Professores portugueses agredidos em Timor. São acusados de serem transmissores de Covid-19

Professores portugueses em Timor-Leste foram agredidos e ameaçados e estão, desde a madrugada de domingo, num hotel em Díli. Os profissionais são acusados por alguns residentes de terem levado a Covid-19 para aquele país.

Os professores, agredidos na cidade de Baucau, encontram-se agora na capital timorense e já pediram ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português o repatriamento urgente.

De acordo com o Público, um timorense entrou na casa dos professores e agrediu uma professora no sábado e foram também atiradas pedras à habitação onde viviam. Há ainda relatos de agressões verbais, com os portugueses a serem apelidados de “coronas” nas ruas.

No mesmo dia, os professores saíram de Baucau por ordem da embaixada de Portugal na ilha, e, pelas 4h da madrugada de domingo, chegaram ao hotel onde se encontram desde então, em Díli. Apesar de nenhum dos professores estar ferido, todos eles se encontram muito apreensivos com a situação.

Os 12 professores, que chegaram a Timor a 28 de fevereiro, fazem parte de um grupo de 140 docentes portugueses que dão aulas no país, ao abrigo de um protocolo entre os Governos dos dois países.

O filho de uma das professores disse ao diário que, em Díli, “foram colocados num hotel, sendo que hoje lhes disseram que a embaixada não tinha dinheiro para suportar o custo e que poderiam ficar num resort por conta própria, pagando as despesas de 800 dólares mensais para duas pessoas. Os professores protestaram e foi-lhes dada a hipótese de serem colocados num convento, tendo-lhe sido transmitido que a hipótese de repatriamento não estava em cima da mesa”.

Uma parte dos docentes optou por ir para o convento assim que lhes seja possível, enquanto outros optaram por ficarem em hotéis na capital timorense.

“A única coisa que eles pedem é para serem repatriados rapidamente, porque temem que aconteçam atos mais graves”, acrescentou o filho da docente, adiantado que os professores têm receio da contaminação pelo novo coronavírus, devido ao “débil sistema de saúde” de Timor-Leste.

Questionado pelo Público, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz estar a acompanhar a situação “desde a primeira hora”, através da embaixada em Díli e dos serviços centrais em Lisboa, em articulação com Ministério da Educação.

“Foi aliás por essa via [embaixada] que nos chegou informação sobre o caso mencionado, de agressões a professores portugueses em Baucau. Tratou-se de um episódio pontual, que aparentemente se deveu a notícias falsas e rumores que circularam esta semana, que tentaram relacionar o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Timor-Leste com outro caso suspeito em Baucau”, refere.

“Entretanto, e por indicação da nossa embaixada em Díli, os professores destacados em Baucau viajaram para Díli, onde já se encontram. As condições de segurança dos professores e outros cooperantes portugueses em Timor-Leste estão a ser analisadas, assim como a evolução da situação em termos de saúde pública e de funcionamento do sistema educativo nesse país, para ajuizar da necessidade e possibilidade de operações de apoio ao regresso a Portugal”, rematou o MNE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …