Primeira morte e já 66 infectados com legionella em Vila Franca de Xira

Um dos doentes infetados com Legionella morreu hoje no hospital de Vila Franca de Xira, confirmou à Lusa uma fonte oficial do hospital. O número de pessoas contaminadas subiu para 66.

O director clínico do hospital de Vila Franca de Xira, Carlos Rabaçal, confirmou esta manhã a morte de uma das pessoas infectadas, um homem de 59 anos.

“O doente que faleceu já tinha morbilidades associadas, doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crónica, era fumador e tinha uma pneumonia, ou seja, já tinha uma doença do foro pneumológico, o que fez com que o quadro clínico fosse mais complicado”, detalhou o responsável clínico.

Dos 66 doentes infectados, 50 estão no hospital Reynaldo dos Santos, de Vila Franca de Xira, e os restantes 16 em vários hospitais de Lisboa, disse à Lusa uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa.

Os responsáveis de Saúde estão reunidos para analisar a situação, devendo ser transmitida uma posição oficial sobre este tema por volta da hora de almoço, sendo possível a convocação de uma conferência de imprensa ou a emissão de um comunicado.

«Os casos são todos oriundos de Vila Franca», sublinhou esta fonte oficial, afastando assim a hipótese de contaminação múltipla em vários pontos da zona da Grande Lisboa.

Na sexta-feira deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira 27 pessoas com queixas do foro respiratório, tendo mais tarde aquela unidade hospitalar confirmado tratar-se de infetados com a bactéria ‘legionella’.

Em declarações à Lusa, o diretor-Geral de Saúde, Francisco George, disse que, “ao que tudo indica”, os casos de infeção por ‘legionella’ circunscrevem-se ao concelho de Vila Franca de Xira.

Das 27 pessoas internadas em Vila Franca de Xira, sete estavam nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas estava “ventilada”. “É o que está pior”, referiu fonte oficial do Hospital Reynaldo dos Santos.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Janice Haney Carr / CDC

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Caro pedro

    Pior que ébola não é mas temos um muito perigoso que só se revela esporadicamente
    mas quando ataca faz danos quase irreparaveis, que é a parvoite aguda.
    esperemos que não se transforme em epidemia

  2. Parece-me que, andam a tentar encontrar culpados onde não há. Reparem que, a Legionella (há de vários tipos, a Legionella pneumophila a mais perigosa) abaixo dos 25ºC não sobrevive. Como ela existe sempre em torres de arrefecimento (fabricas, grandes sist. climatização, etc, basta ter controlo sobre estas), quando o vapor/gotículas são expelidos para o ar (temp. actual na zona <>30ºC), e onde ninguém sabe de que morreram os coitados; viva a democracia.

RESPONDER

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …