Presidente voltou à rua, mas com cuidados. “Só não a abraço porque senão mato-a”

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita ao mercado Municipal da Ericeira

O Presidente da República voltou, este domingo, a um convívio mais próximo com os cidadãos, mas com cuidados, no mercado e nas ruas da Ericeira, onde tirou aquilo a que chamou “selfie do vírus”.

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, Marcelo Rebelo de Sousa andou quase sempre de máscara e, quando abordado com pedidos de beijos ou abraços, procurou evitar o contacto físico para prevenir a propagação da covid-19, abrindo exceção para cumprimentos com o cotovelo.

“Ó senhora Fernanda, eu só não a abraço porque senão mato-a“, justificou-se o chefe de Estado, na Praça da República, perante “a peixeira mais antiga” da vila, como a apresentou Hélder Sousa Silva, enquanto esta gritava que “a Ericeira é linda”.

Dirigindo-se para outra mulher que se aproximou para o beijar, o Presidente da República advertiu: “Não podemos, não podemos”. A mulher desculpou-se, dizendo: “Pensei que já pudéssemos”.

No mercado municipal, onde fez sucessivas “compras rápidas e incisivas”, de pão, frutos secos, legumes e peixe, com paragens em praticamente todas as bancas, o chefe de Estado retomou as selfies, embora com maior distanciamento, comentando: “É a nova modalidade de selfies, é a selfie do vírus, da pandemia“.

Uma das fotografias foi mais simbólica, com uma mulher de uma família cigana da Ericeira, que afirmou ter feito esse pedido “contra o racismo”, acrescentando: “Aqui na Ericeira não há racismo, graças a Deus, aqui todos somos estimados por todos. Obrigada, senhor Presidente”.

A mulher contou ao chefe de Estado que tem um filho cientista e Marcelo Rebelo de Sousa assinalou depois que já há “para lá de uma centena de mulheres, mas também há muitos homens, com posições como o filho desta senhora, quadros de investigação”, o que considerou “muito bom sinal”.

Mais à frente, uma vendedora lamentou não poder dar-lhe um beijinho, e o Presidente da República retorquiu: “E eu? E abraçar esse corpinho? Eu vou tirar uma selfie, ponham-se aí atrás. Na próxima vez beijo-a”, prometeu.

Do mercado, Marcelo Rebelo de Sousa foi a pé até junto da Praia dos Pescadores e no caminho pôs-se na fila para os pastéis de nata do “Pãozinho das Marias”, exemplificando a seguir perante uma pequena multidão “como se come com máscara”.

“Primeiro desinfeta-se e agora come-se com máscara, vai-se buscar o pastel, seca-se a mão, tira-se o pastelzinho – por acaso é dos que eu gosto, queimadinhos – e agora observem”, declarou, levantando ligeiramente a máscara para colocar o doce na boca.

Junto à praia, à frente da “Tasquinha do Joy”, o Presidente da República teve um pequeno descuido nas regras sanitárias ao aceitar um copo de cerveja com o qual brindou com um grupo de motociclistas vindos de Cascais, para logo depois exclamar: “Não é permitido ainda fazer isto”. “É só desta vez, senhor Presidente”, responderam-lhe.

No final desta visita, Marcelo Rebelo de Sousa confidenciou ao presidente da Câmara Municipal de Mafra que está com saudades de nadar e que teve entretanto “uma ideia maluca” para o dia 6 de junho, em que as praias deverão reabrir.

“Eu mergulho primeiro em Cascais e vinha à Ericeira mais ou menos pela hora do almoço dar um mergulho e depois almoçávamos. Digamos que é troca por troca: eu dou o mergulho e dão-me o almoço”, propôs. Hélder Sousa Silva aceitou de imediato: “Está feita a troca”.

O Presidente da República adiantou que está a pensar, “nesse dia, se tiver bom tempo, ir mergulhar logo a seguir à meia-noite, na primeira hora do dia”, em Cascais, para evitar ajuntamentos.

E para o verão já pensou “num esquema com pescadores amigos”, que é alugar-lhes um barco a remos para ir nadar mais longe do areal.

Questionado pelos jornalistas se se imagina a fazer campanha de máscara e sem poder contactar de perto com as pessoas, Marcelo Rebelo de Sousa sustentou que a campanha para as Presidenciais de 2021 estará “em décimo lugar” na lista de preocupações dos portugueses, ainda sem dar como certa a sua recandidatura.

“Eu não sei ainda se serei candidato, decidirei oportunamente“, disse.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que frase “infeliz” proferida por o nosso Marcelo Nacional, claro !!!!….. logo bem evidenciada para ilustrar o Artigo !………Não só ia causando un medo desnecessário a Icónica peixeira, como se declarou altamente contagioso, e nesse caso deveria estar em quarentena obrigatória !….Ai …Marcelo Marcelo ….!

RESPONDER

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …