Não é Santana Lopes. Presidente da RTP é o preferido do PSD para a Câmara de Lisboa

RTP / Flickr

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, é o preferido da direção do PSD para candidato à Câmara Municial de Lisboa.

O semanário Expresso avança esta sexta-feira que o nome do economista Gonçalo Reis, que termina o mandato como presidente do Conselho de Administração da RTP este ano, terá sido lançado por Nuno Morais Sarmento, vice-presidente do PSD.

Gonçalo Reis, de 51 anos, é gestor, licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA pela Universidade de Chicago. Tem experência profissional em diversos setores, como a banca, publicidade, consultoria e infraestruturas.

O presidente do Conselho de Administração da RTP também teve alguma experiência política na altura em que Durão Barroso era presidente do PSD e criou um movimento de jovens tecnocratas e liberais. Este grupo “Missão Portugal” era constituído por, além e Gonçalo Reis, Miguel Frasquilho, Graça Proença de Carvalho, Isabel Castelo-Branco e Rita Marques Guedes.

Em 2002, Gonçalo Reis foi para o hemiciclo e filiou-se no PSD em 2003. Em 2009, foi eleito vereador da Câmara de Lisboa, nas listas encabeçadas por Pedro Santana Lopes.

Agora, segundo o Expresso, será o preferido para encabeçar a lista por Lisboa em 2021. Na praça pública, falava-se de Carlos Moedas, Miguel Poiares Maduro ou Ricardo Baptista Leite.

A decisão, no entanto, ainda não esta fechada, segundo o Expresso.

Aliás, na quinta-feira, o Jornal de Notícias adiantou que Pedro Santana Lopes poderia estar de volta ao partido de Rui Rio, após um jantar num restaurante de Lisboa com o líder cor-de-laranja. O JN avançou mesmo que o PSD estaria a equacionar o antigo primeiro-ministro para cabeça de lista por Lisboa nas eleições autárquicas de 2021.

No entanto, ao final do dia, o atual líder do PSD e o seu antigo presidente negaram que o encontro entre os dois tenha tido algum intuito relacionado com as eleições autárquicas de 2021.“Neste momento não há condições, ele é militante de um outro partido“, referiu Rui Rio.

Em declarações à rádio TSF, Santana Lopes assegurou igualmente que não houve qualquer convite sobre autárquicas ao jantar – apesar de o tema ter sido abordado – e disse ainda não querer ser candidato.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europa vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer ainda este mês

Depois de se saber que a UE não vai renovar os contratos com a Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano, a Comissão Europeia anunciou que a Pfizer vai fornecer 50 milhões de doses …

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia demitiram-se. Mas os protestos continuam

A polícia que matou a tiro um jovem afro-americano em Brooklyn Center, nos Estados Unidos, no domingo, e o chefe da polícia local demitiram-se. Mas os protestos continuam na cidade. Mike Elliott, mayor de Brooklyn Center, …

Família de Ihor pondera recorrer se inspetores não forem condenados por homicídio

A família de Ihor Homenyuk está a ponderar recorrer se os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) forem condenados por ofensas à integridade física agravada e não por homicídio qualificado. A notícia é …

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …

Polícia do Capitólio foi avisada do ataque mas ordenada a não agir agressivamente

A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos foi avisada antecipadamente sobre a violência dos atacantes do dia 6 de janeiro, mas os seus comandantes ordenaram aos oficiais que não usassem as suas táticas "mais agressivas" …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou um …

Coligação negativa trava "big brother fiscal" nas empresas

Foi aprovada no Parlamento uma proposta do PCP para mudar, de novo, a lei que regulamenta o envio de dados das empresas para o Fisco, com o voto contra do PS. É um travão ao …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …