PSD e CDS vão assinar acordo autárquico. Rio dá nega a Santana na Figueira

José Coelho / Lusa

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, saúda o presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos vão estar lado a lado, na próxima terça-feira, em Lisboa, para assinar o acordo-quadro entre os dois partidos nas próximas autárquicas.

Segundo apurou o semanário Expresso, já há data para a assinatura do acordo que vai definir a aliança do PSD e do CDS nas próximas eleições autárquicas. A cerimónia será pública e irá acontecer na terça-feira, às 18h00, em Lisboa.

Os líderes dos dois partidos, Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos, irão aparecer lado a lado na cerimónia, mas este acordo-quadro estará mais focado nas questões financeiras, logísticas e de “responsabilidade” das duas partes, do que propriamente nas coligações que vão sair desta parceria, adianta o jornal.

Uma das questões que fica fechada, tal como já tinha avançado na semana passada, é a fórmula financeira para fazer face às despesas de campanha e aos eventuais prejuízos: 80% ficará a cargo do partido que encabeça a coligação e 20% a cargo do outro.

Quanto a nomes, o que se sabe para já é que o CDS quer encabeçar coligações onde a direita possa ter mais hipóteses, sobretudo depois de ter “dado” a Câmara de Lisboa ao candidato social-democrata Carlos Moedas.

Para equilibrar as coisas, o jornal online Observador já tinha avançado, esta quinta-feira, que o deputado centrista João Almeida vai encabeçar a coligação de direita na corrida a São João da Madeira, no distrito de Aveiro.

Mas haverá outras coligações onde o CDS tem expectativa de liderar. Segundo o Expresso, a ideia da liderança centrista é apostar em nomes fortes do partido, mesmo que sejam seus críticos.

Rio dá nega definitiva a Santana na Figueira da Foz

Segundo avança o Observador esta sexta-feira, Santana Lopes não terá o apoio do PSD se decidir entrar na corrida à Figueira da Foz. Rui Rio falou com o ex-líder do partido e fechou a porta a essa possibilidade.

A grande questão agora é o que fará o ex-primeiro-ministro. O jornal digital avança que Santana Lopes ainda sonha com a Figueira e não exclui a hipótese de concorrer como independente, embora saiba as dificuldades de entrar numa corrida a três e sem o apoio formal do PSD.

Esta sexta-feira, Rio vai estar em Coimbra para apresentar mais uma leva de candidatos às eleições autárquicas. Apesar de ainda não estar fechado, tudo indica que Pedro Machado será o candidato social-democrata à Figueira da Foz, apesar de Rio não ter gostado do facto de, publicamente e contra as regras internas, este ter anunciado a sua candidatura sem a luz verde da direção.

Hoje também deverá ser apresentado o nome do ex-bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, à Câmara de Coimbra, assim como Maria Amélia Ferreira, atual Provedora da Santa Casa da Misericórdia, em Marco de Canavezes, e Fermelinda Carvalho, que está a cumprir o último mandato em Arronches, à Câmara de Portalegre.

De acordo com fonte oficial do partido, serão apresentados 51 candidatos. Na semana passada, o PSD divulgou cerca de cem candidatos, divididos em duas categorias: 23 novidades, em câmaras onde o partido não é poder, e uma lista de 77 autarcas em exercício de funções que se podem recandidatar, embora alguns já tenham dito ser prematuro o anúncio de que voltarão a estar na corrida autárquica.

A estes, juntam-se os dois nomes mais mediáticos já confirmados como candidatos do PSD no final de fevereiro: o ex-comissário europeu Carlos Moedas, a Lisboa, e o ex-líder parlamentar e vice-presidente da Assembleia da República Fernando Negrão, a Setúbal.

Recorde-se que, em 2017, o PSD teve o seu pior resultado autárquico (e que levou à demissão do então presidente Passos Coelho). Os sociais-democratas perderam oito câmaras em relação a 2013 e viram o PS reforçar a liderança autárquica, que passou a liderar 161 câmaras por todo o país (mais 11 que em 2013), 159 sozinho e duas em coligação.

Os sociais-democratas conseguiram, há quatro anos, 98 presidências de câmara (79 sozinhos e 19 em coligação), embora sem grandes variações em termos de votos e percentagens em relação a 2013, tendo somado, sozinho, 16,08% dos votos (em 2013 foram 16,70%).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta de Rio dar nega a Santana na Figueira da Foz tem toda a lógica e no meu entender deverá ter a mesma posição em qualquer câmara onde Santana tente entrar como candidato sob a bandeira do PSD. Saiu, fundou novo partido imaginando que o povo estaria disposto a seguir as suas ambições, enganou-se, agora se não conseguir tacho arranje pelo menos um terreno para plantar batatas, está na altura, faz bem à saúde o trabalho e o ar do campo!

    • Claramente.
      O Santana, se tivese o minimo de vergonha, nunca mais pensaria sequer em ser candidato a alguma coisa pelo PSD!!
      Nem pelo PSD nem por nada, já que sempre foi uma nulidade em tudo!…

RESPONDER

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …