Primeiro carro eléctrico Apple poderá sair da fábrica já em 2020

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel eléctrico da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple poderá começar a produzir o seu misterioso primeiro carro eléctrico já em 2020, segundo fontes da Bloomberg. A fabricante do iPhone vai batalhar com gigantes como a General Motors e a Tesla de Elon Musk.

Muitos têm sido os rumores que envolvem o misterioso projecto da Apple para um carro eléctrico, e não menos são aqueles que criticam a tecnológica por querer dar um passo maior do que a perna.

O antigo director executivo da sua futura rival GM, Dan Akerson, diz que a Apple poderá estar a tentar ir para além das suas capacidades ao procurar conquistar território no mercado automobilístico.

Em breve, poderá rebentar uma verdadeira batalha no sector dos automóveis. Tanto a GM como a Tesla estão a planear lançar um carro eléctrico daqui a dois anos, que, segundo diz a agência noticiosa, terá uma autonomia de 321 quilómetros e deverá custar menos de 40 mil dólares.

Depois de no último trimestre de 2014 ter registado lucros de 18 mil milhões de dólares, a Apple está a querer estender os seus tentáculos a outros sectores, para além do dos automóveis.

Nos primeiros dias de fevereiro, o Re/code avançou que a Apple estaria desenvolver o seu próprio serviço de TV online, tornando-se, assim, num distribuidor de conteúdos.

Além disso, dias antes de ter sido avaliado nuns insólitos 700 mil milhões de dólares, o colosso californiano anunciou que estava a planear construir um centro de dados no Arizona, no valor de dois mil milhões de dólares.

A Apple parece de facto ter mais dinheiro do que o que consegue gastar.

Citado pela Bloomberg, Dennis Virag, presidente do Automotive Consulting Group, disse que os carros são “máquinas tecnológicas muito complexas” e que começando do zero, como é o caso da Apple, o processo de desenvolvimento de um destes aparelhos levaria cerca de dez anos.

Desta forma, Virag expressa o seu cepticismo face ao prazo colocado pela Apple para a apresentação do chamado iCar.

Entretanto, também em fevereiro, a fabricante de baterias A123 Systems processou a Apple, acusando a empresa de Tim Cook de lhe roubar engenheiros das suas equipas.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Propostas de lei sobre videovigilância não respeitam RGPD

A Comissão de Proteção de Dados (CNPD) diz que as novas regras de videovigilância em locais públicos pecam por "indefinição e imprevisibilidade". Segundo avança o jornal Público esta quinta-feira, os pareceres da Comissão de Proteção de …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul …

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …