27 pessoas no hospital em Vila Franca de Xira com Legionella

worldbank / Flickr

-

Pelo menos 33 pessoas deram esta sexta-feira entrada no Hospital de Vila Franca de Xira depois de terem bebido água, com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria legionella, informa a câmara municipal.

Todos os pacientes, residentes nas freguesias do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria, recorreram ao serviço de urgência do Hospital de Reynaldo dos Santos, alegadamente por terem ingerido água.

Uma das 27 pessoas está em estado grave nos Cuidados Intensivos, disse à Lusa fonte oficial daquela unidade hospitalar.

Segundo a mesma fonte, sete pessoas estão internadas nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas está “ventilada”. “É o que está pior”, referiu.

Os internados têm entre os 30 e 80 anos e são de locais diferentes do concelho de Vila Franca de Xira. Até ao momento, ainda não foi estabelecido um elemento de ligação entre os infetados.

O Hospital de Vila Franca de Xira confirmou entretanto que deram entrada naquela unidade hospitalar 27 pessoas infetadas com a bactéria ‘legionella’.

Segundo a mesma fonte, as pessoas foram infetadas através do ar, e não através da ingestão de água, acrescentando que a infeção por ‘legionella’ não é contagiosa.

As primeiras informações apontavam para que os internados tivessem sido expostos à bactéria após a ingestão de água pública.

“Na posse desta informação, foram no imediato contactados os serviços de Saúde competentes, nomeadamente a direcção do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, que nos informou do número de pessoas que, neste contexto, se encontravam nas urgências”, esclarece a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em comunicado.

A autarquia acrescenta que, de seguida, estabeleceu contacto com a EPAL, empresa que fornece a água em baixa aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira, sobre esta situação, tendo transmitido à câmara municipal “que não tinham qualquer registo de alteração das condições de abastecimento”.

O município sublinha que os serviços laboratoriais dos SMAS de Vila Franca de Xira “estão a proceder a análises à água, não se verificando qualquer registo anómalo dos valores normais para consumo humano”.

A câmara termina a nota dizendo que aguarda que sejam conhecidos os resultados dos exames realizados aos pacientes que deram entrada no hospital da cidade.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Janice Haney Carr / CDC

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …