/

Primeiro-ministro da Ucrânia demite-se

Valsts kanceleja / Flickr

Primeiro-ministro demissionário da Ucrânia, Mykola Azarov

Primeiro-ministro demissionário da Ucrânia, Mykola Azarov

O primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov, demitiu-se hoje do cargo, numa tentativa de aliviar a crise que se vive há cerca de dois meses no país, onde as autoridades não conseguem parar as manifestações contra o Governo.

“Tomei uma decisão pessoal de pedir ao Presidente da Ucrânia que aceite a minha demissão do cargo de primeiro-ministro, com o objetivo de criar uma possibilidade adicional para um compromisso político de resolução dos conflitos de forma pacífica”, disse Mykola Azarov em comunicado.

“Hoje, a coisa mais importante é preservar a unidade e a integridade da Ucrânia. Isto é muito mais importante do que qualquer plano ou ambições pessoais. Foi por isso que tomei esta decisão”, afirmou Azarov.

Azarov, 66 anos, assumiu o cargo no Governo ucraniano em Março de 2010, e a 13 de Dezembro de 2012 foi confirmado no cargo pelo parlamento eleito.

Ontem, o presidente Viktor Ianukovich tinha acordado com a oposição revogar as leis anti-protesto, propondo uma amnistia para os activistas detidos durante os recentes confrontos em troca da saída dos protestantes dos edifícios governamentais, numa altura em que os conflitos se alargam para outras cidades além da capital.

Segundo a Euronews, o líder da oposição Arseni Iatseniuk terá recusado o convite do presidente para ocupar o cargo deixado vago por Mykola Azarov.

Na sessão especial de hoje do parlamento, em Kiev, é esperado que se debatam formas de acabar com a crise.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.