Príncipe saudita garante que vai levar crime “hediondo” contra Khashoggi à Justiça

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

O príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman, assegurou nesta quarta-feira que a Arábia e Turquia estão a tomar todas as medidas para levar à Justiça os responsáveis pelo “crime hediondo” contra o jornalista saudita Jamal Khashoggi.

Em declarações num fórum internacional económico em Riade, conhecido por “Davos do deserto”, e falando pela primeira vez sobre a morte do opositor saudita, o príncipe herdeiro disse ainda que não haverá nenhuma rutura com a Turquia.

“Este crime foi realmente doloroso para todos os sauditas. E é doloroso para cada ser humano no mundo, é um crime hediondo que não pode ser justificado”, afirmou.

Bin Salman acrescentou que está a trabalhar em cooperação com o governo turco de forma a concluir a investigação e levar os autores do assassinato aos tribunais. “Sem dúvida, a cooperação atual com o governo turco é única e há muita gente a tentar usar este assunto doloso para criar uma rutura”, ressaltou o herdeiro saudita.

“[A rutura] nunca ocorrerá enquanto houver um rei que se chama Salman bin Abdulaziz, um príncipe herdeiro que se chama Mohammad bin Salman e um presidente turco chamado Erdogan”, acrescentou ainda, provocando aplausos entre os presentes.

Bin Salman subiu esta quarta-feira ao palco do fórum acompanhado pelo primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, e pelo príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa.

Durante o seu discurso, o homem forte do reino insistiu que a rutura das relações com a Turquia “não vai acontecer”, frisando ainda que ambos os países “vão provar ao mundo que os dois governos estão a cooperar para encontrar os responsáveis e, no fim, irá fazer-se Justiça. É o que eu posso dizer”, garantiu .

Esta é a primeira vez em que o herdeiro fala em público depois de Riade ter admitido, no fim de semana, que o jornalista morreu no consulado da Arábia Saudita em Istambul.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …