PSD já prepara a saída de Passos

EPP / Flickr

O Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

Na incerteza da vitória social-democrata nas próximas eleições, nos bastidores do PSD já se discutem nomes para suceder a Pedro Passos Coelho. Rui Rio será um dos preferidos pelos que acreditam que Passos deva abandonar a liderança do partido se perder as legislativas.

De acordo com o Observador, ex-deputados e ex-dirigentes do Partido Social Democrata começam a preparar a sucessão para que, no momento em que Passos Coelho decida sair, “o poder não fique entregue a um dos seus colaboradores mais diretos, quer seja Maria Luís Albuquerque, Marco António Costa ou Jorge Moreira da Silva”.

“Tem havido várias conversas e movimentações que incluem vários setores do partido no sentido de refletir sobre a atual situação política e o que poderá ser o futuro do PSD”, descreve ao site um ex-dirigente do PSD, que afirma ser “fundamental olhar o futuro e preparar o partido para uma eventual derrota do PSD”.

Rui Rio, que estará a ser pressionado pela direção do PSD a integrar a lista de deputados nas próximas eleições legislativas, é um dos nomes que os mais críticos de Passos gostariam de ver avançar.

“Têm sido discutidos vários nomes e hipóteses para esse cenário. Naturalmente que o nome óbvio é o Rui Rio caso esteja disponível e não seja candidato presidencial”, afirma ao Observador o ex-dirigente entrevistado.

O ex-deputado Luís Rodrigues assumiu que já teve conversas nesse sentido, nomeadamente com José Eduardo Martins e outros militantes. O social-democrata que tem apresentado sempre uma lista alternativa ao Conselho Nacional do PSD nos anos do passismo será uma das pessoas que, em articulação com militantes de vários distritos do país, gostava que Rio avançasse depois das próximas legislativas. Ao Observador, o ex-deputado afirma que, se o PSD perder, Passos devia, “coerentemente, sair”.

Ao mesmo tempo, Rui Rio tem surgido mais vezes junto da direção do PSD, marcando presença, há cerca de duas semanas, num debate organizado pela JSD, ao lado do porta-voz e vice-presidente do PSD, Marco António Costa, ambos com discursos alinhados pela reforma do sistema eleitoral.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • … Alinhamento noticioso – A manchete…
      Na penumbra, sem cheiros, vislumbra-se uma silhueta conhecida de boca no trombone!

  1. Escaparates – A Machete: “EX-deputados e EX-dirigentes começam a…”
    Seremos todos labregos?!?

    Certos papagaios da ribalta…
    Às costas do quinto poder…
    Com pompa de sumido saber…
    Seremos todos labregos?!?

    • Escancarada – Só lhe faltava era as agências de rating que há 4 anos, tão assertivas foram a rotularem de lixo a Div.Soberana – ” Portugal já não está no euro” (pudera c/ juros a 11%) virem agora divulgar o rating actualizado… “Já há dívidada portuguesa a juros negativos”.
      …Escancarada no encontro com chineses e direito a discurso.

  2. Mais do mesmo ,enquanto não desaparecerem de uma vez só todos os partidos e seus apoiantes e aparecer um governo do povo para o povo ,não a que acreditar em nada ,he triste mas verdade e não sei como ainda a certa gente do povo que acredita em algo destas classes politicas .

    • Aqui são do povo eleitos pelo povo, supostamente para governarem para o povo… Os desvarios que o vil metal aguça, desta vez foram tais que nos levaram à 3ª insolvência – os mesmos de sempre – e nesta até nos impuseram um programa de medidas… Fomos governados por credores.

  3. Anjinhos, até acreditam que ele sai, não é? Não se convençam, o gajo é como os sapos,… engole tudo e quando acaba, acaba com fome,… e pergunta se há mais.

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …