Banif já foi vendido (e pode custar 3 mil milhões aos contribuintes)

O Governo e o Banco de Portugal decidiram a venda do Banif ao Banco Santander Totta por 150 milhões de euros. E o negócio poderá sair muito caro aos bolsos dos contribuintes, com custos a rondar os 3 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal anunciou a venda do Banif ao Santander Totta por 150 milhões de euros num processo de resolução com separação dos activos do banco, num modelo semelhante ao usado no caso BES.

Assim, o Santander ficará com os activos não problemáticos do banco fundado por Horácio Roque e será criado um Fundo de Resolução para acolher os activos “tóxicos” do banco.

Na comunicação do negócio, feita pelo Banco de Portugal, salienta-se que o Estado garante uma ajuda pública de 2,3 mil milhões de euros para contingências futuras.

O Fundo de Resolução entra com 489 milhões de euros, o Tesouro português injecta 1,766 mil milhões.

Mas as contas da Comissão Europeia (CE) indicam que o negócio poderá vir a custar aos contribuintes 3 mil milhões de euros, conforme um comunicado divulgado depois da concretização da venda.

Este valor não é ainda totalmente claro e está dependente de eventuais futuras perdas do Banco que são assumidas pelo Estado português.

A TSF cita que, além dos apoios mencionados acima, a CE aprovou um “apoio adicional” “sob a forma de garantia estatal, para provisionar potenciais riscos na parte vendida ao Banco Santander“.

Costa assume custos muito elevados para os contribuintes

Mesmo antes da divulgação destes dados pela CE, o primeiro-ministro António Costa tinha assumido que “esta venda tem custos muito elevados para os contribuintes“, frisando contudo, que “é, no quadro das soluções hoje possíveis, a que melhor defende o interesse nacional”.

António Costa também repetiu a ideia de que todos os depósitos serão garantidos.

O mesmo fez o Banco de Portugal, realçando uma “total protecção das poupanças das famílias e das empresas confiadas ao Banif, quer depósitos quer obrigações seniores”.

Os clientes do Banif passam a ser clientes do Banco Santander Totta e as agências do Banif passam a ser agências do mesmo banco.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pena é, não acontecer o mesmo a todo o sistema financeiro e pôr mais uma vez o Zé Povinho a pagar tudo, para ver se abrem os olhos (a Mente) definitivamente…

  2. Os outros erram e nós Povo, cá estamos para pagar os erros destes, ou melhores os desvios destes. Assim, Portugal cresce em relação aos outros países. Já não existem portugueses que defendam este país. Existem sim interessados em destruir o país e encher os bolsos a custa dos que trabalham.

  3. Desde banqueiros, Banco de Portugal, instâncias europeias, governo de Passos Coelho e Costa e agora até mesmo aqueles que o sustentam como governo mas que o criticam pelo sucedido é tudo uma cambada de trafulhas ou incompetentes que nos tramam a toda a hora, estou a ver aqui ao lado a notícia que na Islândia já condenaram 26 banqueiros a prisão pela crise financeira, por cá havia um em prisão domiciliária que ainda à dias foi posto em liberdade e nós somos obrigados a apertar o cinto e a pagar milhares de milhões de euros por todas estas incompetências.

  4. Pois, mas a mim ninguém me pediu permissão para saber se estou de acordo ou não com essa “ajuda”! Ajuda essa que parece mais um ROUBO, pois ninguém pediu sequer autorização ao povo para ajudar os bancos! Deviam haver referendos para tal, nao os há porque sabem que o povo se recusaria terminantemente a ajudar LADRÕES!!!

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …