Primeiro carro eléctrico Apple poderá sair da fábrica já em 2020

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico do iCar, o automóvel eléctrico da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple poderá começar a produzir o seu misterioso primeiro carro eléctrico já em 2020, segundo fontes da Bloomberg. A fabricante do iPhone vai batalhar com gigantes como a General Motors e a Tesla de Elon Musk.

Muitos têm sido os rumores que envolvem o misterioso projecto da Apple para um carro eléctrico, e não menos são aqueles que criticam a tecnológica por querer dar um passo maior do que a perna.

O antigo director executivo da sua futura rival GM, Dan Akerson, diz que a Apple poderá estar a tentar ir para além das suas capacidades ao procurar conquistar território no mercado automobilístico.

Em breve, poderá rebentar uma verdadeira batalha no sector dos automóveis. Tanto a GM como a Tesla estão a planear lançar um carro eléctrico daqui a dois anos, que, segundo diz a agência noticiosa, terá uma autonomia de 321 quilómetros e deverá custar menos de 40 mil dólares.

Depois de no último trimestre de 2014 ter registado lucros de 18 mil milhões de dólares, a Apple está a querer estender os seus tentáculos a outros sectores, para além do dos automóveis.

Nos primeiros dias de fevereiro, o Re/code avançou que a Apple estaria desenvolver o seu próprio serviço de TV online, tornando-se, assim, num distribuidor de conteúdos.

Além disso, dias antes de ter sido avaliado nuns insólitos 700 mil milhões de dólares, o colosso californiano anunciou que estava a planear construir um centro de dados no Arizona, no valor de dois mil milhões de dólares.

A Apple parece de facto ter mais dinheiro do que o que consegue gastar.

Citado pela Bloomberg, Dennis Virag, presidente do Automotive Consulting Group, disse que os carros são “máquinas tecnológicas muito complexas” e que começando do zero, como é o caso da Apple, o processo de desenvolvimento de um destes aparelhos levaria cerca de dez anos.

Desta forma, Virag expressa o seu cepticismo face ao prazo colocado pela Apple para a apresentação do chamado iCar.

Entretanto, também em fevereiro, a fabricante de baterias A123 Systems processou a Apple, acusando a empresa de Tim Cook de lhe roubar engenheiros das suas equipas.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …