Primeiro Orçamento de Costa aprovado com abstenção do PSD

@govpt / Twitter

António Costa com Catarina Martins e Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, num intervalo do debate da proposta de Orçamento retificativo

O PSD absteve-se e viabilizou o Orçamento Rectificativo do governo de António Costa, apresentado no âmbito da resolução do Banif. Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN e CDS votaram contra.

O PS foi o único partido a votar favoravelmente o Orçamento Rectificativo que se tornou necessário, após a venda do Banif ao Santander que obriga o Estado a injectar no imediato 2.255 milhões de euros no Banco – mas os custos para o erário público podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

Deste modo, o Orçamento de Estado de 2015 precisa de incluir um aumento no limite de endividamento inicialmente previsto.

Bloco de Esquerda e PCP já tinham dado sinais de que votariam contra a medida do Executivo de Costa, como de facto fizeram.

Os Verdes e o deputado do PAN também votaram contra.

Já a abstenção do PSD não é totalmente surpreendente, depois das afirmações de Passos Coelho, defendendo a solução encontrada por António Costa para o Banif.

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, justificou a viabilização do Orçamento em nome da “estabilidade financeira do país”, salientando que o seu chumbo “podia causar um grave prejuízo ao interesse nacional”, anulando o processo de venda e levando à liquidação do Banif.

O voto contra do CDS é a prova viva do fim do “casamento” com o PSD.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Agora que o PSD e o PP estão novamente separados e se o PCP e BE continuarem sempre a opor-se às decisões do governo, talvez venhamos a ter, num futuro mais ou menos próximo, uma aliança governamental PSD-PS. O PAN não vale nada. Não entende que a proteção da Natureza não é um problema de esquerda ou direita mas que diz respeito a todos nós. É mais um Verdes.

  2. O PSD simplesmente com a abstenção reconheceu parte da culpa que tem nesta situação mas o principal seria mesmo que os políticos aprendessem de uma vez por todas de que não vale a pena fingir ou encobrir seja o que for, o PS por seu lado acaba também por dar o dito por não dito e por fazer precisamente aquilo que iria fazer o PSD apesar de antes ter soluções para tudo, por outro lado já lá vão 4 bancos desde o governo de Sócrates até agora e nunca houve autoridade suficiente para incriminar os responsáveis e pôr fim de uma vez por todas a tanta irresponsabilidade e criminalidade económica, com uma apatia destas por parte dos governantes onde vamos parar, será mesmo que depois de Salazar voltamos de novo à situação de ninguém mais saber fazer contas neste país?.

RESPONDER

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …