Presidente da Câmara de Pedrógão usou incêndios para justificar propaganda eleitoral

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, com o primeiro-ministro, António Costa

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, que foi reeleito no domingo, com mais de 50% dos votos, foi condenado pelo Tribunal Constitucional e pela Comissão Nacional de Eleições por ter usado os meios da autarquia para fazer campanha eleitoral. O autarca argumentou que o fez por causa dos incêndios florestais.

Está em causa uma carta intitulada “Esclarecimento do Presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, aos Munícipes de Pedrógão Grande” que foi enviada pelo já então autarca aos eleitores da localidade, durante a campanha eleitoral, e que mereceu uma queixa do PSD.

Analisando o caso, o Tribunal Constitucional (TC) e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) condenaram o comportamento de Valdemar Alves, conforme reporta a TSF, acusando-o de usar “meios do município para promover a sua candidatura”.

Em sua defesa, o presidente da Câmara argumentou que só quis dar uma explicação sobre o que aconteceu depois dos trágicos incêndios deste Verão e “agradecer a todos”, conforme cita a TSF.

Todavia, para o TC e para a CNE, a atitude do autarca configura uma violação dos deveres de “neutralidade e imparcialidade” devidos aos governantes em funções, nomeadamente quando dispõem de fundos públicos.

A TSF nota, ainda, que Valdemar Alves foi também alertado pelo TC e pela CNE para retirar uma mensagem “auto-elogiosa” que publicou no Facebook da Câmara Municipal, a 3 de Maio passado, e que não devia continuar online durante a campanha eleitoral. Mas o autarca manteve a publicação até hoje, destaca a rádio.

No fim de contas, Valdemar Alves, que no mandato anterior tinha concorrido pelo PSD, venceu de novo a autarquia, desta feita com as cores do PS e com os mesmos 56% de votos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim senhora…

    Para além de ser um “vira casacas” faz campanha com o N/ dinheiro e quais as consequências…
    Nada… pelo que se vê…

    Se assim é para que serve a legislação e as recomendações da CNE???

  2. Se não tivesse feito nada é porque não ligava às vitimas dos incêndios, assim como fez é campanha eleitoral.
    Enquanto foi laranja podia fazer tudo, como mudou para rosa, já é um malandro.
    Decidam o que querem.

  3. Este senhor é um dos principais responsáveis pelo que se passou neste concelho em junho deste ano!
    Agora volta a ser reeleito, é certo que tão cedo não terá de se preocupar com novos incêndios, pois o concelho ardeu praticamente todo, e para voltar a ser o que era serão necessários mais que 4 anos…
    Num país de corruptos quem paga é sempre o mesmo… mas aqui se votaram nele é porque acham que este trabalhou bem…
    “Não faziam limpeza, pois as matas erram privadas” -> uma das suas melhores fazes… “A lei diz que devem notificar e no caso de não ser feita devem agir limpado e enviado as faturas para os proprietários” ou mais ou menis assim!

    • É verdade, mas era do PSD e como era a época da Troika, devia querer ajudar o Passos e não arranjar despesa
      e nessa altura não era criticado, Agora é do PS e surgem as criticas.
      Mas votaram nele. È como em OEIRAS, esteve preso e ganhou com maioria absoluta.

      Enfim……

    • A sério?
      Se não for pedir muito, não nos queres explicar porquê?
      É que esse teu cometário parvo contrasta em tudo com a opinião da população (e vitimas) de Pedrogão que votaram nele.
      .
      Se ele usou meios da autarquia, é errado/ilegal e terá que ser penalizado por isso.
      Mas, ele não era do PSD. Era independente e foi convidado pelo PSD, que nestas eleições lhe virou as costas, e ele decidiu (e a meu ver, bem), candidatar-se pelo PS.

  4. Este de facto de duro crítico à acção do governo no caso dos incêndios passou a apoiante e mais ainda, recandidatou-se com o emblema PS, agora parece ser acusado de corrupção e se estar a servir em proveito próprio dos dinheiros que eu e milhares de portugueses e não só deram com a melhor das intenções para aliviarem o sofrimento daquelas gentes vitimadas pelos incêndios, com tudo isto só me parece é que talvez tenha sido coerente com a sua própria pessoa e decidiu mudar para o lugar certo.

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …