PSD já prepara a saída de Passos

EPP / Flickr

O Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

O Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho

Na incerteza da vitória social-democrata nas próximas eleições, nos bastidores do PSD já se discutem nomes para suceder a Pedro Passos Coelho. Rui Rio será um dos preferidos pelos que acreditam que Passos deva abandonar a liderança do partido se perder as legislativas.

De acordo com o Observador, ex-deputados e ex-dirigentes do Partido Social Democrata começam a preparar a sucessão para que, no momento em que Passos Coelho decida sair, “o poder não fique entregue a um dos seus colaboradores mais diretos, quer seja Maria Luís Albuquerque, Marco António Costa ou Jorge Moreira da Silva”.

“Tem havido várias conversas e movimentações que incluem vários setores do partido no sentido de refletir sobre a atual situação política e o que poderá ser o futuro do PSD”, descreve ao site um ex-dirigente do PSD, que afirma ser “fundamental olhar o futuro e preparar o partido para uma eventual derrota do PSD”.

Rui Rio, que estará a ser pressionado pela direção do PSD a integrar a lista de deputados nas próximas eleições legislativas, é um dos nomes que os mais críticos de Passos gostariam de ver avançar.

“Têm sido discutidos vários nomes e hipóteses para esse cenário. Naturalmente que o nome óbvio é o Rui Rio caso esteja disponível e não seja candidato presidencial”, afirma ao Observador o ex-dirigente entrevistado.

O ex-deputado Luís Rodrigues assumiu que já teve conversas nesse sentido, nomeadamente com José Eduardo Martins e outros militantes. O social-democrata que tem apresentado sempre uma lista alternativa ao Conselho Nacional do PSD nos anos do passismo será uma das pessoas que, em articulação com militantes de vários distritos do país, gostava que Rio avançasse depois das próximas legislativas. Ao Observador, o ex-deputado afirma que, se o PSD perder, Passos devia, “coerentemente, sair”.

Ao mesmo tempo, Rui Rio tem surgido mais vezes junto da direção do PSD, marcando presença, há cerca de duas semanas, num debate organizado pela JSD, ao lado do porta-voz e vice-presidente do PSD, Marco António Costa, ambos com discursos alinhados pela reforma do sistema eleitoral.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • … Alinhamento noticioso – A manchete…
      Na penumbra, sem cheiros, vislumbra-se uma silhueta conhecida de boca no trombone!

  1. Escaparates – A Machete: “EX-deputados e EX-dirigentes começam a…”
    Seremos todos labregos?!?

    Certos papagaios da ribalta…
    Às costas do quinto poder…
    Com pompa de sumido saber…
    Seremos todos labregos?!?

    • Escancarada – Só lhe faltava era as agências de rating que há 4 anos, tão assertivas foram a rotularem de lixo a Div.Soberana – ” Portugal já não está no euro” (pudera c/ juros a 11%) virem agora divulgar o rating actualizado… “Já há dívidada portuguesa a juros negativos”.
      …Escancarada no encontro com chineses e direito a discurso.

  2. Mais do mesmo ,enquanto não desaparecerem de uma vez só todos os partidos e seus apoiantes e aparecer um governo do povo para o povo ,não a que acreditar em nada ,he triste mas verdade e não sei como ainda a certa gente do povo que acredita em algo destas classes politicas .

    • Aqui são do povo eleitos pelo povo, supostamente para governarem para o povo… Os desvarios que o vil metal aguça, desta vez foram tais que nos levaram à 3ª insolvência – os mesmos de sempre – e nesta até nos impuseram um programa de medidas… Fomos governados por credores.

  3. Anjinhos, até acreditam que ele sai, não é? Não se convençam, o gajo é como os sapos,… engole tudo e quando acaba, acaba com fome,… e pergunta se há mais.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …