27 pessoas no hospital em Vila Franca de Xira com Legionella

worldbank / Flickr

-

Pelo menos 33 pessoas deram esta sexta-feira entrada no Hospital de Vila Franca de Xira depois de terem bebido água, com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria legionella, informa a câmara municipal.

Todos os pacientes, residentes nas freguesias do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, recorreram ao serviço de urgência do Hospital de Reynaldo dos Santos, alegadamente por terem ingerido água.

Uma das 27 pessoas está em estado grave nos Cuidados Intensivos, disse à Lusa fonte oficial daquela unidade hospitalar.

Segundo a mesma fonte, sete pessoas estão internadas nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas está “ventilada”. “É o que está pior”, referiu.

Os internados têm entre os 30 e 80 anos e são de locais diferentes do concelho de Vila Franca de Xira. Até ao momento, ainda não foi estabelecido um elemento de ligação entre os infetados.

O Hospital de Vila Franca de Xira confirmou entretanto que deram entrada naquela unidade hospitalar 27 pessoas infetadas com a bactéria ‘legionella’.

Segundo a mesma fonte, as pessoas foram infetadas através do ar, e não através da ingestão de água, acrescentando que a infeção por ‘legionella’ não é contagiosa.

As primeiras informações apontavam para que os internados tivessem sido expostos à bactéria após a ingestão de água pública.

“Na posse desta informação, foram no imediato contactados os serviços de Saúde competentes, nomeadamente a direcção do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, que nos informou do número de pessoas que, neste contexto, se encontravam nas urgências”, esclarece a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em comunicado.

A autarquia acrescenta que, de seguida, estabeleceu contacto com a EPAL, empresa que fornece a água em baixa aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, sobre esta situação, tendo transmitido à câmara municipal “que não tinham qualquer registo de alteração das condições de abastecimento”.

O município sublinha que os serviços laboratoriais dos SMAS de Vila Franca de Xira “estão a proceder a análises à água, não se verificando qualquer registo anómalo dos valores normais para consumo humano”.

A câmara termina a nota dizendo que aguarda que sejam conhecidos os resultados dos exames realizados aos pacientes que deram entrada no hospital da cidade.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Janice Haney Carr / CDC

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …