PT e Oi com acordo para fusão

Wikimedia

Zeinal Bava, presidente da Oi e presidente executivo da Portugal Telecom

Zeinal Bava, presidente da Oi e presidente executivo da Portugal Telecom

A Portugal Telecom e a Oi estão mais perto de ser uma única empresa, tendo assinado acordos definitivos para a combinação de negócios.

Os documentos assinados pelas duas empresas “regulam as etapas necessárias à implementação da operação que culminará na fusão”, segundo uma nota enviada a Comissão de Mercado de Valor Mobiliários (CMVM).

A fusão foi anunciada em Outubro do ano passado e vai juntar a PT e a Oi, assim como a Telemar Participações, grupo que controla a Oi, numa empresa única com sede no Brasil. As empresas prevêem que o processo de fusão esteja concluído na primeira metade do ano.

A PT, na mesma nota, dá conta da aprovação pelo Conselho de Administração da Oi do “pedido de registo ao regulador brasileiro do mercado de capitais da oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias e preferenciais da Oi”.

A operação permite a realização do aumento de capital previsto para operacionalizar o negócio, onde serão incluídos os ativos da PT, avaliados em 1,7 mil milhões de euros. De fora ficam as participações da Contax e Bratel, assim como o passivo à data da contribuição.

No comunicado, a PT informa que um dos próximos passos no processo de fusão será a convocação de uma data para a Assembleia Geral de acionistas. Na reunião vai ser incluído a troca das ações da operadora portuguesa pelas ações na nova empresa e o pagamento de dividendos aos acionistas da PT antes da operação. O valor previsto é de dez cêntimos por ação.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Abstenção do PCP no OE serve para "evitar" crescimento das forças "antidemocráticas", diz João Oliveira

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, indiciou que a "arrumação" da direita, com o aparecimento do Chega e da Iniciativa Liberal (IL), pesou na definição da estratégia política do PCP, embora não "condicione" o partido. Na …

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …