//

Apple vai lançar um carro eléctrico

2

(dr) Franco Grassi

Conceito artístico de um iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

Conceito artístico de um iCar, o automóvel da Apple, conforme imaginado pelo designer industrial italiano Franco Grassi

A Apple, gigante informático fundado por Steve Jobs, está a trabalhar na construção de uma viatura elétrica, um projeto denominado ‘Titan’ que terá o formato de um citadino, segundo a edição deste sábado do Wall Street Journal.

A icónica empresa da maçã, que revolucionou o mundo dos computadores, da música e dos telemóveis, prepara-se agora para mudar de novo o nosso mundo – desta vez, revolucionando o conceito do automóvel como o conhecemos.

De acordo com o jornal norte-americano, citado pela agência France Presse, centenas de funcionários foram já alocados ao projecto, tido como secreto, e vários executivos da Apple estiveram reunidos na Áustria para obter informações junto de fabricantes de automóveis.

“A Apple espera deixar a sua marca no mercado dos carros eléctricos, como já o fez com os ‘smartphones’ através do iPhone”, escreveu o jornal, citando fontes próximas do processo.

Mas a empresa vai precisar de “vários anos” até que a sua viatura veja a luz do dia, adianta o Wall Street Journal.

O jornal refere que o número de funcionários e quadros da empresa envolvidos mostram que “o projecto está a ser levado a sério“.

Outro gigante tecnológico, o Google, deverá iniciar testes em cidade ainda este ano do seu projeto de viatura sem condutor.

O projecto da Apple poderá vir a concorrer com o fabricante norte-americano de carros elétricos Tesla, que pretende marcar presença nas garagens da classe média norte-americana nos próximos dois anos.

No entanto, há cerca de um ano, o fundador da empresa, Elon Musk, confirmou que a Tesla tinha mantido conversações com a Apple, não tendo sido revelados detalhes acerca das mesmas.

Em 2012, Mickey Drexler, membro do board de administradores da Apple, revelou que Steve Jobs tinha sonhado revolucionar o automóvel e recolocar os EUA na liderança deste mercado.

“Olhem só para a indústria automóvel americana, é uma tragédia”, afirmou Drexler, numa conferência da Fast Company. “Quem é que está a desenhar estes carros?”

Talvez o último sonho do visionário Steve Jobs venha afinal a tornar-se realidade.

ZAP / Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.