Ex-bastonário da Ordem dos Médicos será o candidato do PSD para Coimbra

Miguel A. Lopes / Lusa

José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos terá sido o escolhido pelo PSD para a Câmara Municipal de Coimbra, nas eleições autárquicas marcadas para este ano.

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, vai ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Coimbra, uma informação anunciada, esta quinta-feira, na página de Facebook de Nuno Freitas, o nome que era apoiado pela concelhia.

“Fui informado hoje oficialmente da decisão da Comissão Nacional Autárquica do PSD sobre a candidatura autárquica a Coimbra: infelizmente, decidiram não homologar a minha candidatura, que havia sido proposta e aprovada a 3 de julho de 2020 pela Comissão Concelhia do PSD de Coimbra”, pode ler-se na publicação do vereador, que disse que o partido “vai apoiar o professor José Manuel Silva”.

O médico assegurou que respeita a decisão, “como militante disciplinado, embora considere que é uma estratégia errada“, e anunciou ainda que se vai afastar da vida política. “Há muitos que dizem que vão andar por aí, eu não vou andar por aí”, atirou.

O ex-deputado disse ainda ter recebido esta informação através do coordenador nacional autárquico do PSD, José Silvano. No entanto, segundo o jornal Público, fonte da direção do partido não confirmou este anúncio. “Não é verdade. A comissão política nacional ainda não decidiu a candidatura a Coimbra.”

O grupo de cidadãos Somos Coimbra, do qual faz parte José Manuel Silva, pelo qual foi eleito vereador independente em 2017, também esclareceu na mesma rede social, esta sexta-feira, que “até agora não foi estabelecido nenhum diálogo formal” com o PSD relativamente a esta matéria.

“Porém, nos termos em que sempre o formulou, o Somos Coimbra continua empenhado na constituição de uma plataforma alargada de candidatura a Coimbra”, disse ainda o grupo, acrescentando acreditar que “esse diálogo concreto e a constituição dessa plataforma, incluindo o PSD, sejam possíveis a breve prazo”.

O mesmo diário avança porém que, nesta quinta-feira, houve uma reunião entre os órgãos locais e nacionais do PSD, na qual foi abordado o tema das autárquicas nesta cidade. Terá sido neste encontro que terá sido transmitida a decisão de não homologação do nome de Nuno Freitas e avançado o do ex-bastonário. O Público recorda que esta decisão terá ainda de passar pela comissão permanente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …