Primeiro carro eléctrico Apple poderá sair da fábrica já em 2020

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel eléctrico da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple poderá começar a produzir o seu misterioso primeiro carro eléctrico já em 2020, segundo fontes da Bloomberg. A fabricante do iPhone vai batalhar com gigantes como a General Motors e a Tesla de Elon Musk.

Muitos têm sido os rumores que envolvem o misterioso projecto da Apple para um carro eléctrico, e não menos são aqueles que criticam a tecnológica por querer dar um passo maior do que a perna.

O antigo director executivo da sua futura rival GM, Dan Akerson, diz que a Apple poderá estar a tentar ir para além das suas capacidades ao procurar conquistar território no mercado automobilístico.

Em breve, poderá rebentar uma verdadeira batalha no sector dos automóveis. Tanto a GM como a Tesla estão a planear lançar um carro eléctrico daqui a dois anos, que, segundo diz a agência noticiosa, terá uma autonomia de 321 quilómetros e deverá custar menos de 40 mil dólares.

Depois de no último trimestre de 2014 ter registado lucros de 18 mil milhões de dólares, a Apple está a querer estender os seus tentáculos a outros sectores, para além do dos automóveis.

Nos primeiros dias de fevereiro, o Re/code avançou que a Apple estaria desenvolver o seu próprio serviço de TV online, tornando-se, assim, num distribuidor de conteúdos.

Além disso, dias antes de ter sido avaliado nuns insólitos 700 mil milhões de dólares, o colosso californiano anunciou que estava a planear construir um centro de dados no Arizona, no valor de dois mil milhões de dólares.

A Apple parece de facto ter mais dinheiro do que o que consegue gastar.

Citado pela Bloomberg, Dennis Virag, presidente do Automotive Consulting Group, disse que os carros são “máquinas tecnológicas muito complexas” e que começando do zero, como é o caso da Apple, o processo de desenvolvimento de um destes aparelhos levaria cerca de dez anos.

Desta forma, Virag expressa o seu cepticismo face ao prazo colocado pela Apple para a apresentação do chamado iCar.

Entretanto, também em fevereiro, a fabricante de baterias A123 Systems processou a Apple, acusando a empresa de Tim Cook de lhe roubar engenheiros das suas equipas.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …