/

Confirmado primeiro caso de reinfeção de covid-19 em Hong Kong

Massimo Percossi / EPA

Cientistas de Hong Kong relatam ter detetado o primeiro caso de reinfeção do novo coronavírus. O paciente contraiu a doença duas vezes num espaço de pouco mais de quatro meses.

Em causa está um “paciente jovem e saudável”, de 33 anos, que foi diagnosticado novamente com covid-19 quatro meses e meio após ter recuperado da doença.

A descoberta foi divulgada pela Universidade de Hong Kong, esta segunda-feira, em comunicado. Se já havia suspeitas da possibilidade de um paciente ser reinfetado pelo novo coronavírus, esta revelação vem agora dar mais força a essa possibilidade.

Caso se confirme, isto pode fazer com que demora mais alguns meses até que a população ganhe imunidade de grupo. Além disso, o desenvolvimento de vacinas também poderá ser afetado, escreve o New York Times.

De acordo com o Expresso, após ter apresentado sintomas ligeiros da primeira vez que ficou infetado, o paciente de Hong Kong não revelou sintomas desta segunda vez. Os cientistas sequenciaram o genoma do vírus e concluíram que o paciente ficou infetado durante uma viagem a Espanha.

“Os nossos resultados mostram que a segunda infeção foi causada por um novo vírus que afetou o paciente recentemente, e não o resultado de uma transmissão viral prolongada”, lê-se no comunicado divulgado.

Em março, havia relatos de pacientes com covid-19 que tiveram alta hospitalar, dados como curados da doença provocada pelo novo coronavírus, mas que, passados alguns dias, voltaram a dar positivo para o vírus.

Há especialistas que acreditam que tudo pode dever-se a erros nos testes médicos que dão indicação de alta, tratando-se, portanto, de falsos negativos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.