Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo.

O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão é a mesma: oferecer Internet fiável e acessível, alargando o alcance das redes de banda larga a partes da Terra que normalmente não têm acesso a ligações de alta velocidade.

Depois de ter aprendido com a experiência que os balões de hélio não são uma forma rentável, a Alphabet decidiu apostar em lasers. Num sistema chamado Free Space Optical Communications (FSOC), podem ser utilizados para comunicar entre dois pontos que têm uma linha de visão clara.

Brazzaville e Kinshasa, na República Democrática do Congo, encontram-se separadas pelo rio Congo e a 4,8 quilómetros de distância uma do outra. Os cabos de fibra ótica são obrigados a fazer uma “viagem” de cerca de 400 quilómetros para ligar estas cidades, motivo pelo qual existe um fosso de conectividade entre as duas regiões.

O Projeto Taara entrou em ação e instalou, por toda esta zona, links (ligações) que permitem a transmissão de conectividade de alta velocidade através do rio. Segundo a equipa do projeto, citada pelo Interesting Engineering, foram transmitidos quase 700 TB de dados, com uma disponibilidade de 99,9%.

Como a Internet já está disponível na região, a equipa conseguiu comparar o seu desempenho e até comutar a transmissão de dados entre o cabo convencional de fibra ótica e o seu próprio sistema, sem afetar a experiência do utilizador.

Através de uma publicação num blogue, Baris Erkmen, diretor de Engenharia do Projeto Taara, explicou que os links precisam de ser posicionados num local estrategicamente elevado, sendo capaz de ajustar os espelhos automaticamente para se conectarem.

O feixe de luz com uma largura reduzida tem precisão suficiente para alcançar um alvo até 10 quilómetros de distância, mas, quando há obstáculos na linha de visão ou condições atmosféricas não favoráveis, a conexão pode ser afetada.

Apesar das dificuldades, a equipa está confiante de que será capaz de fornecer Internet de alta velocidade à maioria das partes do mundo.

A ideia do Projeto Loon nasceu em 2013 e baseava-se no envio de balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ambição, que parecia uma loucura, concretizou-se, mas chegou ao fim no início deste ano.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …