes e endereços reais”, escreveram os hackers.

Este grupo de piratas justifica o ataque com o facto de o AshleyMadison.com ter posto em prática um serviço de eliminação de dados dos clientes, a um preço de 19 dólares (cerca de 17,50 euros), que definem como “uma completa mentira”, frisando que os dados de pagamento com o cartão de crédito “ficam guardados e não são apagados, como prometido”, e que “isso inclui nomes reais e moradas, algumas das informações que os utilizadores mais queriam ver apagadas”.

Este serviço terá garantido à empresa mais de 1,7 milhões de dólares em 2014.

A Avid Life Media Inc. garante que “a opção “Apagar-Pago” oferecida pelo AshleyMadison.com remove de facto toda a informação relacionada com o perfil de um membro e as suas actividades de comunicação”, incluindo as fotos publicadas e as mensagens enviadas a outros utilizadores.

E, como resposta ao ataque pirata, o site está agora a disponibilizar “a opção Apagar-Tudo grátis a qualquer membro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na presunção de que a maioria é do género ‘M’ significa que naquela maioria tende a persistir confusão no que toca à cabeça que devia pensar, à dos dedos ou à que por natureza nunca pensa.

RESPONDER

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …