Não é Santana Lopes. Presidente da RTP é o preferido do PSD para a Câmara de Lisboa

RTP / Flickr

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, é o preferido da direção do PSD para candidato à Câmara Municial de Lisboa.

O semanário Expresso avança esta sexta-feira que o nome do economista Gonçalo Reis, que termina o mandato como presidente do Conselho de Administração da RTP este ano, terá sido lançado por Nuno Morais Sarmento, vice-presidente do PSD.

Gonçalo Reis, de 51 anos, é gestor, licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA pela Universidade de Chicago. Tem experência profissional em diversos setores, como a banca, publicidade, consultoria e infraestruturas.



O presidente do Conselho de Administração da RTP também teve alguma experiência política na altura em que Durão Barroso era presidente do PSD e criou um movimento de jovens tecnocratas e liberais. Este grupo “Missão Portugal” era constituído por, além e Gonçalo Reis, Miguel Frasquilho, Graça Proença de Carvalho, Isabel Castelo-Branco e Rita Marques Guedes.

Em 2002, Gonçalo Reis foi para o hemiciclo e filiou-se no PSD em 2003. Em 2009, foi eleito vereador da Câmara de Lisboa, nas listas encabeçadas por Pedro Santana Lopes.

Agora, segundo o Expresso, será o preferido para encabeçar a lista por Lisboa em 2021. Na praça pública, falava-se de Carlos Moedas, Miguel Poiares Maduro ou Ricardo Baptista Leite.

A decisão, no entanto, ainda não esta fechada, segundo o Expresso.

Aliás, na quinta-feira, o Jornal de Notícias adiantou que Pedro Santana Lopes poderia estar de volta ao partido de Rui Rio, após um jantar num restaurante de Lisboa com o líder cor-de-laranja. O JN avançou mesmo que o PSD estaria a equacionar o antigo primeiro-ministro para cabeça de lista por Lisboa nas eleições autárquicas de 2021.

No entanto, ao final do dia, o atual líder do PSD e o seu antigo presidente negaram que o encontro entre os dois tenha tido algum intuito relacionado com as eleições autárquicas de 2021.“Neste momento não há condições, ele é militante de um outro partido“, referiu Rui Rio.

Em declarações à rádio TSF, Santana Lopes assegurou igualmente que não houve qualquer convite sobre autárquicas ao jantar – apesar de o tema ter sido abordado – e disse ainda não querer ser candidato.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que surpresa, não fazia a mínima ideia de que o PSD mandava na RTP, há muito que eu reclamava a falta de Programas sem ser de Política, uma empresa a viver dos cofres dos Portugueses e das taxas da eletricidade não tinha lógica tanta programação de Política, e sempre dentro do mesmo espetro partidário com a única excepção do BE que normalmente se junta ao PSD, nunca imaginando que afinal não valia apena reclamar porque era chover no molhado, tenho a certeza que a maioria dos Portugueses culpam o governo pela falta de qualidade da RTP e nem contar quase para a liderança das audições.

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …