Apple vai lançar um carro eléctrico

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico de um iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico de um iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple, gigante informático fundado por Steve Jobs, está a trabalhar na construção de uma viatura elétrica, um projeto denominado ‘Titan’ que terá o formato de um citadino, segundo a edição deste sábado do Wall Street Journal.

A icónica empresa da maçã, que revolucionou o mundo dos computadores, da música e dos telemóveis, prepara-se agora para mudar de novo o nosso mundo – desta vez, revolucionando o conceito do automóvel como o conhecemos.

De acordo com o jornal norte-americano, citado pela agência France Presse, centenas de funcionários foram já alocados ao projecto, tido como secreto, e vários executivos da Apple estiveram reunidos na Áustria para obter informações junto de fabricantes de automóveis.

“A Apple espera deixar a sua marca no mercado dos carros eléctricos, como já o fez com os ‘smartphones’ através do iPhone”, escreveu o jornal, citando fontes próximas do processo.

Mas a empresa vai precisar de “vários anos” até que a sua viatura veja a luz do dia, adianta o Wall Street Journal.

O jornal refere que o número de funcionários e quadros da empresa envolvidos mostram que “o projecto está a ser levado a sério“.

Outro gigante tecnológico, o Google, deverá iniciar testes em cidade ainda este ano do seu projeto de viatura sem condutor.

O projecto da Apple poderá vir a concorrer com o fabricante norte-americano de carros elétricos Tesla, que pretende marcar presença nas garagens da classe média norte-americana nos próximos dois anos.

No entanto, há cerca de um ano, o fundador da empresa, Elon Musk, confirmou que a Tesla tinha mantido conversações com a Apple, não tendo sido revelados detalhes acerca das mesmas.

Em 2012, Mickey Drexler, membro do board de administradores da Apple, revelou que Steve Jobs tinha sonhado revolucionar o automóvel e recolocar os EUA na liderança deste mercado.

“Olhem só para a indústria automóvel americana, é uma tragédia”, afirmou Drexler, numa conferência da Fast Company. “Quem é que está a desenhar estes carros?”

Talvez o último sonho do visionário Steve Jobs venha afinal a tornar-se realidade.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …