Primeiro Orçamento de Costa aprovado com abstenção do PSD

@govpt / Twitter

António Costa com Catarina Martins e Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, num intervalo do debate da proposta de Orçamento retificativo

O PSD absteve-se e viabilizou o Orçamento Rectificativo do governo de António Costa, apresentado no âmbito da resolução do Banif. Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN e CDS votaram contra.

O PS foi o único partido a votar favoravelmente o Orçamento Rectificativo que se tornou necessário, após a venda do Banif ao Santander que obriga o Estado a injectar no imediato 2.255 milhões de euros no Banco – mas os custos para o erário público podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

Deste modo, o Orçamento de Estado de 2015 precisa de incluir um aumento no limite de endividamento inicialmente previsto.

Bloco de Esquerda e PCP já tinham dado sinais de que votariam contra a medida do Executivo de Costa, como de facto fizeram.

Os Verdes e o deputado do PAN também votaram contra.

Já a abstenção do PSD não é totalmente surpreendente, depois das afirmações de Passos Coelho, defendendo a solução encontrada por António Costa para o Banif.

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, justificou a viabilização do Orçamento em nome da “estabilidade financeira do país”, salientando que o seu chumbo “podia causar um grave prejuízo ao interesse nacional”, anulando o processo de venda e levando à liquidação do Banif.

O voto contra do CDS é a prova viva do fim do “casamento” com o PSD.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora que o PSD e o PP estão novamente separados e se o PCP e BE continuarem sempre a opor-se às decisões do governo, talvez venhamos a ter, num futuro mais ou menos próximo, uma aliança governamental PSD-PS. O PAN não vale nada. Não entende que a proteção da Natureza não é um problema de esquerda ou direita mas que diz respeito a todos nós. É mais um Verdes.

  2. O PSD simplesmente com a abstenção reconheceu parte da culpa que tem nesta situação mas o principal seria mesmo que os políticos aprendessem de uma vez por todas de que não vale a pena fingir ou encobrir seja o que for, o PS por seu lado acaba também por dar o dito por não dito e por fazer precisamente aquilo que iria fazer o PSD apesar de antes ter soluções para tudo, por outro lado já lá vão 4 bancos desde o governo de Sócrates até agora e nunca houve autoridade suficiente para incriminar os responsáveis e pôr fim de uma vez por todas a tanta irresponsabilidade e criminalidade económica, com uma apatia destas por parte dos governantes onde vamos parar, será mesmo que depois de Salazar voltamos de novo à situação de ninguém mais saber fazer contas neste país?.

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …