Presidente voltou à rua, mas com cuidados. “Só não a abraço porque senão mato-a”

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita ao mercado Municipal da Ericeira

O Presidente da República voltou, este domingo, a um convívio mais próximo com os cidadãos, mas com cuidados, no mercado e nas ruas da Ericeira, onde tirou aquilo a que chamou “selfie do vírus”.

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, Marcelo Rebelo de Sousa andou quase sempre de máscara e, quando abordado com pedidos de beijos ou abraços, procurou evitar o contacto físico para prevenir a propagação da covid-19, abrindo exceção para cumprimentos com o cotovelo.

“Ó senhora Fernanda, eu só não a abraço porque senão mato-a“, justificou-se o chefe de Estado, na Praça da República, perante “a peixeira mais antiga” da vila, como a apresentou Hélder Sousa Silva, enquanto esta gritava que “a Ericeira é linda”.

Dirigindo-se para outra mulher que se aproximou para o beijar, o Presidente da República advertiu: “Não podemos, não podemos”. A mulher desculpou-se, dizendo: “Pensei que já pudéssemos”.

No mercado municipal, onde fez sucessivas “compras rápidas e incisivas”, de pão, frutos secos, legumes e peixe, com paragens em praticamente todas as bancas, o chefe de Estado retomou as selfies, embora com maior distanciamento, comentando: “É a nova modalidade de selfies, é a selfie do vírus, da pandemia“.

Uma das fotografias foi mais simbólica, com uma mulher de uma família cigana da Ericeira, que afirmou ter feito esse pedido “contra o racismo”, acrescentando: “Aqui na Ericeira não há racismo, graças a Deus, aqui todos somos estimados por todos. Obrigada, senhor Presidente”.

A mulher contou ao chefe de Estado que tem um filho cientista e Marcelo Rebelo de Sousa assinalou depois que já há “para lá de uma centena de mulheres, mas também há muitos homens, com posições como o filho desta senhora, quadros de investigação”, o que considerou “muito bom sinal”.

Mais à frente, uma vendedora lamentou não poder dar-lhe um beijinho, e o Presidente da República retorquiu: “E eu? E abraçar esse corpinho? Eu vou tirar uma selfie, ponham-se aí atrás. Na próxima vez beijo-a”, prometeu.

Do mercado, Marcelo Rebelo de Sousa foi a pé até junto da Praia dos Pescadores e no caminho pôs-se na fila para os pastéis de nata do “Pãozinho das Marias”, exemplificando a seguir perante uma pequena multidão “como se come com máscara”.

“Primeiro desinfeta-se e agora come-se com máscara, vai-se buscar o pastel, seca-se a mão, tira-se o pastelzinho – por acaso é dos que eu gosto, queimadinhos – e agora observem”, declarou, levantando ligeiramente a máscara para colocar o doce na boca.

Junto à praia, à frente da “Tasquinha do Joy”, o Presidente da República teve um pequeno descuido nas regras sanitárias ao aceitar um copo de cerveja com o qual brindou com um grupo de motociclistas vindos de Cascais, para logo depois exclamar: “Não é permitido ainda fazer isto”. “É só desta vez, senhor Presidente”, responderam-lhe.

No final desta visita, Marcelo Rebelo de Sousa confidenciou ao presidente da Câmara Municipal de Mafra que está com saudades de nadar e que teve entretanto “uma ideia maluca” para o dia 6 de junho, em que as praias deverão reabrir.

“Eu mergulho primeiro em Cascais e vinha à Ericeira mais ou menos pela hora do almoço dar um mergulho e depois almoçávamos. Digamos que é troca por troca: eu dou o mergulho e dão-me o almoço”, propôs. Hélder Sousa Silva aceitou de imediato: “Está feita a troca”.

O Presidente da República adiantou que está a pensar, “nesse dia, se tiver bom tempo, ir mergulhar logo a seguir à meia-noite, na primeira hora do dia”, em Cascais, para evitar ajuntamentos.

E para o verão já pensou “num esquema com pescadores amigos”, que é alugar-lhes um barco a remos para ir nadar mais longe do areal.

Questionado pelos jornalistas se se imagina a fazer campanha de máscara e sem poder contactar de perto com as pessoas, Marcelo Rebelo de Sousa sustentou que a campanha para as Presidenciais de 2021 estará “em décimo lugar” na lista de preocupações dos portugueses, ainda sem dar como certa a sua recandidatura.

“Eu não sei ainda se serei candidato, decidirei oportunamente“, disse.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que frase “infeliz” proferida por o nosso Marcelo Nacional, claro !!!!….. logo bem evidenciada para ilustrar o Artigo !………Não só ia causando un medo desnecessário a Icónica peixeira, como se declarou altamente contagioso, e nesse caso deveria estar em quarentena obrigatória !….Ai …Marcelo Marcelo ….!

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …