PSD já prepara a saída de Passos

EPP / Flickr

O Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

Na incerteza da vitória social-democrata nas próximas eleições, nos bastidores do PSD já se discutem nomes para suceder a Pedro Passos Coelho. Rui Rio será um dos preferidos pelos que acreditam que Passos deva abandonar a liderança do partido se perder as legislativas.

De acordo com o Observador, ex-deputados e ex-dirigentes do Partido Social Democrata começam a preparar a sucessão para que, no momento em que Passos Coelho decida sair, “o poder não fique entregue a um dos seus colaboradores mais diretos, quer seja Maria Luís Albuquerque, Marco António Costa ou Jorge Moreira da Silva”.

“Tem havido várias conversas e movimentações que incluem vários setores do partido no sentido de refletir sobre a atual situação política e o que poderá ser o futuro do PSD”, descreve ao site um ex-dirigente do PSD, que afirma ser “fundamental olhar o futuro e preparar o partido para uma eventual derrota do PSD”.

Rui Rio, que estará a ser pressionado pela direção do PSD a integrar a lista de deputados nas próximas eleições legislativas, é um dos nomes que os mais críticos de Passos gostariam de ver avançar.

“Têm sido discutidos vários nomes e hipóteses para esse cenário. Naturalmente que o nome óbvio é o Rui Rio caso esteja disponível e não seja candidato presidencial”, afirma ao Observador o ex-dirigente entrevistado.

O ex-deputado Luís Rodrigues assumiu que já teve conversas nesse sentido, nomeadamente com José Eduardo Martins e outros militantes. O social-democrata que tem apresentado sempre uma lista alternativa ao Conselho Nacional do PSD nos anos do passismo será uma das pessoas que, em articulação com militantes de vários distritos do país, gostava que Rio avançasse depois das próximas legislativas. Ao Observador, o ex-deputado afirma que, se o PSD perder, Passos devia, “coerentemente, sair”.

Ao mesmo tempo, Rui Rio tem surgido mais vezes junto da direção do PSD, marcando presença, há cerca de duas semanas, num debate organizado pela JSD, ao lado do porta-voz e vice-presidente do PSD, Marco António Costa, ambos com discursos alinhados pela reforma do sistema eleitoral.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • … Alinhamento noticioso – A manchete…
      Na penumbra, sem cheiros, vislumbra-se uma silhueta conhecida de boca no trombone!

  1. Escaparates – A Machete: “EX-deputados e EX-dirigentes começam a…”
    Seremos todos labregos?!?

    Certos papagaios da ribalta…
    Às costas do quinto poder…
    Com pompa de sumido saber…
    Seremos todos labregos?!?

    • Escancarada – Só lhe faltava era as agências de rating que há 4 anos, tão assertivas foram a rotularem de lixo a Div.Soberana – ” Portugal já não está no euro” (pudera c/ juros a 11%) virem agora divulgar o rating actualizado… “Já há dívidada portuguesa a juros negativos”.
      …Escancarada no encontro com chineses e direito a discurso.

  2. Mais do mesmo ,enquanto não desaparecerem de uma vez só todos os partidos e seus apoiantes e aparecer um governo do povo para o povo ,não a que acreditar em nada ,he triste mas verdade e não sei como ainda a certa gente do povo que acredita em algo destas classes politicas .

    • Aqui são do povo eleitos pelo povo, supostamente para governarem para o povo… Os desvarios que o vil metal aguça, desta vez foram tais que nos levaram à 3ª insolvência – os mesmos de sempre – e nesta até nos impuseram um programa de medidas… Fomos governados por credores.

  3. Anjinhos, até acreditam que ele sai, não é? Não se convençam, o gajo é como os sapos,… engole tudo e quando acaba, acaba com fome,… e pergunta se há mais.

RESPONDER

Facebook está a criar (com sucesso) tecnologia capaz de ler mentes

Há cerca de dois anos, o Facebook começou a desenvolver uma tecnologia capaz de ler as mentes das pessoas. Agora, a empresa apresentou com sucesso os primeiros resultados da sua investigação. O Facebook quer disponibilizar uma …

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …