Balões da Google já “espalham” Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade.

Depois de uma longa série de testes nas populações atingidas por desastres em Porto Rico e Peru, os balões que transmitem Internet do Projeto Loon, da Alphabet, assumiram a sua primeira tarefa comercial.

De acordo com o NewAtlas, a empresa já implantou as aeronaves de comunicação de alto voo no Quénia, onde estão a fornecer a milhares de pessoas uma forma totalmente nova de acesso à Internet.

O Project Loon é um empreendimento criado em 2013 no X, um laboratório secreto da Google, e espera-se que venha a conectar grandes secções da população global que atualmente não têm acesso à Internet.

Estes balões movidos a energia solar são equipados com instrumentos de comunicação e enviados para a estratosfera, onde algoritmos de aprendizagem de máquina os guiam para redes estreitas que fornecem conectividade às populações no solo abaixo deles.

Estes objetos foram testados na Nova Zelândia e no Brasil e implantados de urgência após um terremoto no Peru e furacões em Porto Rico.

Agora, o Projeto Loon fez uma parceria com a empresa de comunicações queniana Telkom para levar a sua Internet com um balão para o resto do país.

O serviço não é só a primeira implantação comercial dos balões de Loon, mas também a primeira vez que esta tecnologia foi usada em África. A área de serviço abrange quase 50 mil quilómetros quadrados do Quénia central e ocidental, com mais de 35 mil utilizadores únicos conectados à rede até ao momento.

Testes recentes mostram que a “Internet-balão” chega a velocidades de upload de 4,74 megabits por segundo, velocidades de download de 18,9 megabits e latência de 19 milissegundos.

O Projeto Loon espera que a confiabilidade no serviço melhore à medida que mais balões são adicionados, embora já tenha demonstrado ser capaz de suportar YouTube, WhatsApp, e-mail e navegação web.

A empresa planeia oferecer acesso à Internet a partes remotas da Amazónia este ano através de uma parceria com a “Internet Para Todos Peru” e assinou um contrato com a Telesat para usar o seu software de rede para gerir satélites de baixa órbita terrestre. Por fim, estabeleceu uma parceria com a AT&T na preparação para usar os seus balões para fornecer serviço de Internet em áreas atingidas por desastres e com a Vodacom para fornecer internet a Moçambique.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …