Presidente da Câmara de Pedrógão usou incêndios para justificar propaganda eleitoral

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, com o primeiro-ministro, António Costa

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, que foi reeleito no domingo, com mais de 50% dos votos, foi condenado pelo Tribunal Constitucional e pela Comissão Nacional de Eleições por ter usado os meios da autarquia para fazer campanha eleitoral. O autarca argumentou que o fez por causa dos incêndios florestais.

Está em causa uma carta intitulada “Esclarecimento do Presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, aos Munícipes de Pedrógão Grande” que foi enviada pelo já então autarca aos eleitores da localidade, durante a campanha eleitoral, e que mereceu uma queixa do PSD.

Analisando o caso, o Tribunal Constitucional (TC) e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) condenaram o comportamento de Valdemar Alves, conforme reporta a TSF, acusando-o de usar “meios do município para promover a sua candidatura”.

Em sua defesa, o presidente da Câmara argumentou que só quis dar uma explicação sobre o que aconteceu depois dos trágicos incêndios deste Verão e “agradecer a todos”, conforme cita a TSF.

Todavia, para o TC e para a CNE, a atitude do autarca configura uma violação dos deveres de “neutralidade e imparcialidade” devidos aos governantes em funções, nomeadamente quando dispõem de fundos públicos.

A TSF nota, ainda, que Valdemar Alves foi também alertado pelo TC e pela CNE para retirar uma mensagem “auto-elogiosa” que publicou no Facebook da Câmara Municipal, a 3 de Maio passado, e que não devia continuar online durante a campanha eleitoral. Mas o autarca manteve a publicação até hoje, destaca a rádio.

No fim de contas, Valdemar Alves, que no mandato anterior tinha concorrido pelo PSD, venceu de novo a autarquia, desta feita com as cores do PS e com os mesmos 56% de votos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim senhora…

    Para além de ser um “vira casacas” faz campanha com o N/ dinheiro e quais as consequências…
    Nada… pelo que se vê…

    Se assim é para que serve a legislação e as recomendações da CNE???

  2. Se não tivesse feito nada é porque não ligava às vitimas dos incêndios, assim como fez é campanha eleitoral.
    Enquanto foi laranja podia fazer tudo, como mudou para rosa, já é um malandro.
    Decidam o que querem.

  3. Este senhor é um dos principais responsáveis pelo que se passou neste concelho em junho deste ano!
    Agora volta a ser reeleito, é certo que tão cedo não terá de se preocupar com novos incêndios, pois o concelho ardeu praticamente todo, e para voltar a ser o que era serão necessários mais que 4 anos…
    Num país de corruptos quem paga é sempre o mesmo… mas aqui se votaram nele é porque acham que este trabalhou bem…
    “Não faziam limpeza, pois as matas erram privadas” -> uma das suas melhores fazes… “A lei diz que devem notificar e no caso de não ser feita devem agir limpado e enviado as faturas para os proprietários” ou mais ou menis assim!

    • É verdade, mas era do PSD e como era a época da Troika, devia querer ajudar o Passos e não arranjar despesa
      e nessa altura não era criticado, Agora é do PS e surgem as criticas.
      Mas votaram nele. È como em OEIRAS, esteve preso e ganhou com maioria absoluta.

      Enfim……

    • A sério?
      Se não for pedir muito, não nos queres explicar porquê?
      É que esse teu cometário parvo contrasta em tudo com a opinião da população (e vitimas) de Pedrogão que votaram nele.
      .
      Se ele usou meios da autarquia, é errado/ilegal e terá que ser penalizado por isso.
      Mas, ele não era do PSD. Era independente e foi convidado pelo PSD, que nestas eleições lhe virou as costas, e ele decidiu (e a meu ver, bem), candidatar-se pelo PS.

  4. Este de facto de duro crítico à acção do governo no caso dos incêndios passou a apoiante e mais ainda, recandidatou-se com o emblema PS, agora parece ser acusado de corrupção e se estar a servir em proveito próprio dos dinheiros que eu e milhares de portugueses e não só deram com a melhor das intenções para aliviarem o sofrimento daquelas gentes vitimadas pelos incêndios, com tudo isto só me parece é que talvez tenha sido coerente com a sua própria pessoa e decidiu mudar para o lugar certo.

RESPONDER

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …