Número dois de Costa disponível para a Câmara do Porto. PSD tem dois “trunfos”

Ana Gasston / Flickr

Edifício da Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados

José Luís Carneiro, Manuel Pizarro e Tiago Barbosa Ribeiro são opções do PS para a Câmara do Porto. O PSD olha para Vladimiro Feliz e Alberto Machado.

Rui Moreira segue como favorito ao lugar na Câmara Municipal do Porto, embora ainda não tenha formalizado a sua recandidatura. O vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, encontrou-se com o autarca independente do Porto para lhe propor uma coligação nas eleições autárquicas, mas este terá recusado a investida.

“O que aconteceu esta semana serve também para algumas pessoas do PSD, dentro do Porto e fora dele, que me andaram a pressionar, aprenderem que tipo de pessoa é o dr. Rui Moreira. Alguém que mete um jantar privado em público e que mente sobre o que lá aconteceu não é confiável. É para essas pessoas aprenderem”, disse Rui Rio à Rádio Observador.

Enquanto Malheiro garante que a ideia de uma coligação veio de Rui Moreira, o autarca sugere que a proposta surgiu dos sociais-democratas.

Sem grandes opções para um candidato, o PSD vira-se para Vladimiro Feliz, vice-presidente da autarquia na era Rio. “É absolutamente insuspeito, foi dos melhores vereadores que tive na câmara, foi vice-presidente, é absolutamente insuspeito”, disse o líder do PSD sobre Feliz.

O Expresso adianta que há ainda outra hipótese: Alberto Machado, presidente da Junta de Freguesia de Paranhos.

Ao semanário, Vladimiro Feliz assume ter ficado “surpreendido” ao saber que o seu nome estaria a ser equacionado. “Seria uma decisão muito difícil. Teria de existir um conjunto de vontades e consensos para ser viável”, garante.

Paulo Rangel era o nome que os sociais-democratas mais desejavam para liderar a lista do PSD ao Porto e também aquele que reunia o consenso dos órgãos locais.

No entanto, o eurodeputado comunicou ao presidente do partido que não tenciona candidatar-se à Câmara do Porto.

Para o PSD, Rangel não só era o “melhor” candidato por ter “grande” notoriedade junto dos portuenses, mas também porque disputaria o mesmo eleitorado de Rui Moreira e isso, no mínimo, poderia contribuir para lhe tirar a maioria absoluta com que governa a cidade.

E se o PSD está com dificuldades em escolher um nome de peso para a Câmara Municipal do Porto, a situação do PS não difere muito. João Pedro Matos Fernandes saiu de cena e, segundo o Expresso, António Costa recebeu a disponibilidade do seu secretário-geral-adjunto, José Luís Carneiro. 

Numa sondagem interna, o ex-autarca de Baião terá ganho “em credibilidade”, com Manuel Pizarro a ganhar em “notorie­dade”.

“O quadro de fundo é este: Rui Moreira será virtual vencedor, quem for candidato tem poucas probabilidades de vitória, mas terá um percurso para daqui a quatro anos ter perspetiva de vitória. E só há um nome pela positiva, que é José Luís Carneiro: tem um discurso ao centro, é ouvido, é jovem, muito bem aceite na sociedade. Não vejo mais ninguém no partido“, disse o deputado socialista Fernando Jesus.

Uma fonte ouvida pelo Expresso diz que António Costa “mandou calar toda a gente” e disse que “não há acordo com Moreira até a estratégia para o Porto ser discutida pelos órgãos do partido”. Tiago Barbosa Ribeiro, líder da concelhia do Porto, é também um dos nomes a escrutinar.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …