A Portugal Telecom (PT) tinha 750 milhões de euros de dívida da Espírito Santo International (ESI), empresa do Grupo Espírito Santo (GES), no final do ano passado, refere a empresa.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “em 31 de dezembro de 2013, a rubrica ‘títulos de dívida‘ no montante de 750 milhões de euros inclui títulos de dívida emitidos pela empresa Espírito Santo International”, uma holding não financeira de direito luxemburguês que integra o GES, refere a PT.
Do montante total, 500 milhões de euros foram subscritos pela PT Finance em 8 de novembro de 2013 e foram liquidados na data de vencimento em 10 de fevereiro deste ano e 200 milhões de euros foram subscritos pela PT em 29 de outubro de 2013 e foram liquidados na data de vencimento em 29 de janeiro último.
Os remanescentes 50 milhões de euros foram subscritos pela PT Finance a 20 de novembro de 2013 e foram liquidados a 20 de fevereiro deste ano, “data posterior à de aprovação pelo conselho de administração do relatório e contas consolidados (18 fevereiro) e à de emissão da certificação legal das constas consolidadas e do relatório de auditoria (19 de fevereiro)”, adianta.
Ambos títulos de dívida foram liquidados “pelo respetivo valor nominal acrescido de juros”, adianta.
No comunicado à CMVM, a PT reconhece que, “no que concerne ao critério de investimento em instituições financeiras diversificadas e com reputação no mercado, cumpre mencionar que, atenta a concentração em depósitos e aplicações de tesouraria no BES/GES, em 31 de dezembro de 2013 a sociedade não estaria a observar uma efetiva diversificação“.
/Lusa
Crise do BES
-
27 Dezembro, 2018 Ministério Público nega acesso a escutas do GES a Ricardo Salgado
-
28 Agosto, 2018 BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim