PSD-Lisboa provoca Passos

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos Coelho ainda não definiu quem vai ser o candidato do PSD à Câmara de Lisboa, nas eleições autárquicas do próximo ano, mas a concelhia do partido já escolheu quem vai coordenar o programa político e é um crítico do líder social-democrata.

José Eduardo Martins, ex-secretário de Estado de um governo PSD e uma das vozes mais críticas de Passos Coelho, nos últimos tempos, foi a figura escolhida pelo PSD-Lisboa para a coordenação do programa eleitoral para a capital nas próximas autárquicas.

Uma decisão que está a ser encarada como uma “provocação” a Passos Coelho, avança o Diário de Notícias, lembrando que José Eduardo Martins é um “crítico do líder social-democrata”.

Eduardo Martins chegou a ser “desafiado” a candidatar-se à autarquia lisboeta por Aguiar-Branco, ex-ministro da Defesa, durante o congresso do partido, em Abril passado, após ter tecido duras críticas a Passos Coelho, segundo lembra o jornal.

Mas ele recusa a ideia de poder vir a ser candidato e diz que vai apenas “coordenar o programa do PSD”, conforme declarações ao DN.

É um desafio não para ter protagonismo, mas para ajudar o PSD numa tarefa muito importante”, frisa Eduardo Martins no diário, admitindo ainda que gostaria de ver Pedro Santana Lopes à frente da candidatura social-democrata.

Maria Luís Albuquerque e Jorge Moreira da Silva têm sido anunciados como possíveis segundas escolhas, caso Santana Lopes não avance.

E perante o impasse na saída de uma decisão do PSD quanto ao seu candidato a Lisboa, tanto mais depois de o CDS-PP ter divulgado a aposta em Assunção Cristas, a atitude da concelhia social-democrata na capital está a ser vista como uma forma de pressionar Passos a tomar uma decisão.

O líder da concelhia, Mauro Xavier, recusa a ideia e diz apenas que “faz parte da estratégia do PSD Lisboa, discutir primeiro o projecto e depois os nomes“, em consonância com aquilo que Passos Coelho tem dito, conforme transcreve o DN.

Uma fonte descrita no DN como “próxima do líder do PSD” também afasta polémicas e salienta que o partido manterá a estratégia definida para as autárquicas, realçando que “as secções têm autonomia para implementar os seus próprios planos de acção” e que Passos “não tem que se pronunciar sobre esses planos”.

Mas no CDS, um vice-presidente considera ao DN que a candidatura de Assunção Cristas a Lisboa veio agravar o “nervosismo” no PSD e o “vazio” quanto à falta de um candidato forte.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Santana não vai ser apoiado. Passos não gosta dele, é elemento a queimar. Mas,..Sim senhor,… uma rabuda avantajada contra uma dona de casa sedutora. Vai ser uma folia.

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …