Não é Santana Lopes. Presidente da RTP é o preferido do PSD para a Câmara de Lisboa

RTP / Flickr

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, é o preferido da direção do PSD para candidato à Câmara Municial de Lisboa.

O semanário Expresso avança esta sexta-feira que o nome do economista Gonçalo Reis, que termina o mandato como presidente do Conselho de Administração da RTP este ano, terá sido lançado por Nuno Morais Sarmento, vice-presidente do PSD.

Gonçalo Reis, de 51 anos, é gestor, licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA pela Universidade de Chicago. Tem experência profissional em diversos setores, como a banca, publicidade, consultoria e infraestruturas.

O presidente do Conselho de Administração da RTP também teve alguma experiência política na altura em que Durão Barroso era presidente do PSD e criou um movimento de jovens tecnocratas e liberais. Este grupo “Missão Portugal” era constituído por, além e Gonçalo Reis, Miguel Frasquilho, Graça Proença de Carvalho, Isabel Castelo-Branco e Rita Marques Guedes.

Em 2002, Gonçalo Reis foi para o hemiciclo e filiou-se no PSD em 2003. Em 2009, foi eleito vereador da Câmara de Lisboa, nas listas encabeçadas por Pedro Santana Lopes.

Agora, segundo o Expresso, será o preferido para encabeçar a lista por Lisboa em 2021. Na praça pública, falava-se de Carlos Moedas, Miguel Poiares Maduro ou Ricardo Baptista Leite.

A decisão, no entanto, ainda não esta fechada, segundo o Expresso.

Aliás, na quinta-feira, o Jornal de Notícias adiantou que Pedro Santana Lopes poderia estar de volta ao partido de Rui Rio, após um jantar num restaurante de Lisboa com o líder cor-de-laranja. O JN avançou mesmo que o PSD estaria a equacionar o antigo primeiro-ministro para cabeça de lista por Lisboa nas eleições autárquicas de 2021.

No entanto, ao final do dia, o atual líder do PSD e o seu antigo presidente negaram que o encontro entre os dois tenha tido algum intuito relacionado com as eleições autárquicas de 2021.“Neste momento não há condições, ele é militante de um outro partido“, referiu Rui Rio.

Em declarações à rádio TSF, Santana Lopes assegurou igualmente que não houve qualquer convite sobre autárquicas ao jantar – apesar de o tema ter sido abordado – e disse ainda não querer ser candidato.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que surpresa, não fazia a mínima ideia de que o PSD mandava na RTP, há muito que eu reclamava a falta de Programas sem ser de Política, uma empresa a viver dos cofres dos Portugueses e das taxas da eletricidade não tinha lógica tanta programação de Política, e sempre dentro do mesmo espetro partidário com a única excepção do BE que normalmente se junta ao PSD, nunca imaginando que afinal não valia apena reclamar porque era chover no molhado, tenho a certeza que a maioria dos Portugueses culpam o governo pela falta de qualidade da RTP e nem contar quase para a liderança das audições.

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …