Número dois de Costa disponível para a Câmara do Porto. PSD tem dois “trunfos”

Ana Gasston / Flickr

Edifício da Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados

José Luís Carneiro, Manuel Pizarro e Tiago Barbosa Ribeiro são opções do PS para a Câmara do Porto. O PSD olha para Vladimiro Feliz e Alberto Machado.

Rui Moreira segue como favorito ao lugar na Câmara Municipal do Porto, embora ainda não tenha formalizado a sua recandidatura. O vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, encontrou-se com o autarca independente do Porto para lhe propor uma coligação nas eleições autárquicas, mas este terá recusado a investida.

“O que aconteceu esta semana serve também para algumas pessoas do PSD, dentro do Porto e fora dele, que me andaram a pressionar, aprenderem que tipo de pessoa é o dr. Rui Moreira. Alguém que mete um jantar privado em público e que mente sobre o que lá aconteceu não é confiável. É para essas pessoas aprenderem”, disse Rui Rio à Rádio Observador.

Enquanto Malheiro garante que a ideia de uma coligação veio de Rui Moreira, o autarca sugere que a proposta surgiu dos sociais-democratas.

Sem grandes opções para um candidato, o PSD vira-se para Vladimiro Feliz, vice-presidente da autarquia na era Rio. “É absolutamente insuspeito, foi dos melhores vereadores que tive na câmara, foi vice-presidente, é absolutamente insuspeito”, disse o líder do PSD sobre Feliz.

O Expresso adianta que há ainda outra hipótese: Alberto Machado, presidente da Junta de Freguesia de Paranhos.

Ao semanário, Vladimiro Feliz assume ter ficado “surpreendido” ao saber que o seu nome estaria a ser equacionado. “Seria uma decisão muito difícil. Teria de existir um conjunto de vontades e consensos para ser viável”, garante.

Paulo Rangel era o nome que os sociais-democratas mais desejavam para liderar a lista do PSD ao Porto e também aquele que reunia o consenso dos órgãos locais.

No entanto, o eurodeputado comunicou ao presidente do partido que não tenciona candidatar-se à Câmara do Porto.

Para o PSD, Rangel não só era o “melhor” candidato por ter “grande” notoriedade junto dos portuenses, mas também porque disputaria o mesmo eleitorado de Rui Moreira e isso, no mínimo, poderia contribuir para lhe tirar a maioria absoluta com que governa a cidade.

E se o PSD está com dificuldades em escolher um nome de peso para a Câmara Municipal do Porto, a situação do PS não difere muito. João Pedro Matos Fernandes saiu de cena e, segundo o Expresso, António Costa recebeu a disponibilidade do seu secretário-geral-adjunto, José Luís Carneiro. 

Numa sondagem interna, o ex-autarca de Baião terá ganho “em credibilidade”, com Manuel Pizarro a ganhar em “notorie­dade”.

“O quadro de fundo é este: Rui Moreira será virtual vencedor, quem for candidato tem poucas probabilidades de vitória, mas terá um percurso para daqui a quatro anos ter perspetiva de vitória. E só há um nome pela positiva, que é José Luís Carneiro: tem um discurso ao centro, é ouvido, é jovem, muito bem aceite na sociedade. Não vejo mais ninguém no partido“, disse o deputado socialista Fernando Jesus.

Uma fonte ouvida pelo Expresso diz que António Costa “mandou calar toda a gente” e disse que “não há acordo com Moreira até a estratégia para o Porto ser discutida pelos órgãos do partido”. Tiago Barbosa Ribeiro, líder da concelhia do Porto, é também um dos nomes a escrutinar.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …