A próxima vítima do coronavírus pode ser o chá das cinco

Frank Busch / Flickr

Plantação de chá na Índia.

O confinamento leva a que, em alguns países, as plantações de chá estejam interrompidas. O fornecimento mundial de chá está sob ameaça caso a situação não se reverta.

O confinamento obrigatório devido à pandemia de covid-19 está a fazer com que as plantações de chá na Índia e no Quénia fiquem paradas. Desta forma, o fornecimento mundial de chá está sob ameaça e há pouco que se possa fazer para inverter isto caso a situação de saúde pública não melhore.

Com a época da colheita a começar, a produção de chá na Índia está interrompida. O país está a meio da sua terceira semana de confinamento imposto pelo Governo. Os produtores estão entre a espada e a parede, sem saber o que fazer para salvar as suas plantações, que dão já a primeira vaga da colheita como perdida.

Com o confinamento alargado até dia 3 de maio, os agricultores garantem que são necessárias semanas até que as plantas estejam prontas a colher novamente.

“Vamos perder uma quantidade enorme da colheita”, lamenta Prabhat Bezboruah, presidente do Conselho de Chá da Índia, citado pelo OZY. “Muitas plantações estão em perigo”.

Inicialmente, o Governo indiano tinha anunciado que a produção de chá ia ser considerada um serviço essencial, tornando-a uma exceção à interrupção da atividade. No entanto, as autoridades locais de Assam e Darjeeling, duas das maiores regiões produtores do país, não conseguiram as permissões necessárias para manter as plantações abertas.

O mesmo cenário está a verificar-se no Quénia, um dos principais produtores africanos e mundiais de chá. O país entrou em confinamento parcial na semana passada, que inclui a cidade portuária de Mombasa, um grande centro de expedição de chá. Além disso, o coronavírus também interrompeu o comércio de chá naquele que é o maior produtor do mundo: a China.

Espera-se agora que, entre os próximos três a seis meses, o fornecimento de chá diminua em todo o mundo. Calcula-se que a Índia poderá perder 165 mil toneladas de chá devido ao confinamento, cerca de 10% de toda a sua produção.

“Se não estivesse a acontecer após dois anos terríveis, acho que teríamos conseguido mitigá-la”, diz Nazrana Ahmed, plantador de chá em Assam. “Mas agora é absolutamente stressante”.

Nos últimos anos, o preço do chá caiu drasticamente, atingindo mínimos históricos nos últimos 11 anos, muito devido ao excesso de oferta.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Por cá pode-se fazer chá de várias ervas aromáticas, algumas delas cultivá-las mesmo no quintal ou até mesmo chá de limão, não será por aí que iremos ter crise e os asiáticos que nos deixem em paz.

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …