Presidente da Câmara de Pedrógão usou incêndios para justificar propaganda eleitoral

Município de Pedrógão Grande / Facebook

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, com o primeiro-ministro, António Costa

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, que foi reeleito no domingo, com mais de 50% dos votos, foi condenado pelo Tribunal Constitucional e pela Comissão Nacional de Eleições por ter usado os meios da autarquia para fazer campanha eleitoral. O autarca argumentou que o fez por causa dos incêndios florestais.

Está em causa uma carta intitulada “Esclarecimento do Presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, aos Munícipes de Pedrógão Grande” que foi enviada pelo já então autarca aos eleitores da localidade, durante a campanha eleitoral, e que mereceu uma queixa do PSD.

Analisando o caso, o Tribunal Constitucional (TC) e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) condenaram o comportamento de Valdemar Alves, conforme reporta a TSF, acusando-o de usar “meios do município para promover a sua candidatura”.

Em sua defesa, o presidente da Câmara argumentou que só quis dar uma explicação sobre o que aconteceu depois dos trágicos incêndios deste Verão e “agradecer a todos”, conforme cita a TSF.

Todavia, para o TC e para a CNE, a atitude do autarca configura uma violação dos deveres de “neutralidade e imparcialidade” devidos aos governantes em funções, nomeadamente quando dispõem de fundos públicos.

A TSF nota, ainda, que Valdemar Alves foi também alertado pelo TC e pela CNE para retirar uma mensagem “auto-elogiosa” que publicou no Facebook da Câmara Municipal, a 3 de Maio passado, e que não devia continuar online durante a campanha eleitoral. Mas o autarca manteve a publicação até hoje, destaca a rádio.

No fim de contas, Valdemar Alves, que no mandato anterior tinha concorrido pelo PSD, venceu de novo a autarquia, desta feita com as cores do PS e com os mesmos 56% de votos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim senhora…

    Para além de ser um “vira casacas” faz campanha com o N/ dinheiro e quais as consequências…
    Nada… pelo que se vê…

    Se assim é para que serve a legislação e as recomendações da CNE???

  2. Se não tivesse feito nada é porque não ligava às vitimas dos incêndios, assim como fez é campanha eleitoral.
    Enquanto foi laranja podia fazer tudo, como mudou para rosa, já é um malandro.
    Decidam o que querem.

  3. Este senhor é um dos principais responsáveis pelo que se passou neste concelho em junho deste ano!
    Agora volta a ser reeleito, é certo que tão cedo não terá de se preocupar com novos incêndios, pois o concelho ardeu praticamente todo, e para voltar a ser o que era serão necessários mais que 4 anos…
    Num país de corruptos quem paga é sempre o mesmo… mas aqui se votaram nele é porque acham que este trabalhou bem…
    “Não faziam limpeza, pois as matas erram privadas” -> uma das suas melhores fazes… “A lei diz que devem notificar e no caso de não ser feita devem agir limpado e enviado as faturas para os proprietários” ou mais ou menis assim!

    • É verdade, mas era do PSD e como era a época da Troika, devia querer ajudar o Passos e não arranjar despesa
      e nessa altura não era criticado, Agora é do PS e surgem as criticas.
      Mas votaram nele. È como em OEIRAS, esteve preso e ganhou com maioria absoluta.

      Enfim……

    • A sério?
      Se não for pedir muito, não nos queres explicar porquê?
      É que esse teu cometário parvo contrasta em tudo com a opinião da população (e vitimas) de Pedrogão que votaram nele.
      .
      Se ele usou meios da autarquia, é errado/ilegal e terá que ser penalizado por isso.
      Mas, ele não era do PSD. Era independente e foi convidado pelo PSD, que nestas eleições lhe virou as costas, e ele decidiu (e a meu ver, bem), candidatar-se pelo PS.

  4. Este de facto de duro crítico à acção do governo no caso dos incêndios passou a apoiante e mais ainda, recandidatou-se com o emblema PS, agora parece ser acusado de corrupção e se estar a servir em proveito próprio dos dinheiros que eu e milhares de portugueses e não só deram com a melhor das intenções para aliviarem o sofrimento daquelas gentes vitimadas pelos incêndios, com tudo isto só me parece é que talvez tenha sido coerente com a sua própria pessoa e decidiu mudar para o lugar certo.

RESPONDER

Há décadas que o buraco na camada de ozono não estava tão pequeno (e pode estar quase curado)

Após um enorme esforço global, a camada de ozono sobre a Antártida é a mais pequena em décadas. Nesse ritmo de recuperação, a agência ambiental das Nações Unidas declarou que a maior parte da camada …

A misteriosa megaestrutura alienígena pode ser uma exolua orfã a ser despedaçada

Uma exolua órfã gradualmente a ser dilacerada pode explicar o estranho comportamento obscuro de uma estrela que intriga os cientistas há anos - e que pode ser evidência potencial de uma "megaestrutura alienígena". Os astrónomos observaram …

Afinal, anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar

Um novo estudo sugere que os anéis de Saturno podem ser quase tão antigos como o Sistema Solar, depois de uma pesquisa anterior ter dito que tinham apenas 100 milhões de anos. Os anéis de Saturno …

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …