Balões da Google já “espalham” Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade.

Depois de uma longa série de testes nas populações atingidas por desastres em Porto Rico e Peru, os balões que transmitem Internet do Projeto Loon, da Alphabet, assumiram a sua primeira tarefa comercial.

De acordo com o NewAtlas, a empresa já implantou as aeronaves de comunicação de alto voo no Quénia, onde estão a fornecer a milhares de pessoas uma forma totalmente nova de acesso à Internet.

O Project Loon é um empreendimento criado em 2013 no X, um laboratório secreto da Google, e espera-se que venha a conectar grandes secções da população global que atualmente não têm acesso à Internet.

Estes balões movidos a energia solar são equipados com instrumentos de comunicação e enviados para a estratosfera, onde algoritmos de aprendizagem de máquina os guiam para redes estreitas que fornecem conectividade às populações no solo abaixo deles.

Estes objetos foram testados na Nova Zelândia e no Brasil e implantados de urgência após um terremoto no Peru e furacões em Porto Rico.

Agora, o Projeto Loon fez uma parceria com a empresa de comunicações queniana Telkom para levar a sua Internet com um balão para o resto do país.

O serviço não é só a primeira implantação comercial dos balões de Loon, mas também a primeira vez que esta tecnologia foi usada em África. A área de serviço abrange quase 50 mil quilómetros quadrados do Quénia central e ocidental, com mais de 35 mil utilizadores únicos conectados à rede até ao momento.

Testes recentes mostram que a “Internet-balão” chega a velocidades de upload de 4,74 megabits por segundo, velocidades de download de 18,9 megabits e latência de 19 milissegundos.

O Projeto Loon espera que a confiabilidade no serviço melhore à medida que mais balões são adicionados, embora já tenha demonstrado ser capaz de suportar YouTube, WhatsApp, e-mail e navegação web.

A empresa planeia oferecer acesso à Internet a partes remotas da Amazónia este ano através de uma parceria com a “Internet Para Todos Peru” e assinou um contrato com a Telesat para usar o seu software de rede para gerir satélites de baixa órbita terrestre. Por fim, estabeleceu uma parceria com a AT&T na preparação para usar os seus balões para fornecer serviço de Internet em áreas atingidas por desastres e com a Vodacom para fornecer internet a Moçambique.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …

Transferência de Diogo Leite para o Valencia pode cair por terra

A imprensa espanhola avança esta sexta-feira que a transferência do defesa central do FC Porto Diogo Leite para o Valência está em risco. Apesar de as negociações entre as partes estarem em curso já há algumas …